Primeiro aquário e pouco conhecimento


Fozkas

Recommended Posts

Boa tarde!

 

Cheguei a este fórum porque ontem me foi oferecido um peixe (obviamente lol)

 

Acontece que os meus conhecimentos são quase nulos nesta matéria, mas aproveitando que mo deram e como até gosto da ideia de ter um aquário, queria ver se me aprofundava um pouco no assunto. :)

 

O peixe em questão é um Gourami Azul fêmea. Foi-me dado porque a antirior dona teve alguns problemas com ela. Parece que era violenta com um outro peixe que já tinha no aquário.

 

Lá fui comprar um aquário. Como é só um peixe comprei um pequeno, cerca de 12L, que pelo que já li pela net não foi de longe a melhor escolha :(

O aquário tem uma plataforma, areia no fundo e umas pedras. Já tenho para colocar também uma planta artificial e uns búzios.

 

Entretanto também comprei um filtro/bomba penn-plax cascade 300 30/60L e ainda não o instalei.

 

Tenho ideia que preciso de um termosetato, mas pelo que sei a Gourami tem vivido sempre em água à temperatura ambiente. De qualquer modo quase de certeza que ainda não terá passado por nenhum inverno e aí deve mesmo precisar de um.

 

Dúvidas:

 

Foi-me dito na loja que com este filtro não preciso mudar a água. Sinceramente não acredito muito nisto, mas até que ponto é verdade ou não?

 

Será este filtro demasiado "grande" para um aquário tão pequeno?

 

Quando arranjar um termostato, que temperatura aplicar? 24º C?

 

Que cuidados especiais devo ter com esta espécie?

 

Poderei arranjar outro/s peixe/s para fazer companhia a esta ou estou mesmo limitado pelo espaço? E ficando sozinha não será mau para ela?

 

ah! a probabilidade de poder arranjar um aquário maior, para já, é muito escassa :(

 

Obrigado em adiantamento por qualquer ajuda :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de tudo precisas de ir pesquisar o que é o ciclo do azoto. depois vai devolver o material todo á loja o quanto antes.

procura algém aí das redondezas que tenha um aquário em condições e pede para te alojarem o peixe até teres o teu direitinho.

como a probabilidade de arranjares um aquário maior, para já, é muito escassa vais ter tempo de ler sobre este hobby e tomares as melhores decisões.

 

todos os aquários precisam de mudar uma parte da água.

o filtro que compraste é horrível.

o primeiro e principal cuidado que deves ter com o peixe é levá-lo para um aquário em condições senão vai morrer rapidamente.

Não precisas de termostato no verão, ele vive bem com a tempratura ambiente.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bons dias :D

antes de mais bem vindo :D

 

bem...como estas de tecnicas de aprendijagem? bem? é que estas tramado...

 

1º começas-te ao contrario, primeiro aquario depois peixe, mas sei que foi oferecido, mas se me oferecesem uma vaca eu não podia aceitar...vamos ver se o peixe sobrevive...

 

agora a respostas

1º antes de mais o que te vou dizer não são leis fazes o que quizeres, mas se não seguires quase tudo à risca vais perder o peixe...

 

todos os aquarios são pequenos ecossitemas logo têm de ser tratados como tal

Os peixes produzem amonia, amonia essa que nesse estado é toxica para os proprios peixes, mas com uma capassidade de solubilidade grande, em ambientes aberto isso não é problema pois com a subilidade e os grandes espaços tudo se resolve, o problema está em espaços fechados, essa amonia acumula-se na agua e acaba por matar os peixes.

lembras-te de eu ter falado em ecossistema? pois aqui entra essa maravilha, existem bacterias que (muito resumidamente) transformam a amonia nos seus constituintes menos toxicos, nitratos e nitritos, mas essas bacterias têm o seu tempo para aparecer, por isso referi que primeiro o aquario depois o peixe, sem essas bacterias o teu peixe irá morrer :S

 

como resolver...

vou aproveitar esta parte para te responder a algumas das tuas perguntas

 

"fui comprar um aquário. Como é só um peixe comprei um pequeno, cerca de 12L, que pelo que já li pela net não foi de longe a melhor escolha :(" - sim na realidade não foi a melhor escolha, a meu ver tens sem duvida um aquario demasiado pequeno e isto trás problemas de establisação, quanto maior mais facil, e não ao contrario como pensão.

 

O aquário tem uma plataforma, areia no fundo e umas pedras. Já tenho para colocar também uma planta artificial e uns búzios."- na realidade precisas de saber mais, plataforma? areia no fundo? é calcaria? não sabes faz o teste do vinagre ou limão, juntas a uma porção da areia um pouco de limão ou vinagre se fizer reacção é calcaria não deverias usar no aquario visto que o Gourami Azul fêmea é de aguas um pouco acidas logo os bizios tb não ficam muito bem

 

Foi-me dito na loja que com este filtro não preciso mudar a água. Sinceramente não acredito muito nisto, mas até que ponto é verdade ou não?

é mentira alias aqui entra a tua capacidade para salvar o animal, como não tens uma colonia de bacterias para te suster esse animal nesse aquario, terás de fazer mudas 40% dia sim dia não, notarás a cor da agua...não troques a agua toda nem a retires toda, mantem-te nestes valores

Será este filtro demasiado "grande" para um aquário tão pequeno?

na minha opinião torna-se demasiado pequeno, está a bater no minimo 5x a tua litragem e como não tens uma colonia de bacterias deveria ser maior mas com trocas e uma boa sinfonagem do fundo de semana a semana é capaz de te aguentar durante uns tempos, pelo menos ate comprares um aquario maior

 

Poderei arranjar outro/s peixe/s para fazer companhia a esta ou estou mesmo limitado pelo espaço? E ficando sozinha não será mau para ela?

vou te ser sincero...se conseguires este sobreviver ja fico muito contente...sim estás na realidade muito, demasiado, limitado por espaço, não te aconselho a colocares mais nenhum peixe.

e sim sozinho não se encontra bem, são peixes que gostam de parceiros...

 

 

Quando arranjar um termostato, que temperatura aplicar? 24º C?

terás mesmo de arranjar um, creio que a sua tempreatura se encontra nos 26º...podem sobreviver em menores e maiores temperaturas, mas atenção eu disse sobreviver....

 

 

agora o meu verdadeiro conselho

volta a dar esse peixe, é bonito mas se viver apenas estará a sobreviver.

compras uns guppys, 1 macho 3 femeas, e num instante tens o aquario cheio de gente

queres melhor acho que uns 6 a 8 neons cabem ai e para quem gosta dão uma boa cor ao aquario

deverias arranjar plantas verdadeiras, não é assim tão dificil mante-las e ajudam-te a estabelizar e manter os peixes saudaveis

 

creio que para ja é tudo, alguma divida apita.

 

P.S. coloca fotos, é mais facil de te poder-mos ajudar e nos gostamos de ver fotos :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, já vi que tenho muito trabalho pela frente.

 

obrigado pelas respostas, ainda que pouco animadoras, vão de encontro ao que já esperava :(

 

cman, lá vou ter de recordar as aulas de biologia lol

o filtro é assim tão mau? em que aspectos?

 

Eliezer, muito boas dicas que me dás. já me sinto um pouco parvo com tanta asneira que já fiz em dois dias :/

 

o que posso fazer para aparecerem bactérias?

 

o tamanho do aquário, bem, foi o que me pareceu razoável mas já vi que foi o maior erro de todos. de qualquer modo já penso em investir em algo um pouco maior. 50L já seria razoável? (acho que não tenho espaço para muito mais)

 

essa da areia, realmente falhei remotamente, assim que chegar a casa faço o teste!

 

as mudanças de água, é preciso algum cuidado especial agora ou o normal com mangueira serve bem?

falaste em sinfonagem, suponho que seja a aspiração do fundo, isso não atrasa a formação de bactérias?

 

ora tenho então de ter o filtro a funcionar em pleno. pensava que teria de ser o exacto oposto pelo tamanho do aquário. mais uma vez, errado, lol

 

também gostava que este se aguentasse, e vou fazer o máximo por isso. se não aguentar... bem, a culpa minha :(

 

termostato, chega um de 50w não? o espaço é pequeno e a variação térmica no local é pouca

 

essas colónias que falas, seria mesmo para um tamanho de aquário como o meu? (vou guardar bem essas referências :) )

 

plantas, se calhar é algo prioritário neste momento para favorecer mesmo as bactérias certo? tenho de ver isso. as plantas imagino que não dê qualquer uma lol, vou pesquisar sobre isso

 

apito sim senhor, é um mundo que quero aprender :)

(mais um hobbie a juntar à música e fotografia lol)

 

fotos não tenho grande coisa. foram de telemóvel e não ficaram grande coisa. além disso são só ao peixe.

 

de qualquer modo aí vai

 

http://img213.imageshack.us\img213/4600/20120712215959.jpg[\IMG]

 

logo já tiro ao conjunto quando tratar de lá meter o filtro

 

mais uma vez obrigado pelas luzes :)

Editado por Fozkas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a capacidade biológica do filtro é muito fraca. no máximo consegues manter meia dúzia de caracóis e outra meia dúzia de camarões.

Não coloques água diretamente da canalização porque vem com cloro, que mata as tais bactérias benéficas. tenta sempre deixar 2 dias a água num garrafão antes de a meteres no aqua para o cloro evaporar.

as bactérias criam-se sozinhas. vai lá ler o que é a ciclagem e ficas logo com a informação toda do que deves fazer.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok...vamos novamente por passos...

 

bem, já vi que tenho muito trabalho pela frente. ui nem imaginas onde te estar a por :D

 

obrigado pelas respostas, ainda que pouco animadoras, vão de encontro ao que já esperava :(

 

cman, lá vou ter de recordar as aulas de biologia lol

o filtro é assim tão mau? em que aspectos? segundo o que vi do filtro é mau pq alem de ter pouca potencia tem pouco espaço para materias filtrantes e mais algumas coisas

 

Eliezer, muito boas dicas que me dás. já me sinto um pouco parvo com tanta asneira que já fiz em dois dias :/

 

o que posso fazer para aparecerem bactérias? bem os passos lentos seriam antes de ter peixes...agora é ir andando (ja te disse que tenho pouca fé na sua sobrevivencia mas tenho alguma)

vais trocando a agua, compra tambem testes à agua, amonia nitrator e nitritios e pH (menos importante mas mesmo assim necessario)

 

o tamanho do aquário, bem, foi o que me pareceu razoável mas já vi que foi o maior erro de todos. de qualquer modo já penso em investir em algo um pouco maior. 50L já seria razoável? (acho que não tenho espaço para muito mais) 50 l para começar ja seria um bom arranque, não te esqueças que para um aquario assim presizarias de um filtro com um minimo 250l/h 5x a litragem, mas ja é um bom começo :D

 

essa da areia, realmente falhei remotamente, assim que chegar a casa faço o teste!

 

as mudanças de água, é preciso algum cuidado especial agora ou o normal com mangueira serve bem? estavas atento :D gosto :D não na realidade tens de ter alguns cuidados...primeiro não pode conter cloro, e a agua da torneira tem cloro, como fazer então? perguntas e perguntas bem...

retiras a agua da torneira quente, o cloro tem um ponto de evaporação mais baixo que a agua :D, e deixas de reposo num minimo de 24h, se comprares um acondicionador, diz no frasco que é para tirar o cloro da agua, adicionas um pouco e voila

verificas se a temperatura está parecida com a do aquario e bota la para dentro, com cuidado claro, uma mangueirinha e por sucção de um ponto mais alto ela entra no aquario :D

falaste em sinfonagem, suponho que seja a aspiração do fundo, isso não atrasa a formação de bactérias? numa situação normal te diria que sim, mas neste caso, alem de queres que as bacterias se formem tambem queres manter o peixe vivo...e este é o problema, vais demorar a ter bacterias? vais, mas tambem tens uma fonte de amonia no aquario...compromissos...existem bacterias à venda no mercado, eu não acredito nelas, mas podes comprar...

por isso neste caso...aspira o fundo, não tens peixes de fundo e como estás a começar o mais natural será sobredosagem logo vais ter comida no fundo e isso só te ira prejudicar.

 

ora tenho então de ter o filtro a funcionar em pleno. pensava que teria de ser o exacto oposto pelo tamanho do aquário. mais uma vez, errado, lol sim na minha opinião, e atenção nisto, eu estou muitas vezes errado, esse filtro é fraco, mas resolve o teu problema agora, pelo menos tens um filtro e não um globo 0.o

assim que puderes verifica as materias filtrantes que tens...

segundo o que eu conheço desse filtro (google é claro) ele deve ter uma esponja preta...isso é carvão activado, deixa-o ficar uma semana e retira-o...

deverás estratificar as materias filtrantes assim

uma esponja, ceramicas (o maximo que conseguires, é aqui o principal sitio onde as bacterias se iram concentrar) lâ de vidro ou uma esponja mais fina, para limpar todas as impurezas

 

também gostava que este se aguentasse, e vou fazer o máximo por isso. se não aguentar... bem, a culpa minha :(

 

termostato, chega um de 50w não? o espaço é pequeno e a variação térmica no local é pouca tendo em conta o tamanho do aqua chega...

 

essas colónias que falas, seria mesmo para um tamanho de aquário como o meu? (vou guardar bem essas referências :) ) se precebi a pergunta, sim expecialmente para o teu, quanto mais pequeno mais dificil de se manter, pouco espaço para as colonias de bacterias, mas com um bom filtro(que não é bem o teu caso) resolve-se e com boas limpesas resolve-se o problema do filtro.

eu em caso de filtros estou pior que tu pois ainda tenho um mono de filtro interno no aquario..0.o e estou eu a dar conselhos...:S

 

plantas, se calhar é algo prioritário neste momento para favorecer mesmo as bactérias certo? tenho de ver isso. as plantas imagino que não dê qualquer uma lol, vou pesquisar sobre isso uma coisa não impede a outra as plantas absorvem nitratos, logo ajudam a manter a agua mais pura e alem disso libertam o2...só vantagens

 

apito sim senhor, é um mundo que quero aprender :)

(mais um hobbie a juntar à música e fotografia lol)

 

fotos não tenho grande coisa. foram de telemóvel e não ficaram grande coisa. além disso são só ao peixe.

 

de qualquer modo aí vai

 

http://img213.images...20712215959.jpg[\IMG]

 

logo já tiro ao conjunto quando tratar de lá meter o filtro

 

mais uma vez obrigado pelas luzes :)

 

força...vamos ver se me enganas e safas essa peixa xD

mesmo que morra não percas o animo, é normal cometer-mos erros temos é de aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pouco espaço para materiais filtrantes. Ok, então passo a tomar de futuro, um filtro maior.

Reparei que o filtro trás vários acessórios diferentes para aspersão da água. estava a pensar colocar o aspersor tipo cascata, ou será melhor colocar o normal só de jacto? (nao sei se me expliquei bem)

 

Hoje também passo numa loja de animais a ver dos testes. entre eles há algum que me diga a "quantidade" de bactérias presentes?

 

As dicas da água também são úteis, embora nesse departamento esteja um pouco mais calmo porque tenho ideia de a água aqui pela minha zona ser bastante "limpa", mas claro que vou ter o cuidado com o deixar ao ar, puxar a água quente, etc.

 

ok, o desafio maior vai ser balancear a quantidade de porcaria no fundo com a amonia no tanque e com as bactérias. vai levar algum cuidado, mas é fazer por isso!

 

material filtrante salvo erro é mesmo o tal carvão. também vou ter de pesquisar as várias esponjas e diferenças entre elas. a senhora da loja hoje disse-me que aquela esponja posso lavar tipo de mês a mês... e mais uma vez não sei se acredito muito...

 

mesmo estando pior que eu, sempre percebes mais e sempre me ajudas, que eu não pesco (passo a piada) muito disto por enquanto (acredita que te estou a dar bastante valor e agradeço bastante :) )

 

logo também já espreito uma plantita para lá meter

___

 

Sim, nesse aspecto também te quero enganar lol

Se morrer, bem, é seguir e tentar ser mais inteligente de início :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cascata é melhor..cria mais agitação á suprefici facilitando as trocas gazosas

o carvão activado não se pode lavar...em termo rapido serve para retirar organismos e afins da aguamas passado um mês de uso tens de mudar pq fica a fazer mais mal que bem...como o filtro é novo e pode conter componentes nocivos usa-o durante uma semana depois retira.

testes de bacterias não ha, são verivicadas pelos testes amonia nitratos e nitritos

ou seja

o teu aquario tem amonia, criado pelo peixe e comida, umas bacterias transformam amonia em nitritos e depois outras transformasm nitritos em nitratos (acho que é assim) logo quando passares a teres nitratos tens o ciclo feito...mas mesmo assim podem existir picos...mas agora um passo de cada vez...

aconselho-te a ir ler no forum o ciclo de azoto...é importante que o compreendas...faz uma pesquiza no forum que logo encontras e ficas a saber tanto como eu :D

 

a agua pode ser limpa mas tem cloro, toda a agua da companhia tem...se for de poço ou fins pode conter outras substancias que para um aqua tão novo não sei se será bom

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eliezer, então passado uma semana o que faço ao filtro? tiro e depois? arranjo outro não carbono?

 

já vou ler ;)

 

Bruno, cometi esse erro uma vez e... nunca mais :/

 

obrigado a todos. :) vou dedicar aqui umas horas a isto depois de jantar e logo faço um update do que fiz.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem, revistas as coisas o resultado actual é. este :D

 

20120713222009.jpg

 

Depois de colocar o filtro ela andou toda contente pelo aquário todo, já não fica tanto tempo escondida e tenho impressão que as pintas no corpo se fazem notar melhor :)

 

Trabalho feito:

Remoção de uma boa quantidade de areia que agora vejo que era em excesso.

Teste base de limão na areia não fez qualquer reacção(visível a olho nu)

Colocação de filtro

Preparação de água para a muda daqui a 2 dias

 

Trabalho a fazer:

Troca de alga artificial por planta viva

Substituições de água de dois em dois dias

 

 

Que acham? :)

Editado por Fozkas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol, o "que acham" era mais numa de trabalhos do feito vs p por fazer e aceitam se sugestões de melhoria ao que está.

 

pode ter ou faltar alguma coisa que a mim escape e a malta mais experiente note melhor :)

 

obrigado pela força ;)

Editado por Fozkas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora aproveita e lê :D

queres um topico para leres e aprenderes procura "mais um potencial novato com muitas duvidas

são umas 70 paginas mas se fores lendo aos poucos podes o utilizar para desenvolveres o teu

agora tens mesmo de ler para perceberes o que estas a fazer...quando souberes o que tens mal e porquê resolves :D

não te esqueças de comprar os testes são muito importantes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou-te dar um conselho Fozkas, como ja te disseram aqui tenta ler e entender o máximo possível, no entanto a melhor ajuda que podes ter é ver se conheces alguem que more perto de ti e que mantenha peixes porque apreender em cima do joelho é muito difícil e os peixes são animais muito frágeis e ao minimo erro acabou.

 

Espero que corra tudo bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

compreendo perfeitamente.

tenho exactamente o meu vizinho do lado que tem um aquário grandinho mas não me dou muito bem com ele lol e um tio da minha Maria que tem um aquário bastante considerável em tamanho mas ele não me parece perceber muito da poda. tenho de lhe dar uma palavra.

 

obrigado ;)

Editado por Fozkas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ora bem, depois de mês e meio... e tratamentos sem grandes cuidados em especial, temos isto.... Contra quase todas as espectativas...

 

img19292.jpg

 

img19252.jpg

 

img19152.jpg

 

 

únicas coisa que tenho feito

-Mudanças de água cerca de uma vez por semana (30-40%) Excepto, mais cedo quando noto a água mais suja. Filtro foi limpo uma vez e será novamente para a semana. Apanhei depósitos do que imagino ser bactérias (manchas amareladas) uma vez. Feita troca de água e limpeza superficial das zonas afectadas e não houve mais stress.

 

Notei que depois de arranjar uma comidinha diferente (larvas em cubos), a água tem ficado suja um pouco mais depressa. possívelmente foi esta comida que provocou o problema de manchas amarelas que falei antes. Tenho colocado menos vezes dessa comida e está a correr bem.

 

Até ver a peixa anda toda contente. Mal alguém se chega perto vem logo até junto ao vidro. Assim que se abre a tampa vem logo à tona esperar pela comidinha.

 

Já agora deixo aqui uma foto de telemóvel do que julgo ser um Escalar com uns 15cm de um aquário meu vizinho.

 

20120901180553.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens.

 

Eu estou enganado ou isto era para ser uma tartarugueria?

 

Bom, ate agora correu bem, mas estamos no Verao.

As TPA semanais devem ter sido a chave do sucesso. Cuidado com a comida em excesso.

 

Era engracado ate ao Inverno tentar juntar €€€ para comprar um aqua de 50-60cm minimo, conforme o espaco, mais um aquecedor/termostato de 50W.

E so colocar um anuncio aqui no forum na seccao de compras que chovem propostas. O aquecedor deve ficar em menos de 10 euros em 2a mao.

 

Objetivo 24-25 graus.

 

Num aqua de 50-60 para alem do Tricogaster azul podia-se entao juntar dois machos e 3-4 femeas de barbo cereja, ja ficava um aqua bem bom para essa menina nao estar tao so.

 

Nota: aconselho a comprar um aquario desta vez, nao mais uma tartarugueira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, era uma tartarugueira lol

 

o único senão do tamanho reduzido tem sido a temperatura da água que não baixa dos 27 exceto quando mudo a água. no inverno não devo ter problemas que o quarto onde está costuma manter a temperatura porreira mesmo no inverno :)

 

 

 

tenho andado a ver uns aquarios jeitosos com luz no Jumbo com uns 60cm a preços engraçados :)

 

estava a pensar nessa altura num conjunto de neons, uns guppy, um pleco e talvez um escalar. e já deve ser peixe a mais para o espaço lool

mas logo vejo dependendo do aquário que arranjar.

a gourami está em casa da Maria, logo vejo se o passo para o maior e troco por um beta ou algo semelhante para a Maria não ficar sem nenhum, mas São muito paraditos.

 

 

a completar arranjo um filtro externo e o tal termo de 50. como não estou a pensar meter plantas verdadeiras arranjo um substrato grosso aí de 5mm talvez. mas isso vou vendo com tempo e conforme os euros vou comprando o material.

 

Obrigado ;)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas notícias :)

 

1346884133picsay1346884.jpg

 

Cerca de 60cx30lx40a e deve levar cerca de 60L

 

Objectivo é ir comprando as coisas aos poucos por isso se calhar só daqui a uns meses é que terei isto a bombar, mas a ver se faço tudo pela regra.

 

Ah, isto trouxe um filtro interno com tubo de cascata com capacidade para 300L e diz que da para aquários de máximo 60L. É de fiar ou devo pensar em colocar um de 400 ou 600? Justifica?

 

Não estou a pensar colocar plantas vivas. Por isso a luz é um extra mas não sei se é demasiado forte ou é só impressão minha por ele ainda estar vazio.

 

O termo imagino que um de 50 chegue. Eu sei que por um tudo nada mais arranjo um de 75 mas as variações de temperatura são baixas no local e não me deve justificar mais energia.

 

Ah, a minha peixa como se está a portar bem deve ficar no aquário que está por mais uns tempos.

Próxima intervenção será remover a "prateleira" e arranjar um esconderijo decente para ela :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim sim.

 

Para um peixe como o tricogaster azul essa dimensao esta adequada. Sugiro como companhia outras especies asiaticas, como os barbos titeia. Podes juntar 5 a vontade.

Nao aconselho juntar mais tricogaster, mas cada um sabe o que quer.

 

Se o aqua nao for superpovoado esse filtro chega. A espuma pode ser limpa so de 2 em dois meses com agua retirada do proprio aqua.

 

O termostato e suficiente. So vale a pena ligar la para o fim de Setembro, a nao ser que o Verao termine precocemente. 24-25 graus esta bem.

 

Sem plantas tira uma lampada se forem duas e acende so 6 horas por dia, maximo 8.

 

Mas o passo seguinte sera comprar um areao de granulometria grande, 5mm ou mais para ser facil de limpar. A seguir umas plantas faceis e ja esta: fetos de Java sao tambem Asiaticos e faceis de manter em areao grosso.

 

Com estas condicoes sera um prazer ver os peixes a ganhar cor e crescer.

 

Parabens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa é exactamente a minha linha de pensamento :)

 

Pode ser que consiga meter um escalar :P

 

A ver como corre. Eu tenho é receio que como o filtro é de kit não seja nada por aí além. Também se vir que não chega meto outro.

 

É só uma lâmpada.

 

Planta é que estou um pouco renitente por causa dos substratos e não sei quê.

 

Hoje ela andava assim :)

 

1346967168picsay1346967.jpg

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.