Ajuda - Novo Aqua 240L


Recommended Posts

Olá Pessoal!

 

Tenho actualmente um aquário de 54L há cerca de 3 anos e com a mudança de casa decidi comprar um novo... com 240L.

 

A mudança é bem grande, ainda só tenho o aquario, e agradecia (MUITO) a ajuda para comprar tudo o que me falta e algumas dicas. :sorry:

 

É um aquário 120X40X50 da Scalare. Terá sido boa escolha? :whocares: Mas fica benzinho na nova sala. :happy:

 

 

1 - Móvel: Preciso de um de 120 cm de comp., mas os "oficiais" parecem-me frágeis e caros, alguém sugere alg coisa?

 

2 - Calha: Só tenho visto a preços exorbitantes, não faço ideia de marcas, iluminação adequada (visto que vou ter plantas), se LED ou não... help?

 

3 - Filtro: Tenho actualmente no aqua pequeno um Eihem 2213 com rocha vulcânica, estava a pensar adquirir outro igual, acham suficiente?

 

4 - Termostato: Talvez um da Eihem de 150W? Será insuficiente?

 

 

Por enquanto... é isto! Depois disto irei preocupar-me com substrato e areão, decoração e peixes. :rolleyes:

 

Por favor, quem puder dar umas dicazinhas!

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Vê o meu tópico na minha assinatura. Tenho um aquário igualzinho ao teu, Vê o material que tenho para teres uma ideia do que precisas! ;)

 

Eu comprei as coisas a pensar na melhor relação custo/qualidade. Não é material topo de gama, mas tem funcionado tudo sem problemas!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lilah!

 

Obrigado! ;)

 

A régua comprei aqui:

 

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=687&pageNum_AquarioRS=0&idcat=5&cat=&subcat=&menu=6

 

O móvel é mais complicado... Sei que na aquartist ou mesmo na Scalare vendem móveis. Talvez sejam um pouco mais caros, mas não te esqueças que não podes pôr qualquer coisa por baixo do aquário. Ainda são uns bons 300 kg de peso (água + areia+ pedras/troncos)

 

Se tiveres jeito para bricolage há na secção dos DIY muita malta que fez os próprios móveis.

 

Podes ainda aproveitar os planos desses DIY e pedires a alguém que te faça o móvel.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem já comprei calha e móvel. Só depois vi que a régua é bem mais barata! Não percebo muito bem a diferença entre uma coisa e outra... :sorry:

Optei por uma calha de 3x54w, custou-me 140€... Será razoável?

 

Agora filtro tenho um Eihem 2213, estava a pensar colocar outro igual, mas tenho dúvidas se será suficiente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compraste a calha a um excelente preço!! Foi uma boa compra.

 

A régua dupla custa 40 + 2 lampadas + dois reflectores + dois apoios laterais = 95 € ± e não fica tão bonito como a calha. Para ter 3 lampadas iria precisa ou de comprar mais uma regua de uma lampada ou adaptar (foi o que fiz).

 

Por isso sim, fizeste boa compra! ;)

 

O sistema de filtração deve debitar 3 a 5 vezes o volume do aquário por hora. Vou te ser sincero, tirando casos muito especificos, é melhor apontar para um mínimo de 5X o volume. É sempre preferivel filtração a mais do que o inverso. No teu caso, como não ficas com 240 L uteis, depois da areia etc... digamos que ficas com 200L, precisas de ter no total algo como 1000 L/H. Sabendo que o 2213 debita 440 L/H, e sabendo também que com o tempo, os filtros têm tendência para baixar o caudal, teres 2 2213 pode não ser a melhor solução.

 

No entanto, depende tudo do tipo de aquário que estás a pensar montar e com que peixes.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Hello!

 

Depois das férias, retorno a este projecto, sendo que a demanda actual é a escolha do filtro...

 

Será o Ecco Pro 300 da Eihem, com caudal 750LH suficiente? Ou devo optar por outro? Estava também a ponderar o eheim professionel 3 2073, mas é mais caro e tem maior consumo...

Opiniões agradecem-se! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião o Ecco Pro 300 ficaria bem acompanhado pelo 2213 ou então optavas pelo 2073 ou 2075. Se conseguires chegar ao 2075 T resolves o problema do termostáto ( precisas no mínimo 200 w) ..e deixas de ter mais uma peça dentro do aqua

 

Acho que de luz estás bem servida...cerca de 0,8 W/L....deves optar por lampadas com 6500 K (x3) ou 6500 k(x2)+8000 k(x1), se quiseres plantas mais exigentes

 

Se entrares numa encomenda do forum a Aquaristic vais ver que os preços são bem mais simpáticos...Aproveita hoje que está a fechar uma..;)

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião o Ecco Pro 300 ficaria bem acompanhado pelo 2213 ou então optavas pelo 2073 ou 2075. Se conseguires chegar ao 2075 T resolves o problema do termostáto ( precisas no mínimo 200 w) ..e deixas de ter mais uma peça dentro do aqua

 

Acho que de luz estás bem servida...cerca de 0,8 W/L....deves optar por lampadas com 6500 K (x3) ou 6500 k(x2)+8000 k(x1), se quiseres plantas mais exigentes

 

Se entrares numa encomenda do forum a Aquaristic vais ver que os preços são bem mais simpáticos...Aproveita hoje que está a fechar uma.. ;)

 

O 2075 é um batelão de dinheiro e o 2073 também já ultrapassava o meu orçamento, mas se realmente for a única/melhor hipótese... é que tenho receio que o ECO seja insuficiente ou que juntando com o 2213 continue a ser insuficiente, e que eu acabe a ter de fazer limpezas a toda a hora aos filtros...

 

Não sei o que faça, pois o ECO para além de ser um pouco mais acessível que o 2073, tb tem menos consumo energético...

 

Vi também um da sunsun já com UV a 99€, mas Eihem acho que é sempre muito mais fiável...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.