Recommended Posts

Boas,

 

é o seguinte:

Eu tenho o meu aquário um bocado vazio so com 3 corys e 2 apistos...e queria ver se punha discus...Só que só tenho um filtro de esponja interno...

Mas o meu problema não e esse, porque eu tenho um fluval 304....

A minha duvida é:

Se eu compro agora os discus, e depois montar um aquario maior?

Como é que faço o ciclo se tenho o Fluval 304 no outro aquário?

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quantos litros tem o pequeno e o grande? o que eu fazia era passar toda a agua e toda a bicharada po aqua novo com o filtro...se a agua que tiveres posto nao chegar para metade vai pondo um pouco todos os dias...quanto ao outro aqua...mete agua nova e deixa-o ciclar outra vez...é a minha opiniao.

xico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh STR já cá andas á uns tempos para te deixares destes Titulos de topico (???) mas és um gajo de sorte e resolvi ler e como me pareces um porreiro aqui vai uma sugestão.

Avança sem medo, atenção que cada disco adulto precisa de sensivelmente 40 l de agua. Quanto ao ciclo também não precisamos de ser tão radicais, no ciclo o que fazes é dar condições ás bacterias para se fixarem e desenvolverem por isso muito simples: agarras em metade das ceramicas do filtro ciclado e colocas no novo, outra solução é comprares colonias de bacterias e nos primeiros tempos controlas amonia/nitritos e TPA mais frequentes e toca andar. Felicidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh STR já cá andas á uns tempos para te deixares destes Titulos de topico (???) mas és um gajo de sorte e resolvi ler e como me pareces um porreiro aqui vai uma sugestão.

 

Boas,

 

LOLOLOL...isso é para rir mesmo...

em relação ao topico não sabia o que por mesmo...e um tipo de sorte...quem me dera! :wink:

Eu vou dizer o que vou fazer, para verem se ainda estou a cometer algum erro...atao aqui vai:

 

Vou meter o filtro que tenho no aquário que está em funcionamento (140L), compro discus...Depois mais tarde, quando montar o outro aquário, faço uma transferência da agua que tenho para o novo, deixo ciclar durante 1 semana e mudo os peixes....

que tal?

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, vou explicar-te como funciona.

O importante é a agua, claro está. Mas a melhor agua que podes por num aqua é a da natureza, venha ela de uma fonte ou da torneira (exceptuando o cloro, que tem que ser removido) porque tem todos os sais minerais necessarios as plantas e peixes. Quando fica no aqua vai perdendo esses sais minerais e adquirindo excesso de outros compostos, pelos dejectos dos peixes, restos de comida e folhas mortas, por isso as TPA para retirar os excessos e fornecer novos sais minerais. Mas o verdadeiramente importante num aqua é o filtro que põe a agua quase como "nova". Como?

O ciclo do azoto: dejectos, restos de comida, etc decompôem-se e dão origem a amonia (faltal para os peixes, em particular para os discos muitos sensiveis a este quimico), como retirar a amonia? Existem bacterias que se fixam, principalmente, nas ceramicas do filtro, que transformam a amonia em nitritos, outro quimico também perigoso para os peixes, mas menos apesar de tudo, como retirar os nitritos? Existem outras bacterias também nas ceramicas que transformam os nitritos em nitratos, estes podem ser absorvidos pelas plantas e já está agua sem quimicos perigosos para os peixes. Por isso o importante é que essas bacterias existam, e elas demoram algum tempo a fixar-se e desenvolver uma colonia de tamanho razoavel num aqua novo, por isso o ciclar ( de ciclo do azoto: amonia/nitritos/nitratos).

Assim o melhor é usar parte das ceramicas velhas, já com bacterias instaladas num novo aqua ou em alternativa existem á venda colonias dessas bacterias. E mudanças mais frequentes de agua para ajudar a retirar dejectos e outros e tambem amonia/nitritos/nitratos que possa existir em excesso na agua e repor os sais minerais bons.

Fiz-me entender? Qualquer duvida manda MP porque devido ao nome do topico a pouca gente servirá esta nossa conversa

:arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.