Escalar doente??


sfrpe

Recommended Posts

Boas.

 

Um dos meus escalares adquiridos há quase 2 meses ainda não cresceu nada, mas tinha mantido até aqui um comportamento normal. Nadava com os outros e comia vorazmente como os outros. Mas desde há 2 ou 3 dias começou a isolar-se nos cantos do aquário e nos esconderijos nas rochas.

Não sei se será problema de parazitas internos ou não. Não aparenta nenhum dano fisico. As fezes estão normais. Apenas está mais magro.

 

Tenho os parâmetros da água todos normais e os outros escalares têm tido um crescimento muito rápido.

 

Se alguem pudesse ajudar eu agradecia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele não come. Pelo menos que eu veja. Todos os outros se atiram à comida e ele nem se mexe para ir comer nem mesmo quando alguns pedaços de comida estão a cair para o fundo. Há dias que não o vejo comer um unico pedaço de floco, de artémia ou mesmo de larvas de mosquito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O flagyl serve para tudo? Desculpa perguntar mas de todos os posts que tenho vindo a ler no forum desde há uns tempos para cá estão sempre a recomendar flagyl.

 

Mas agradeço-te muitos. Pois de todos os users tu deves ser o único que já teve um peixe doente. Ou então o pessoal agora anda um pouco menos prestável do que era habitual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pessoal anda de férias :)

 

Na última mensagem falei em parasitas externos, mas queria dizer internos!

 

O flagyl é um medicamento normalmente administrado a humanos mas que tem sido utilizado na aquariofilia como desparazitante.Recomendei-to porque já o utilizei e gostei bastante dos resultados. Tive dois escalares com esses sintomas, perdi um deles, e só depois é que decidi tratar com flagyl.

 

Os escalares são peixes algo susceptiveis a parasitas internos como o hexamita, e por isso há quem faça uma desparazitação periódica com flagyl.

 

O medicamento que se diz por aí que dá para tudo é o Esha 2000 porque tem um largo espectro de doenção, mas no teu caso não te iria ter nenhum efeito porque conforme já referi tudo aponta para parasitas internos.

"Forever is a promise"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens maneira de isolar o escalar, pode andar a ser atacado pelos outros, algum casal pronto para a desova. Isso pode provocar o seu isolamento e deixar de competir pela comida. Apesar de parecer mais um ataque de parasitas internos. De qualquer maneira optava por isolar ele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Antes de começares o tratamento com o flagyl, podes sempre seguir as recomendações da Susana, e dar-lhes ervilhas cozidas sem casca e muidas, para que naturalmente limpem essas barrigas.

Agora nem sempre é facil de eles atacarem as ervilhas, mas podes tentar.

 

Se não flagyl.

Está no entanto atento a agressividade por parte dos restantes escalares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

parasitas internos nao sei se será porque dizes que as fezes sao normais.

isto se for mesmo fezes dele que vez,porque se nao come dificilmente vais ver fezes dele.

de qualquer das maneiras eu optava por separa-lo para outro aquario a parte e aí via se ele comia ou nao.

tive um discu tambem com esses sintomas,separei-o dos outros e no dia a seguir começou a comer.

ele ficou bom,mas apenas cresceu ate aos 10cm derivado a estar sempre escondido e sem comer praticamente nada.

o problema era mesmo de ser atacado por todos os outros discus.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais