Iniciação Bettas


dg12

Recommended Posts

Boas a todos os leitores!

 

Recentemente adquiri 3 bettas fêmea e um macho (coroa de rei). nada me foi dito na loja onde comprei de caracteristicas e comportamentos destes.

 

Tenho um aqua 55x35x30, bem plantado (cabomba, hygrofila polysperma (e sunset), demersum foxtail, etc...), com areão substrato fertil. Já lá tinha 3 ancystrus juvenis e um peixe borboleta (também de fundo).

 

Coloquei os bettas todos dentro do aqua e não vi nada de estranho. Vou aqui ao forum de aquariofilia vejo que o macho é muito temperamental e agressivo. Como faço para criá-los agora dentro do aqua? A temperatura está a 27º com termostato, filtro interno biobox da aqualantis.

 

Posso enviar também fotos se for preciso.

 

Não terei algum problema de ataques e afins?

 

Obrigado desde já a todos os leitores.

 

cumps, david

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente,

 

Já tenho os bettas há 48h dentro do aqua, as 3 femeas e 1 macho, e não há sinal nenhum de agressividade. Já cortei um copo de plástico ao meio e colei as 2 metades em ladoos opostos do aquário, ao cimo da água, de modo que apenas 1.5cm fique submerso. Mas o macho não se interessa pelos copos :)

 

Anda apenas a percorrer o aqua todo. As femeas parecem já ter uma cor mais brilhante do que quando vieram para casa.

 

Irei colocar fotos do meu aqua e fauna e flora.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essas dimensoes e esses peixes pode nao haver problemas.

Ate que se forme um casal, nao vai haver molho. Mas como sao 3 femeas a atencao vai estar dividida e pode correr bem.

 

Se os Ancistrus forem pequenos pode haver ataques surpresa. Se aparecer algum morto ja se sabe o que foi.

Os Betta sao muito traicoeiros com peixes 'neutros', atacam subitamente a cabeca. mas depende do animal em si.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente, aqui vão as fotos:

 

 

bettas5.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

bettas2.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

bettas1.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas gabriel,

 

Então é boa ideia tê-los todos junto no aqua? Ou será melhor comprar uma betteira? Ou separar o macho para um aqua 40x20x20 que tenho por montar? falta-me é os acessórios todos :)

 

E como faço para o macho começar a contstruir o ninho? na 2a foto dá para ver que tenho um copo cortado ao meio ao cimo da agua. Que mais devo ter em atenção?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E como faço para o macho começar a contstruir o ninho? na 2a foto dá para ver que tenho um copo cortado ao meio ao cimo da agua. Que mais devo ter em atenção?

 

Eu gosto de ter bettas mas nao me meto com a reproducao.

Ha muita coisa escrita sobre isso, geralmente coloca-se um femea num frasco dentro do aqua onde esta o macho ate que ele se interesse por ela.

Depois e so solta-la e ja esta.

Na fase do ninho o macho fica irrascivel e ataca tudo o que mexe e passar perto.

 

A femea tem de ser removida e tratada porque fica ferida, apos alguns dias o macho tambem tem de sair.

 

Ou seja, para criacao sao necessarios pelo menos 3 aquarios. Isto sem falar de sistemas de eclosao de artemia e outra comida viva, para quem queira mesmo bons resultados.

 

Ou seja, eu torcia para que o macho nao fizesse ninho nenhum...

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah,

 

Eu até tenho 4 aquas (um 55x35x30 onde está tudo junto agora, um 40x20x20, e 2 aquarios globo), o problema é que só tenho um filtro interno e um termostato :/

 

Eu até os separava todos, mas seria preciso material para os 4 aquarios, certo? Mas até poderia deixar o macho no 40x20x20 e as fêmeas no 55x35x30.

 

Para a eclosão de aremia e a outra comida viva. No forum betta que me indicaram, têm lá um video a explicar como se cria a papa para os alevinos a partir de uma cultura. Isso nao bastaria?

 

Eu por exemplo aos bettas agora de momento dou-lhe flocos tetra rubin, e até de vez em quando, vão 'bicar' numas pastilhas de fundo que dou aos ancystrus :)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquario para mim e um recipiente transparente com agua suficiente e um filtro que permita o ciclo basico do azoto.

 

O termostato e altamente recomendavel, exceto se faz calor como hoje!

 

Globos nao fazem parte desta categoria, dada a dificuldade de la colocar um filtro interno e um termostato: embora seja possivel nao e pratico e litragem nao e geralmente famosa.

 

Ou seja, tem 1 aquario e partes de um segundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente. Afinal ainda tenho uma bomba de ar de 2W, que não deve servir de muito.

 

Estou a pensar ir aos chineses um dia ainda desta semana comprar material adequado para o meu 40x20x20. Aconsehlava fazer por exemplo uma divisão desse mesmo aqua em 4 partes iguais e colocar lá os 4 bettas? eu até vou arranjar uma dose de musgo de java, e poderia colocar na divisão do macho, tal como um copo à superficie para ele tentar fazer o ninho.

 

Assim pouco a pouco, se visse que o macho começava a ficar doido pelo vidro da divisão com uma femea, juntava-os.

 

Que diz?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora neste momento o macho parece estar interessado apenas numa das femeas. Anda à volta dela e persegue-a. Faz isto durante uns 20 segundos, e depois pára. E mantém-se calmo, continua a 'vasculhar' o resto do aqua. Passado um tempo, retoma a perseguição, mas sem violência nem muita agitação.

 

Que quer isto dizer?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se se dão bem porque é que os queres separar? Convém é estar atento. Eles podem conviver pacificamente. Quanto à reprodução penso que este site tem a informação necessária: http://forum.mundodosanimais.pt/peixes-aquariofilia/reproducao-dos-bettas-com-fotos-por-niarctaa/ Também podes ver videos no youtube :)

 

Penso que tal como as pessoas cada animal também tem a sua própria personalidade. Eu tenho um aquário pequeno e tenho 5 Bettas femeas e 1 Macho Betta e dão-se todos lindamente.

 

 

Como podem ver:

 

bettastogether.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Editado por Deanta

Procura-se: http://www.encontra-...g/anuncio/20716

 

Não sabe o que oferecer? Inspire-se em http://www.facebook.com/Thor.Bijutaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Deanta

 

Obrigado pelas dicas. E já estão no aqua há 2 semanas andam todos alegres :)

 

O macho de vez em quando 'corre' com as femeas, mas é comportamento natural dele. Já encostei 2 metades de copos de plástico às bordas do aqua, mas ele ainda não mostrou interesse em fazer nenhum ninho. Tenho musgo de java no aqua e vou arranjar musgo fissidens, para por num tronoc de videira amificado que estou a tratar, para fazer um habitat mais natural :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais