Onde deve ser instalado o Filtro UV, antes ou depois do filtro biológico?


Recommended Posts

Olá!

Comprei um filtro UV e estou com algumas duvidas onde o instalar.

Gostava de saber a vossa opinião sobre onde deve ser instalado o filtro UV, antes ou depois do filtro biológico?

Será:

BOMBA » FILTRO UV » FILTRO BIOLÓGICO

ou

BOMBA » FILTRO BIOLÓGICO » FILTRO UV

 

 

O meu Lago de carpas 2000 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu considero que deve ser colocado após o filtro biológico, pois assim garantes que existem bactérias no filtro e caso haja algum problema, virão bactérias do aquário/lago para o filtro.

já vi para todos os gostos, espera pelos entendidos.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu considero que deve ser colocado após o filtro biológico, pois assim garantes que existem bactérias no filtro e caso haja algum problema, virão bactérias do aquário/lago para o filtro.

já vi para todos os gostos, espera pelos entendidos.

 

Também penso que assim seja a melhor maneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho 2 canais separados no lago. colocas um T no meio com uma torneira para ajustar e grande parte da agua vai par o fitro mecânico ou biológico e outra parte vai para o Uv -> lago.(facilita muito regular o caudal de agua do UV num lago)

até já tive o uv dentro do bidão do fitro biologico(o uv era a ultima passagem da agua ou seja estava depois da midia), ,desde que a luz não insida sobre a media "biolgica" está tudo ok.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já instalei no fim do filtro biológico!

Também para evitar que alguma sujidade se instale no UV

Ao fim de ligar o UV 3 horas por dia em 2 dias, a água do lago ficou cristalina.

 

Vejam o esquema de filtragem do meu lago.

esquemadefiltragemdolag.jpg

 

Qual a vossa opinião?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual é a capacidade do lago?uns 2000 litros?

 

porque não usas só uma bomba e a colocas na zona mais funda?

 

Se a bomba é de 1700l/h é capaz de ser um pouco demais para o uv,o bom era mesmo dividires o fluxo,se bem que deve perder muita pressão depois de passar pelo filtro todo.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual é a capacidade do lago?uns 2000 litros?

 

porque não usas só uma bomba e a colocas na zona mais funda?

 

Se a bomba é de 1700l/h é capaz de ser um pouco demais para o uv,o bom era mesmo dividires o fluxo,se bem que deve perder muita pressão depois de passar pelo filtro todo.

 

Sim tem 2000 litros.

A bomba do lado esquerdo está no sítio mais fundo do lago e passa pelo filtro biológico e pelo UV.

E a bomba do lado direito é só para o pote (cascata) e para o repuxo, esta só trabalha durante o dia.

 

Se calhar só uma bomba chegava para fazer isto tudo!

Editado por Fernando Fernandes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais