Aquário para camaroes


Ines Rhodes

Recommended Posts

Boas malta!

 

Sempre me fascinarem os camarões de água doce. Podia ficar a olhar para eles durante horas a fio. Há uns meses atrás comprei 5 camarões Red Cherry no estabelecimento do "Koi Park" e coloquei-os num aquário de 40L onde se encontravam alevins de guppy e de tricogaster leeri. Eles davam-se bastante bem com os peixes, no entanto, durante o seguinte mês acabaram por morrer todos, 1 por 1.

Sei que há vários fatores a ter em conta para explicar essa tragédia, mas sinto que quanto mais informação procuro mais confusa fico.

o ph do aquário era 7.3 e a temp cerca de 27ºC. Ainda nao comprei os testes para medir o nível de amónia e GH...

Pretendo agora ir para a segunda tentativa. Tenho um aquário de 10L onde irei colocar 1 filtro de esponja, um tronco, musgo de java, uma lampada própria. O ph será de 7.0 e a temp de 26/ 27ºC, sei que os niveis de amónia devem ser praticamente nulos e para ajudar coloco tambem no filtro bactérias deporadoras. Para finalizar, os camarões que pretendo lá pôr são Crystal Red e Red Cherry.

Será que me poderiam dar alguma informação sobre as condições ideais do aquário, ou se disse algo errado por favor corrijam-me. Qual será o GH ideal? Quantos camarões poderei colocar nesse aquário? E se os niveis de amónia forem considerados elevados, o que posso fazer para os diminuír?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Reds e CRS têm exigências diferentes de pH sendo a primeira menos exigente nesse aspecto.

 

Do que me chamou mais a atenção no teu post foi a temperatura a 27ºC, é muito elevada mesmo para reds e para CRS essa temperatura constante não é nada saudável. Tenta apontar para os 23ºC, agora no Verão é muito dificil mas tenta-se.

 

Att

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta!

O ph será de 7.0 e a temp de 26/ 27ºC, sei que os niveis de amónia devem ser praticamente nulos e para ajudar coloco tambem no filtro bactérias deporadoras. Para finalizar, os camarões que pretendo lá pôr são Crystal Red e Red Cherry.

Será que me poderiam dar alguma informação sobre as condições ideais do aquário, ou se disse algo errado por favor corrijam-me. Qual será o GH ideal? Quantos camarões poderei colocar nesse aquário? E se os niveis de amónia forem considerados elevados, o que posso fazer para os diminuír?

 

A maior dificuldade de manter um aquário pequeno é consiguir parametros estáveis na água. Se a tua água da torneira tiver os parametros ideiais para os camarões, a coisa torna-se mais simples.

 

Bactérias no filtro só servem para acelerar o processo de ciclagem de um aquário novo. Eu pessoalmente prefiro o método tradicional... um habitante resistente para iniciar o ciclo (porque não um caracol?) e dar tempo à colónia de bactérias de se estabelecer. Não aconselho a meter CRS num aquário não ciclado... mesmo com bactérias colocadas no filtro.

 

A questão do número da camarões que podes introduzir é relativa. Pelo menos nos red's basta pores um macho e uma fêmea que, se tudo correr bem, passados 1 ou 2 meses tens o aquário lotado! biggrin.png' alt=':biggn:'> Os CRS são mais difíceis, requerem mais atenção aos parametros da água.

 

Amónia e nitritos, sempre a zero (caso contrário tens algum problema com o sistema de filtragem). Nitratos, quanto mais baixos melhor. Forma de resolver problemas de poluição: TPA's!

 

Boa sorte... e vai tirando fotos para vermos como está a correr! :tongue:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tenho uma duvida, aconselham sump como método de filtragem?

 

Bem... a sump é o peso pesado da filtragem!!! No entanto tem aguns inconvenientes, nomeadamente precisares de outro aquário, teres de ter espaço e teres de furar o aquário principal.

 

Parece-me um bocadinho exagerado apenas para invertebrados, mas tudo depende do que queiras fazer.

 

Aconselho-te antes um bom filtro externo.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah... ok! Mas não chames a isso uma sump! É um filtro interno embutido... ocupa espaço no aquário e é difícil de limpar! :tongue:

 

Tudo depende de que aquário estamos a falar... Em princípio eu optaria por retirar isso e colocar um filtro externo... sempre ganhava algum espaço no aquário.

 

Se não quiseres gastar dinheiro com o filtro externos, podes sempre usar esse. Como filtro é capaz de fazer um trabalho razoável.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Como saberei se os parâmetros da água que uso são os ideais?

 

Bem... a única forma de saber é medir!

Aconselho-te a leres as fichas dos camarões aqui no forum para saber que parametros é que cada espécie exige:

- Red Cherry: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72888

- Crystal Red: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72939

 

Também te aconselho a começares pelos reds, pois são bem mais tolerantes nos parametros da água que os Crystal... depois, se correr bem, podes avançar para espécies mais exigentes.

 

- A Pomacea Bridgesi é compatível com os Red's?

 

Perfeitamente compatível. Sempre tive ampulárias com reds sem problemas.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais