Recommended Posts

Publicado

Boas,

iniciei-me neste hobby à pouco tempo e neste momento estou com as dúvidas existenciais no que toca a flora que se dê com kinguios. Uma vez sendo peixes "escavadores", omnívoros sei que corro o risco de se tentar plantar o que quer que seja que o mais provável é que eles tentem revirar a flora (falando na resistente o suficiente para nao ser comida)

andei a pesquisar de uma lista de plantas que se dão com kinguios e tenho tendência a gostar delas o mais verdes possivel:

anubias

echinodorus horizontalis

higrophilas

valisneria (só na espécie mais verde possível, mas sei que com luz a mais sao "pragas")

da mesma lista havia outras que nao achei grande piada, nomeadamente:

vesicularia dubyana (so gostei quando um gajo adaptou para a agarrar a um tronco velho, parecendo um bonsai e ficou bem fixe) é boa ideia para aqua com kinguios?

ceratophyllum demersum (para alem de nao gostar do aspecto nao sei se nao é fina e espinhosa demais)

anacharis (idem idem aspas aspas)

ceratopteris thalictroides (idem...)

lemna minor (faz-me lembrar água suja)

alguém deste fórum sugeriu um site ( http://www.tropica.com/dk/forside.aspx )que procurei e a minha tendência manteve-se no que mais me fez lembrar "oriental" e uma vez o site nao ser especifico no que toca agua fria/quente nem a niveis de água, manutenção ou o que quer que fosse venho aqui pedir ajuda...

monosolenium tenerum, que acham? ou cladophora aergragrophilla?

uma vez sendo de origem oriental, gostava de manter a flora na mesma onda, mas...? existem mais que nao conheça? ideias? sugestões?

seguem então as minhas dúvidas:

quais as plantas de água fria e orientais fortes?

musgo de java ou qualquer outro musgo ou tapetes fora de questão, ou nao?

mesmo que nao sejam orientais, que flora aconselham?

precisarei de que tipo de lampadas? e cuidados espciais, co2, no2 ph, e afins?

ajuda :(

Cumpts

O meu Aqua

Publicado: (editado)

Antes demais diz-me o tamanho do aquario por favor.

PS: Não uses anubias por muito grandes que sejam que eles comem-nas

Editado por manuel2009had
Publicado:

Antes demais diz-me o tamanho do aquario por favor.

PS: Não uses anubias por muito grandes que sejam que eles comem-nas

Hey,

O aquario é um Aqua Light de 130lt (100x40x30)

Cumpts

O meu Aqua

Publicado:

Valisnerias não comem e as sagitaria também não por incrível que pareça.

Ok, comprei alguns pés de valisneria e "tapete". Trouxe ainda um tronco grande e algmas pedras. Já posto fotos da evolução :)

Cumpts

O meu Aqua

• 3 semanas depois...
Publicado:

boas

trago novidades:

echinodorus a e b (nao sei a subspecie) que está no meu post...

as novidades éq uma vez tendo mudado a alimentação dos meus peixes, nao os tenho visto a "pastar" tanto. mas desde que comprei as echinodorus o pleco que tenho anda em altas...

as folhas de cada uma das 3 estão a enfraquecer nas pontas e a descolorar e em todas noto "manchas, para alem de algumas folhas estarem literalmente comidas, nomeadamente echinodorus. e na espécie mais verde desta, era suposto ter um caule com algo que me pareceu ser umas sementes, resta metade meio vivo e meio apodrecido.

a verdade eq comprei echinodorus por me terem dito que eram "incomestíveis" pela parte das minhas "vacas ruminantes", nao sei se poderá ser da luz, da falta de fertilizante...

Postarei fotos de como realmente estão as plantas.

Obga :)

Cumpts

O meu Aqua

• 4 semanas depois...
Publicado:

Qualquer planta de folha rija é boa :) Eles só as mordem à medida que as folhas vão morrendo, nem tens de as podar nem nada.

E não tenhas medo que eles as arranquem porque se a planta tiver um vaso a prender as raizes eles não as arrancam de maneira nenhuma. A não ser que já tenhas peixes de quilo :P

Se tiveres um aquario simples, só com uma planta ou duas, sem fietilizantes, sem co2 etc (como eu tenho) o unico cuidado que tens de ter é não ter luminação muito forte. Escolhe uma lampada das mais fracas porque se não as algas cobrem as folhas das plantas e se elas forem de crescimento lento podem ser completamente abafadas e morrem.

Em relação ao musgo, depende do feitio dos peixes que tens. Os peixes dourados tem personalidades distintas. Eu tenho um peixe que passava os dias a comer musgo até que o acabou mas os outros raramente lhe tocavam.