Aquário 100 x 31 x 45


Vfc Calado

Recommended Posts

Boa tarde, sou de Setúbal e estou a iniciar-me neste novo vício da aquariofilia.

 

Por enquanto só tenho o aquário com móvel:

 

O meu objectivo é ler o máx. possível para não fazer asneira.

 

Agora estou na dúvida para comprar um filtro externo, estou indeciso entre o Eheim classic 2215 plus (80.22€) ou o 2217 da mesma série (106.97€) qual o mais adequado para o meu áqua? compensa a diferença de preço? ou recomendam outra marca.

 

Obrigado desde já.

 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~EDIT~~~~~~~~~~~~~~~~

Setup

 

Material

 

Aquário: Aquapor 100 x 31 x 45 ~102L

Filtro: Tetratec EX700 700(l/h)

Termostato: Eheim Jager 125w

Iluminação : Starpor 100Cm t5 30W

 

Hardscape

 

Pedras: Vulcânicas

Substrato inerte: Dekoline Quartz "Cosmos"

 

Parâmetros

 

Amónia (NH4) - ...

Nitratos (NO3) - ...

Nitritos (NO2) - ...

Fosfatos (PO4) - ...

pH - 7.9

Kh - ...

 

Plantas

 

Anúbia Barteri

Cryptocoryne nevillii

Echinodorus barthii

 

Peixes

...

 

Fertilização

 

JBL 7 balls

Editado por Vfc Calado

O meu Setup: VFC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

O teu aquário tem cerca de 140L e o filtro Eheim classic 2215 dá para aquários até 350L. Logo ficas bem servido com este.

Eu proprio tenho um Eheim 2215 e só posso dizer maravilhas dele. Silencioso, facil de limpar, torneiras duplas que facilitam imenso, ...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O brigado RicSilva.Os Eheim classic são muito bons filtros e de muito boa reputação, mas a versão classic já tem alguns anitos e não tem cestos. por isso estou a inclinar-me mais para o tetratec EX700. Vou estudar mais sobre este assunto.

 

Estou a pensar em manter plantas de fácil manutenção, qual o areão que me aconselham?

O meu Setup: VFC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O brigado RicSilva.Os Eheim classic são muito bons filtros e de muito boa reputação, mas a versão classic já tem alguns anitos e não tem cestos. por isso estou a inclinar-me mais para o tetratec EX700. Vou estudar mais sobre este assunto.

 

Estou a pensar em manter plantas de fácil manutenção, qual o areão que me aconselham?

 

Eheim é Eheim :smile2:

 

Os cestos resolves facilmente com sacos de rede.

O que na minha opinião tem uma vantagem: disponho as materias filtrantes da maneira que quero sem ter o limite das gavetas.

 

No meu aquário uso areia de silica, sendo a minha flora quase toda fetos de java. Plantas que se prendem a pedras, troncos, ...

Se pretendes ter corydoras não convém ter areão muito grosso/aguçado pois ferem-lhe os barbilhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, sou de Setúbal e estou a iniciar-me neste novo vício da aquariofilia.

 

Por enquanto só tenho o aquário com móvel:

 

 

Medidas: 100 x 31 x 45

 

O meu objectivo é ler o máx. possível para não fazer asneira.

 

Agora estou na dúvida para comprar um filtro externo, estou indeciso entre o Eheim classic 2215 plus (80.22€) ou o 2217 da mesma série (106.97€) qual o mais adequado para o meu áqua? compensa a diferença de preço? ou recomendam outra marca.

 

Obrigado desde já.

 

boas

 

então e que tal dois 2234?

da gama eco, eu tenho um num 120lts e é completamente silencioso, nem ouves..

tou bastante satisfeito, mas como convém ter no mínimo 5x a litragem do aqua vou comprar outro igual e meter um em cada ponta que só um é á conta para a litragem que tenho..

ja trás cestos, matérias filtrantes e torneiras duplas.

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

Então venho aqui fazer uma actualização. Já tenho o aqua a funcionar, comprei algumas plantas, montei o filtro (Tetratec EX700, Sory Hhein fans)

e enchi no dia 2/8/2012, no dia seguinte deparo-me com a água muito leitosa tipo névoa, achei estranho porque fartei-me de lavar o areão, mas fiz uma busca rápida aqui no forum e já vi que é normal nos primeiros dias, por isso vou esperar até a névoa baixar e então começar a fazer testes à água.

Agora algumas dúvidas: recomendam fazer TPA's durante o ciclo? %?

 

Quanto ao Filtro, é muito silencioso, para o ouvir tenho de por o ouvido mesmo ao pé, usei o carvão activo no 1º dia, só depois li que só recomendam em certos casos, por isso retirei do filtro, mas acho que fica um espaço muito grande no cesto (em cima), recomendam alguma materia filtrante para preencher esse espaço? talvez mais esponja ou lã filtrante.

Editado por Vfc Calado

O meu Setup: VFC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazer TPA's durante o ciclo só o vai atrasar.

Durante o ciclo adiciona sempre comida, mesmo quando tiveres o pico de amónia e nitritos também. Isto para evitares mini ciclos.

 

No espaço que ficou vazio no filtro podes colocar cerámicas porosas para teres mais bactéria depuradoras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Estou com PH no Aquário de 7.9~7.8! Muito alto!

Não tenho intenções de colocar químicos por causa das oscilações, quero baixar de forma mais natural possível.

Próximo passo comprar um tronco. Alguém recomenda mais alguma coisa? Já li algures de turfa insolúvel. sabem se este tipo de turfa deixa a água amarelada?

 

Cump's.

O meu Setup: VFC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao ph faz um teste 1º, mete a água que pões no aquário e vê o ph que trás. Podes ter alguma coisa que faça com que aumente.

 

Porque não pões umas fotos para vermos se descobrimos?

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está fixe até, parece que é um aquário maior do que parece :)

 

Chegaste a fazer os testes que te disse?

A areia poderá ser calcária, isto é, que aumente o ph?

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera uns dias a ver se o ph baixa um pouco..

Que tipo de peixes estás a pensar por?

 

Tens sempre a opção do tronco, da folha de amendoeira, ou do CO2 (bem mais caro)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tenho de comprar um tronco (há algum tipo de tronco melhor que outro pra baixar PH?) e as folhas onde posso adquirir?

A fauna estou a pensar em peixes tetra, algumas cory's talvez um ramirezi por ai. Mas com um PH assim tão alto está bom é pra criar Gupie's o que não quero.

O meu Setup: VFC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que os troncos são todos iguais. As folhas podes sempre perguntar nas lojas de aquariofilia se te arranjam.

 

Para o ramirezi penso que tens o ph muito alto, mas pode ser que baixe :)

É deixar ciclar para ver se baixa

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

Então vou colocar aqui resultados dos testes que faço semanalmente:

 

O PH mantém-se nos 7.9 mesmo depois de colocar o tronco que teima em não afundar , mas vou dar tempo ao tempo.

 

Dia 09

NH3 - 0

 

Dia 17

NH3 - 0.4

NO2 - 0

 

Dia 23

NH3 - 0.5

N02 - 0

N03 - 0

 

Será que as bactérias vão acabar por aparecer, não vejo sombras de Nitritos ou ainda é muito cedo; estou a colocar todos us dias pequenas quantidades de comer para peixes.

O meu Setup: VFC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tenhas pressa...pelo menos um mês a reciclar...e se tens o PH elevado tenta adequar o fauna a esse tipo de PH...as opções são muitas é apenas uma questão de pesquisares bem e escolheres melhor... :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nenhum peixe comunitario se adequa a um ph de quase 8, se ás vezes 7 e poucos é dificil......

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Vou pensar em colocar a turfa no filtro.

 

Fiz testes de NO2 com duas marcas na mesma altura:

Aquili - 0.1 mg/L

SERA - 1.0 mg/L

 

Mas que diferença é esta? será erro na escala cromática?

 

O Nível de NH03 desceu de 0.5 para 0.4 desde o último teste, é normal os picos serem assim tão por baixo ou sou eu que não estou a por comida suficiente para criar amónia?

 

Obrigado desde já ;)

O meu Setup: VFC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes fazer uma TPA, mas os nitratos a 0 quer dizer que a uma flora está a consumir tudo :) e podes começar a por uns peixes se já tiveste o pico de amónia e nitritos.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.