Iniciação em plantados


pmcmenezes

Recommended Posts

Boas pessoal estou registado neste forum á algum tempo principalmente para ver os vossos tópicos e apreciar as bonitas fotos dos aquários que metem que são de ficar pregado ao monitor.

 

Pois bem agora é a minha vez de pedir concelhos .....

 

Tenho um aquário com o qual iníciei a minha vida de aquarista e para a começar foi com ciclídeos africanos , tinha 12 .... bem uns foram crescendo e outros morreram e sempre que tentava repor os que morriam os outros zás petiscavam... e neste momento tenho 3 porque não posso por mais nenhum pois os que restaram são extremamente insociáveis.

 

A minha ideia agora é fazer um plantado irei fornecer o meu material e gostaria da vossa opinião em relação ao que falta de material e claro ao que posso meter lá dentro.

 

Material que possuo....

 

Aquário - 120 C - 40 L - 55 A (200L) maraca AQURIUM AQUATLANTIS

 

Lâmpadas tenho 2 - 230V ~ 50Hz 2 x 54 W

 

Filtro externo Fluval G3

 

 

Matreial que quero para fundo (substrato) - JBL bola fertelizante

 

JBL aquabasis puls 5L

 

JBL manado 25L

 

Matreial que quero para fundo (Decoração inerte) -

 

pedras Basalto ou xisto (qual as melhores) e tronco de Mangrove (1)

 

Flora - estou completamente perdido pois para as luzes que tenho ainda não consigo saber o que posso pôr por isso uma ajuda neste ponto vem mesmo a calhar.

 

Fauna - tb estou aberto a sugestões embora aqui tenha mais a ver com o nº de habitantes que posso por do que com o tipo.

 

 

Pois bem ficarei á espera que me ajudem no que poderem .

 

Abraços e continuem a postar aqui as fotos pois são uma boa ajuda no que se trata de ideias:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vamos por parte, a iluminação que tens dá para muitas plantas, não consegues é manter quase de certeza um tapete, acho mais fácil veres aquários e o tipo de plantas que gostas e tentar depois ajudar se servem ou não. Mas tirando tapetes, não vejo problemas que não resolvas com fertilização para manter.

 

O teu filtro não conheço, verifica que faça pelo menos cerca 1200l/h, abaixo disso é insuficiente para manter.

 

Relativamente a quantidade de fauna usa a regra de 1cm por litro.

 

Eu em 200litros, iria ter 2 cardumes (peixes até 5cm) de 15 elementos, peixes de fundo 6, e um casal de qualquer coisa maior.

 

Ou então baixava os cardumes para 12 elementos e meteria 4/5 peixes maiores

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro parece espectacular, mas insuficiente para este aquário. Tens um aquário que leva 264l brutos, pelo menos 200 l reais, vai levar.

O teu filtro vazio faz 700l/H, com matérias filtrantes vai perder uns 25%:

700:25%= 560l reais do filtro, não chega a fazer 3 vezes a circulação do mesmo. Um plantado, liberta muita porcaria para o filtro da decomposição de folhas, acredita que isso acontece muito, além disso vais usar quase de certeza fertilização, vais ter substracto. Tudo isto obriga a uma boa filtração.

 

As plantas aumentam a qualidade de água servindo de filtro, mas tenho aprendido que quando o aquário esta muito plantado os filtros têm tendência a perder muito caudal, devido aos restos orgânicos que puxam do aquário, sendo que a qualidade da água depois vai cair a pique.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação substrato da JBL, parece bem, eu apenas tenho o Aquabasis, passado pouco tempo precisei de começar a fertilizar, por isso agora gosto mais de usar humus de minhoca.... é muito low cost!!!

Editado por robintiago

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente relativamente ao filtro, acho ele muito caro. Tudo bem parece ter muitas opções mas 500€. Por 150€ consegues um jbl 1501, por exemplo que tem maior circulação de água e que tem 12l para matérias filtrantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente relativamente ao filtro, acho ele muito caro. Tudo bem parece ter muitas opções mas 500€. Por 150€ consegues um jbl 1501, por exemplo que tem maior circulação de água e que tem 12l para matérias filtrantes.

 

Sim tb tem razão o preço é muito puxado....mas já agora se eu colocar um daqueles filtros internos de superfície de modo a apanhar algumas das folhas soltas será que puderei aproveitar o filtro atual?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação substrato da JBL, parece bem, eu apenas tenho o Aquabasis, passado pouco tempo precisei de começar a fertilizar, por isso agora gosto mais de usar humus de minhoca.... é muito low cost!!!

 

Esta sequência vi numa montagem no you tube com o material da JBL e quando comecei a investigar os preços vi que até estavam bastante em conta pois para fazer uma montagem com JBL gasto 52€ e se for da ELOS gasto 160€ e parece pelo que tenho lido que a diferença é quase nula.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a montagem que escolhestes é a que estou habituado a ver em aquários com material JBL e considero uma boa escolha, por isso vai em frente.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a montagem que escolhestes é a que estou habituado a ver em aquários com material JBL e considero uma boa escolha, por isso vai em frente.

 

Aconcelha colocar algum tipo de areão por cima do JBL MANADO ou fica com este á mostra (que é como está na montagem)

 

Já agora para começar que plantas poderei colocar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao filtro, podes experimentar meter um filtro de mochila, apoiar o trabalho do aquário e vais vendo como correm as coisas. Como a carga no aquário deve ir aumentado gradualmente, vais acompanhando o comportamento da filtragem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sugiro que fique como está, pois a montagem está bem feita.

caso queiras outra cor, ai sim podes colocar outro areão por cima.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao filtro, podes experimentar meter um filtro de mochila, apoiar o trabalho do aquário e vais vendo como correm as coisas. Como a carga no aquário deve ir aumentado gradualmente, vais acompanhando o comportamento da filtragem.

 

 

É isso mesmo que vou fazer ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais