Regresso ao mundo fantástico da aquariofilia


Recommended Posts

Boa noite!!!

Como alguns ainda se devem lembrar à uns tempos atrás eu iniciei-me no mundo da aquariofilia com peixes de água fria!!!

Depois de alguns conselhos dados pelos membros mais experientes do fórum decidi, depois de conseguir convencer a minha filha, devolver os peixes de água fria à loja e desmontei todo o aquário, limpei-o e decidi começar do 0, sem decoração artificial, apenas com plantas e desta vez com peixes de água quente!!!

Após o ciclo do azoto e de a amónia estar finalmente a 0 decidi introduzir os primeiros habitantes, 2 corydoras e se a vendedora não me enganou 2 barbos cereja, hoje a minha esposa foi a outra loja para comprar limpa fundos e a vendedora vendeu-lhe mais 2 corydoras, assim sendo neste momento tenho 4 corydoras e 2 barbos cereja!!!

O PH do meu aqua está um bocado elevado, 7.5, no entanto não o consuigo baixar de forma alguma, tenho turfa colocada no filtro, juntamente com a esponja de carvão e já coloquei inclusivé o JBL PH minus e nem assim baixou, se puderem dar uma ajuda agradeço!!!

 

Setup

sirius 60 de 54 litros

ecofilter 300 de 8w com esponja de carvão 600 l/h

termóstato aquarium glass heater ht-610 de 100w

Temperatura da água 26/27º

 

Neste momento encontra-se assim!!!

 

Estou a pensar em colocar ainda um grupo de 6 neon's e de 6 guppyes e ainda um peixe cobra???

Acham que o número de peixes será demais ou está bom para o tamanho do aqua???

 

20120619173119jpg.jpg

Tenho ideia que estes dois são os barbo cereja!!!

 

20120619173126jpg.jpg

 

Vista geral, no entanto já mudei o termostato para a lateral do aqua!!!

20120619173609jpg.jpg

 

20120619173629jpg.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes com o ph, não é por estar assim que vai incomodar os peixes. está atento é se ele sobe mais. o peixe cobra a que te referes é uma kuli? se for pode ser, senão tens de especificar a espécie.

Em relação aos guppyes e aos neos acho que devias colocar só um deles. guppys preferem águas ligeiramente alcalinas e neos ligeiramente ácidas.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ao contrario do cmam, eu acho que podes meter bem uns 7 neons e 2 casais de guppies deves é tentar esttabilizar o Ph nos 7.0 eu tenho um aquario da mesma litragem...na minha opinião a razão do Ph estar alto deve ser o substrato,qual usas-te?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:sign_welcome:

 

Qual é o pH da tua água da torneira? Aparentemente não tens nada no aqua que faça subir o pH, portanto poderá ser mesmo da água da torneira. Ponderas fertilizar o aqua com CO2? Se a resposta for sim, isso vai-te fazer baixar o pH e as plantas vão agradecer ;)

 

Quanto à fauna, lamento mas não são barbos cereja (http://www.aquahobby.com/gallery/b_cherry.php) mas sim barbos sumatra albinos (http://aquariosdoeverton.blogspot.pt/2008/08/andando-pela-net-me-deparei-com-um-cor.html). Atenção que estes últimos tendem a ser um pouco agressivos e a mordiscar barbatanas, pelo que guppys não serão a melhor escolha. E o que te referes a limpa-fundos é o que está na última imagem? Se sim, lamento também dizer-te que não é...a meu ver é um ancistrus ou synodontis. Nota que estes peixes atingem tamanhos consideráveis (10-15 cm, ou mais) e num aqua de 60 l...Limpa fundos tipicos são as corydoras (há várias). Essas sim bem mais pequenas.

 

Eh pah não quero parecer desmancha prazeres nem nada que se pareça, e a culpa não é tua, simplesmente há lojistas que não sabem o que estão a fazer e só vêm lucro à frente.

 

Concelho: põe ai um fundo preto (vinil ou cartolina) que acho que ficava melhor.

 

Abraços

--

 

Marco Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pelas respostas e opiniões!!!

Quanto ao PH tenho ideia que não subirá pois está estabilizado nos 7.5 à cerca de 1 mês!!!

Se realmente os limpa vidros vão crescer assim tanto então terei mesmo que os substituir, mas realmente foi nas 2 lojas que me disseram que eram corydoras!!! Vou tentar tirar uma foto às 4 para ver se realmente são todas da mesma espécie!!!

O substrato usado foi o sera floredepot, 2.5kg e depois areia de praia devidamente lavada mais do que 1 vez e depois colocada por cima do substrato.

Realmente o peixe cobra que quero é uma kuli!!!

Os peixes que estão na imagem não são limpa fundos mas sim limpa vidros, agora não sei ao certo a respectiva espécie mas se alguém puder ajudar agradeço!!!

Não estou a pensar em fazer a fertilização com co2!!!

Quanto ao vinil preto vou pensar seriamente nisso pois assim tapa os fios que se vêm atrás!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

... e depois areia de praia devidamente lavada mais do que 1 vez e depois colocada por cima do substrato...

 

 

Aí tens a razão do pH estar alto! Nunca se deve pôr areia (ou rochas, conchas, etc) que venham da praia, pois na sua maioria têm características que fazem subir o pH!

 

Mas para ter a certeza, faz assim:

 

1- Arranjas dois copos

2- Num pões só a água da torneira, no outro pões um bocado dessa areia e enches com água da torneira!

3- Passado 48h/72h, faz o teste de pH aos dois copos!

 

Conclusão: se o copo que têm a areia tiver o pH mais alto que o do sem nada, ficas a saber que é a areia que te está a alcalinizar (subir o pH) a água!

 

De qualquer maneira. era bom que soubesses a que valor sai a água da torneira, para conseguires comparar!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Ph da minha torneira sai perto dos 7.5 e depois de colocar no aquário mesmo com a areia da praia mantém-se nos 7.5!!!

Quando tinha o aquário de água fria não tinha areia da praia e o PH também não saia dos 7.5, só acho estranho é agora que tenho a turfa no filtro e já lhe coloquei o JBL PH minus ele mesmo assim não baixar!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ter um efeito tamponizador muito alto na água o que faz com que o pH não altere. Qual é o kH da água?

 

Quanto à fauna existente, tenta tirar umas fotos aos limpa-fundos e limpa-vidros para a malta de poder ajudar

--

 

Marco Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

20120619173119jpg.jpg

Tenho ideia que estes dois são os barbo cereja!!!

 

André, como aqui já disseram esses peixes aí são Barbos Sumatra Albino.

Gostava que me dissessem como são os Barbos Cerejas, pois nunca vi um.

Editado por RicardoR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.