Recommended Posts

depende de como a queiras fazer... podes optar por branco ou azul...podes optar por 3-5-10 ou mesmo 20mm...brilho normal ou "super-brilho". Tudo depende do que queres fazer e como queres fazer.

 

eu pessoalmente uso 5mm alto-brilho de 8000mCd mas depois difundo a luz. mas nao há uma unica maneira de fazer...

 

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ouvi dizer que fazes Moon-lights! Quanto levas por fazeres uma para o meu aqua de 1mt? Eu talvez consiga fazer, mas pode não ficar bem feito, preferia comprar, se não for muito caro!

 

Fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha moonlight é um simples Cold - Cathode azul normalmente vendido para Moddings em Pc´s

Custou-me 5 euros :) . Muita gente usa isto como moonlight no estrangeiro :D

o Cold cathode não é mais que um tubo com 2 led´s nas extremidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais umas dicas para moon ;)

A minha foi feita com material bem baratinho:

 

- 3 leds brancos tirados de 3 porta-chaves a 0,50 Eur cada (volta e meia vejo destes porta-chaves a venda numa grande superficie a 0,50 Eur ou 1 Eur)

- 1 calha de passar fios que tinha la por casa :) (mas acho que custa cerca de 3 Eur uns 2 metros)

- 1 transformador que andava la por casa.

- 3 resistencias.

 

Feitas bem as contas, so tive que comprar os porta-chaves, pois o resto já existia ;)

E lá está a funcionar a uns mesitos 24h/dia. So faz falta a noite, mas durante o dia não incomoda ninguem... e evita ter que ligar e desligar, ou usar outro timer :D

Este sistema está a funcionar num aquario de agua doce, mas devo construir outro identico para o salgado que vou montar :)

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em Portugal compro na Niposom, ao pé do Arieiro...mas normalmente compro no estrangeiro...mas da ultima vez que mandei vir leds foram 500...por isso os portes compensam.

 

Quando digo que difundo a luz, que dizer que faço a luz difusa, espalhada.

 

Uso um transformador que dê para regular o brilho da moonlight em vários "steps" para se colocar a luz com a intensidade mais apreciada e para subir a intensidade para quando se quer mesmo ir para a frente do aquario ver os peixes nocturnos a passear, ou para meter no minimo apenas para dar ar de noite em que apenas se veem contornos e só de alguns peixes que passem por zonas mais iluminadas. Depois é preciso adequar o transformador ao numero de leds e de maneira a que permita fazer estas variações. Cuidado que nao basta calcular resistencia...é preciso calcular a potência dissipada, mas isto depende da maneira como fizerem a moonlight.

 

Colocar bem estanque os pontos de solda, ja que a solda oxida facilmente e meter aquilo minimamente estetico sem comprometer o preço.

 

Quanto aos cold cathode...muita gente usa, e muita gente está contente, mas pergunta ao António Victor o que acha de cold cathode e LED. Não estou a dizer que é mau...estou a dizer que na minha opinião , é melhor!

 

Miguel Antunes , tens MP

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais