O aquário do revilla- Questões


revilla

Recommended Posts

Ora boas,

 

aqui fica a indicações do mesmo.

 

Material

 

Aquário 100x30x40

Filtro Eheim 2213

Termostato

iluminação 2x39w T5

 

Hardscape

 

Substrato não fértil

2 Troncos

Rochas Vulcanicas

 

 

Bem o aquário está em processo de construção. Este sabádo estive na limpeza do aquário e na lavagem do areão.

 

 

As minhas primeiras questões são as seguintes.

 

1- Como o areão me foi oferecido por um amigo, não controlei ao certo a quantidade que coloquei dentro do aquário. A pergunta é como saber se coloquei a quantidade certa de areão?

 

2-O filtro está sem água, logo pelas informações que tenho vou ter o colocar com água antes de o ligar, a pergunta qual é a melhor técnica para fazer isto visto já ouvi umas 3 explicações diferentes sobre o assunto-

 

 

Desde Já obrigado,

Editado por revilla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário com agua já e o filtro a funcionar em pleno. Como o material é em 2º mão e tive um percalço com uma das mangueiras, queria saber se existe algum tipo de material de segurança que possa ser instalado no filtro, de maneira a não acontecer surpresas .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à segurança do filtro,não te sei dizer, talvez tiveste um percalço por ser usado?

Bem, ainda não tens peixes, certo? Espero que não tenhas!

Quanto ao areão, dizem que uns 3-4cm de altura é bom, e na parte de trás mais um bocado mais para dar o "efeito de profundidade"...

 

Começando:

 

1º - Li que não tens substrato fértil, estás a pensar em ter plantas vivas ou artificiais? Tens algumas plantas que não precisam de substrato fértil, mas por mais cerca de 20€ (+/-) podes comprar um fértil (colocas debaixo do substrato não fértil). Mais tarde podes querer algumas plantas que precisem disso. Se ainda não tens peixes e como estás a começar, fica mais fácil colocar substrato fértil.

 

2º - Sabes sobre o ciclo de azoto? Provavelmente disseram-te que "depois de encher o aquário, ao fim de 1 semana já pode colocar peixes", mas não é bem assim. Informa-te sobre o ciclo de azoto (vais precisar de testes de Amónia e Nitritos)

 

 

Qualquer coisa apita!

 

João

Editado por Joao krub
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pela resposta.

 

Acerca do filtro já decidi em colocar umas mangueiras novas, o meu medo é a mangueira que estou a usar neste momento saltar do filtro apesar de todos os meus esforços para aquilo ter ficado bem preso.

 

1º Sim também já tinha pensado nessa solução, no entanto um amigo falou-me numas plantas que conseguem dar-se bem neste tipo de substrato. Um pouco indeciso nessa parte.

 

2º Ainda não tenho peixes, já li sobre o ciclo do azoto e dos testes que vou ter que realizar, também por isso é que ainda não decidi bem o tipo de peixe que vou escolher.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um setup bem parecido ao teu. Estou a pensar em não colocar substrato fértil porque tenho o Sub inerte com cerca de 2mm e tenho receio de se misturar.

Há uma bolas da JBL que se enterra junto às plantas, que penso ser uma boa alternativa também para plantas menos exigentes. As bolas dura cerca de um ano e não são muito caras(~5€)

O meu Setup: VFC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Tens um aquário muito simples e bem giro. Vais por plantas?

 

Uma coisa, já tiveste o pico de amónia e nitritos? Senão não sei se os guppys te vão durar muito tempo.. como o João Krub disse:

2º - Sabes sobre o ciclo de azoto? Provavelmente disseram-te que "depois de encher o aquário, ao fim de 1 semana já pode colocar peixes", mas não é bem assim. Informa-te sobre o ciclo de azoto (vais precisar de testes de Amónia e Nitritos)

 

Nem uma semana passou!!

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Tens um aquário muito simples e bem giro. Vais por plantas?

 

Uma coisa, já tiveste o pico de amónia e nitritos? Senão não sei se os guppys te vão durar muito tempo.. como o João Krub disse:

 

 

Nem uma semana passou!!

 

Sim estava a pensar em colocar umas plantas por trás do tronco.

 

Quanto a amónia, vamos ver se compreendi bem ou mal. Existem duas maneiras de a testar pelo que percebi, através de testes ou através da introdução de um peixe ao 3º dia correcto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim estava a pensar em colocar umas plantas por trás do tronco.

 

Quanto a amónia, vamos ver se compreendi bem ou mal. Existem duas maneiras de a testar pelo que percebi, através de testes ou através da introdução de um peixe ao 3º dia correcto?

 

Eu ia certamente pelos os testes, porque vais por em risco a vida dos peixes. Eu só pôs peixes quando já não tinha amónia nem nitritos. Assim é que devias de fazer. Agora vais ter que fazer mais TPAs para os valores não serem tão altos e tentar salvar os peixes. Caso tenhas algum produto para acelerar o processo usa-o ou senão compra-o o mais rápido possível.

 

Tens estes por exemplo:

http://www.sera.de/pt/pages/produtos/in_category/1868/product/-e8447224be.html mais forte

http://www.sera.de/pt/pages/produtos/in_category/1805/product/-56e06648e5.html mais usado

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim estava a pensar em colocar umas plantas por trás do tronco.

 

Quanto a amónia, vamos ver se compreendi bem ou mal. Existem duas maneiras de a testar pelo que percebi, através de testes ou através da introdução de um peixe ao 3º dia correcto?

 

Há aqui uma confusão: uma coisa é testar a amónia, outra coisa é iniciar a produção de amónia.

 

Explico:

- para testares a amónia tens de ter teste específico de NH3 e NH4 (é o mesmo teste).

- a introdução de peixes não faz o teste da amónia, isso faz começar o processo do ciclo de azoto.

 

Ora bem, resumidamente, o ciclo do azoto começa com a produção de amónia. A amónia resulta da decomposição de várias coisas, estas que podem ser os excrementos dos peixes, ou a decomposição de comida que se deita no aquário.

 

Pelo que vi, começaste o ciclo do azoto querendo ter peixes (2 guppys), ora eles vão fazer caca e isso vai resultar no aparecimento de amónia (muito mau para os peixes). Depois de teres um pico de amónia ela desaparece e fica transformada em nitritos. Depois do pico de nitritos aparece os nitratos. E resumidamente fica o ciclo completo.

 

Durante o processo, a amónia e nitritos é muito mau para os peixes! Acredito que os guppys não se vão aguentar por causa disso e por causa do teu PH que é alto para os guppys.

Não quero que percas o ânimo, se os guppys morrerem e mesmo que não morram, não ponhas mais peixes.

 

Tenta perceber o ciclo do azoto... vou resumir:

Tu meteste os peixes e sim o ciclo do azoto vai começar. Tens os peixes a "produzir amónia e como eles têm de se alimentar tens de deitar comida. Ora a comida também "produz" amónia, vais ter muita amónia para os peixes e podem mesmo morrer (espero que não).

 

Lê com atenção o que escrevi e qualquer coisa apita!

 

aaahh... NÃO PONHAS MAIS PEIXES PARA JÁ!

 

P.S. - o aquário está giro, umas plantas vivas ficava muito bem... começa pelas anubias nana, até são giras e não precisas de muitos cuidados

 

:)

Editado por Joao krub
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum acho que já entendi,

 

tentar fazer essa correcção e ver se consigo colocar os peixes num aquário de alguém conhecido. Sim eu não ia colocar mais peixes, apenas fiz essa confusão com o ciclo do azoto.

 

Próximo passo é colocar algo verde por ali, tu estás a sugerir uma anubia que também já tinha pensado nela ou então numa vallisnéria.

 

 

Obrigado pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vermes minusculos? Nao sera crias dos guppys ou caracois? Tenta colocar uma foto disso

 

Pelo que me disseram é normal no processo de ciclagem, pelos vistos os peixes também as consideram um petisco. Vou tentar apanha-las em foto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazendo hoje uma semana e a coisa estar a andar, pelos testes está tudo óptimo, tirando o PH que ainda não baixou dos 7.5 gostaria de pensar na fauna a implementar no aquário. Como vou ter que esperar até ao final do mês para começar a introduzir os peixes gostaria de algumas opiniões.

 

Plantas:

 

- Vallesnerias já implementadas

- Anubias no tronco acho que será o próximo passo.

 

As dúvidas maiores vão para os peixes, no inicio pensei muito nos ciclídeos mas agora acho que tenho preferência para outras opções.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimente trufa ou folha de amendoeira para baixar o ph, caso queiras peixes de ph mais baixo..

 

Os ciclídeos, tens sempre os ciclídeos anões, sempre podes ter mais peixes com eles

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimente trufa ou folha de amendoeira para baixar o ph, caso queiras peixes de ph mais baixo..

 

Os ciclídeos, tens sempre os ciclídeos anões, sempre podes ter mais peixes com eles

 

A trufa e a folha de amendoeira necessitam de fertilização?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devido á questão do PH e das pesquisas que efectuei pelo forum penso que já cheguei a um conclusao. A fauna foi escolhida de acordo com os parâmetros da Água e compatibilidades.

 

Peixes:

 

2 Ramirezzis

4 Guppys

4 Corydoras

2 Red Platys

 

 

Equipa de limpeza

 

1 Ampulária

 

Não sei se necessito de outro peixe para a equipa de manutenção.

 

Acho que esta fauna respeita o tamanho do aquário e não cria problemas de compatibilidades.

 

 

Gostaria de ler algumas opiniões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.