Apistogramma Barlowi


Marco Alves

Recommended Posts

Macho

SDC10794.jpg

Femea com crias

SDC10828-1.jpg

 

Biótopo:

Sul Americano

 

Nome espécie:

Apistogramma Barlowi

 

Classificador:

ROMER & HAHN, 2008

 

Nome Comum:

Apistogramma sp. Mountbrooder

 

População:

São encontrados em torno da "Tierra Típica",na Bacia do Rio Ampiyacu, a noroeste de Pebas, no norte do Peru. Existem duas conhecidas, uma das quais exibe marcas vermelhas na cabeça e um padrão de coloração mais escura geral (forma vermelho), enquanto o outro carece de marcas vermelhas e é geralmente mais pálida (forma branco).

 

Caracteristicas das Agua:

PH: 4.5 - 6.5

GH: 0-14 ºdGH

Temperatura: 23-29º C

Actualmente, mantenho-os com os seguintes parâmetros: ph: 5.5, gh: 0º e temperatura a 25ºC.

 

Alimentação:

Na natureza alimentam-se de larvas de insectos e pequenos vermes. No aquário deve-lhe ser fornecida comida congelada variada (artémia, dáphnias e larvas de mosquito brancas). Com alguma insistência é possível incluir no menu granulados, de pequena dimensão, próprios para ciclídeos anões. Quanto à alimentação à base de flocos, são peixes que dificilmente a aceitam, sendo normal observarem-se os peixes colocar o alimento na boca e expeli-lo pelas guelras, sinal de rejeição.

 

Dimorfismo Sexual:

Os machos são maiores, mais colorido e desenvolver barbatanas mais longos do que as fêmeas.

As diferenças são muito óbvias, os machos adultos têm a barbatana caudal em forma de lira e esta por sua vez, é de duas cores, a metade inferior é amarelo, a metade superior é azul com pontos vermelhos, uma qualidade que diferencia rapidamente, a espécie de Apistogramma barlowi dos outros do género Apistogramma, a barbatana dorsal do macho é serrada, com raios maiores (da segunda para a quinta e sexta o eventualmente), então eles diminuir o comprimento dos raios e este último de novo são mais longos, a parte de trás da barbatana termina num ponto (termina geralmente para além da barbatana da cauda). As barbatanas ventrais são transparentes com azulada ou amarela, o anal também é azulado, tem pequenas barbatanas pélvicas em vez do anal e dorsal são especialmente longo.

Enquanto as fêmeas são menores (entre um quarto a um quinto menor do que o macho), a barbatana caudal é arredondada ou truncada no caso de fêmeas adultas, este retalho não tem iridescência e é uma única cor: amarelo-limão, barbatana dorsal é serrada e não tem nenhuma extensão de filamentos na parte traseira, enquanto que as aletas ventrais são pretas.

 

Tamanho Médio:

Macho: 6.5cm, podendo chegar aos 9 cms.

Fêmea: 4cm, podendo chegar aos 6 cms.

 

Comportamento/Agressividade:

Ciclídeo anão pequeno e geralmente pacífico que prefere viver em pares ou um harém, idealmente, não deve ser misturado com outros Apistogramma, excepto parecer coexistir simpaticamente com os Apistogramma agassizii .

 

Reprodução:

Esta é uma mouthbrooder, ou seja, é uma incubadora bocal, o que é incomum no gênero Apistogramma. Como os outros apistos, desovam em cavernas. Após o nascimento das crias, a fêmea mantém-os na sua boca até que façam natação livre.

 

Tamanho mínimo do aquário:

O aconselhável será um aquário a rondar os 60x30cm, litragem superior a 50 litros, isto só para um casal.

 

Vídeos:

 

Autor:

Marco Alves

Fotos: Marco Alves

Videos: Marco Alves e Youtube

 

Referências

Aquarium Fish Experts

Apisto.sites.no

Seriousfish

Encyclopedia Of Life

Aquaesfera

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.