Ajuda com plantas que não precisem de muita luz


Ana Carvalho

Recommended Posts

Olá. Recentemente montei um aquário de 60L, com cascalho branco e gostaria agora de colocar plantas verdadeiras. O problema é que tenho pouca luz (apenas 14w) e não queria ter que colocar CO2, como posso fazer? E uma vez que já tenho 3 residentes como coloco o subrtrato sem prejudicar o ciclo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para não prejudicares o ciclo basta utilizares a mesma agua, ou seja, tiras a agua toda voltas a montar o aquário e voltas a meter cerca de 60% ou por volta disso da agua da montagem anterior.

Plantas com poucas necessidades, anubias, musgos, cryptocorynes, basta fazeres uma pequena pesquisa aqui no forum encontras alguma coisa sobre as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada pela dica mas a minha principal preocupação é a luz... Já li que o ideal era 1w por litro, ora se tenho 60L deveria ter aproximadamente 60w não? Mas eu só tenho 14w, será que as plantas resistem? Já li sobre algumas plantas mais resistentes como feto de java e valisneria mas será que resistem com pouca luz e sem Co2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1W por litro, e o ideal para quem quer ter um plantado e com plantas exigentes, não vejo que por agora necessites desse esforço de ter 60W. 14W é pouco, mas as plantas de baixa manutenção, principalmente as anubias aguenta-se muito bem.

Passa pelas abas dos aquarios low tech vais ver tem tens la muitas opções.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ainda não plantei nenhuma planta pois estive a espera que os meus peixinhos se habituassem e que o ciclo estivesse devidamente normalizado para que não hajam sustos inesperados por isso aqui estou eu para iniciar o plantado.

 

Já possuo um tronco e iniciei o seu tratamento e pretendo colocar musgo de java e valisnerias espiralis (pelo menos por enquanto).

 

As minhas duvidas são:

 

1º - Segundo o Lupper, "Para não prejudicares o ciclo basta utilizares a mesma agua, ou seja, tiras a agua toda voltas a montar o aquário e voltas a meter cerca de 60% ou por volta disso da agua da montagem anterior" contudo possuo um filtro interno que está tipo numa caixa (dividida por secções onde estão o termostato e os diferentes filtros mecânico e biológico) que se encontra fixa ao aquário logo se tirar a água toda terei que o desligar. A minha dúvida é: Se o desligar as bactérias não acabarão por morrer e dar cabo do meu ciclo???

 

2º - Para colocar o substrato fértil terei que tirar todo o cascalho logo se o tirar e não o colocar de "molho" na água do aquário as bactérias não acabarão por morrer??

 

3º - A ideia que tenho será colocar os peixes dentro de um balde com a água do aquário (durante o mínimo tempo possível e se necessário colocar o termostato mas sem filtro pois não o consigo tirar do aquário) e tirar toda a água do aquário (guardar), desligar o filtro, tirar o cascalho todo (deixá-lo ao ar livre, sem ser dentro de água), colocar o substrato fértil, recolocar o cascalho e a gruta, encher com um pouco de água e começar a plantar (tronco com musgo de java e algumas valisnerias espiralis), depois encher todo o aquário com a água antiga/ já ciclada (não fazendo nenhuma TPA para não perder nenhuma bactéria) e, por fim, colocar os meus peixinhos e desligar a luz para que eles acalmarem um pouco. A TPA faria dois ou três dias depois para não alterar muito o ciclo. Será que este é o procedimento mais correcto? Não estaria a matar as bactérias e a quebrar o ciclo?? Não quero prejudicar em nada os peixes mas sei que ter plantas só os iria ajudar.

 

Peço desculpa o testamento ( e de alguma asneira que tenha escrito) mas tenho algum receio de estar a iniciar um acto gravíssimo!!!

 

Fico à espera da vossa ajuda!!! Desde já Obrigada!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ana, ainda bem que optaste por plantas naturais, além de tornarem um aquário mais bonito ajudam a oxigenar e consumir nutrientes.

Para o teu caso e devido às dificuldades que apresentas - fauna, filtro embutido em biobox? - o que te aconselhava era não colocares o substrato fértil- já agora qual é? já o compraste? - e apenas prenderes plantas de rizoma que não precisam de substrato visto retirarem nutrientes pelas folhas e serem pouco exigentes em termos de luz/co2/fertilizantes e melhor ainda não precisarem de serem enterradas. Como já tens um tronco podes prender com braçadeiras de plástico, elásticos, fio de costura, etc as seguintes plantas: anúbias, fetos de java, bolbitis heuledotti e musgos.

 

Para mais tarde vai pensando em retirar a biobox e arranjares um filtro externo seja canister ou hang-up e colocares substratos melhores.

 

Posto isto se quiseres mesmo colocar o substrato fértil agora, colocas os peixes num balde com a água do aquário, reserva a restante em garrafões, baldes, etc se tiveres uma bomba de ar coloca no balde, além de oxigenar também vai movimentando a água. depois de limpo o aquário colocas o fértil e tapas com o cascalho. Enches com a água reservada e depois colocas os peixes.

 

Também existe uns substratos férteis em forma de comprimidos e que basta enterrar no cascalho.

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigada Brancaman pela rapidez de resposta!

 

vamos então por partes:

 

1- Ainda não comprei substrato fértil mas estava a pensar no JBL Aquabasic, aconselhas???

 

2 - Eu gostava de colocar Valisnerias Espiralis, será que dão sem substrato??

 

3 - Por enquanto não estou a pensar em tirar a biobox, eu sei que não é boa mas como o aquário é novo tenho medo de o estragar ao tentar tirar aquilo (é uma das coisas que me arrependo de ter comprado mas como não tinha conhecimento...)

 

4 - Se não for um risco muito grande gostava de tentar colocar substrato (para mais tarde aumentar a flora) mas isso tem alguns riscos não?? Se conseguires responder às questões específicas que coloquei anteriormente seria uma enorme ajuda. No entanto, se achares que não devo mesmo meter-me em sarilhos o que é que recomendas??? As pastilhas???

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ana, não te respondi antes à espera que mais alguém quisesse dar a sua opinião mas pelos vistos vais ter que ficar pela minha, vale o que vale, mas é pena.

 

Respondendo ás tuas dúvidas:

1-tenho o jbl aquabasis plus no aquaxisto e não me tem deixado mal. Não é o melhor mas pelo preço recomendo.

2- Valisnérias são plantas pouco exigentes e bastante resistentes daí ser utilizadas em aquários de ciclideos africanos. Logicamente - e isto serve para todas as plantas - crescem e reproduzem-se melhor tendo mais luz,co2 e nutrientes via fertilização, sejam líquidos ou no substrato.

3- Se tiveres um pouco de habilidade ou souberes quem o possa fazer o risco será mínimo, utilizas uma lamina de x-acto para cortar o silicone que prende a biobox e ganhas logo um pouco mais de espaço.

4- eu já uma vez retirei todo o substrato e substitui por um novo e dei-me mal nas semanas seguintes com uma mortalidade anormal na fauna, mas na aquariofilia o normal será ir mudando/substituindo os substratos férteis pois eles atingem um limite de duração.

No teu caso, eu optava por não mexer no substrato e usar as plantas de que te falei presas a troncos ou pedras. Eventualmente colocava as tais pastilhas junto às raízes das valls, mas tu é que sabes o que pretendes fazer, no que puder cá estarei para te ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Vou então optar por colocar pastilhas não quero mesmo que os meus peixes morram. Mais tarde quando comprar o aquário maior (sim porque este bichinho é tramado, já estou com vontade de ter mais e mais) aí compro um sem filtro interno e coloco um substrato fértil.

 

É pena só tu teres respondido mas a tua opinião é sempre bem vinda.

 

Obrigada pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais