Nutrientes importantes


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Tenho um aquário plantado, montado a cerca de 1 semana. Além do CO2 pressurizado gostaria de adoptar um sistema de fertilização e e estou a pensar adoptar o sistema da seachem, no entanto, isso implica custos elevados, por isso tou a pensar ir comprando os fertilizantes aos poucos mas gostaria de saber quais os mais importantes para que compre primeiro.

 

A seachem dispoe dos seguintes fertilizantes :

 

Flourish

Flourish Excell ( ja tenho)

Flourish Iron

Flourish Nitrogen

Flourish Phosphorus

Flourish Potassium

Flourish Trace

 

A flora que tenho no aqua é :

 

micranthemum micranthemoides

micranthemum umbrosum

Eleocharis Parvula

Staurogyne repens

Anubia Barteri

 

 

Abraço

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estes são os mais importantes

Flourish Excell

Flourish Iron

Flourish Nitrogen

Flourish Phosphorus

Flourish Potassium

 

O Flourish é um "tudo em um" os Traces como o nome diz são necessários em pequenas quantidades que muitas vezes as TPA's são suficientes

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o mais importante de todos é o ferro sem duvida... pelo nome penso que seja o "iron".

 

Devias ter calma com a fertelizaçao.. pois sendo o plantado recente as plantas podem nao consumir todos os nutrientes, e ai vais ter um problema com algas. Tenta nao usar grande coisa no primeiro mês, e depois disso vai vendo o que faz falta atraves de algusn testes tais como;

 

Nitrato para o nitrogenio

Fosfato para o fosforo

Ferro.

 

alguem me corrija se estiver enganado...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Acho que devias dar mais informação sobre o aquário em questão, litragem? substracto fértil? tipo de iluminação?

 

O "trace" deduzo que seja micros, em principio convém adicionar, o "iron" em princípio também. Já os restantes vai depender da carga orgânica que o áqua produz, sem mais dados não vou opinar.

 

Contrariando o #Tiago23#, parece-me ser opinião dos entendidos que a falta de fertilização provoca algas, o contrário não.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao concordo A. Ferreira

 

As minhas fontes sao por ex: do livro "aquapaisagismo" ... as algas como qualquer planta têm 3 tipos de alimentaçao... Luz nutrientes nao água e no substracto... agora pensa... se nao comeres morres... é assim com todos os seres vivos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O A. Ferreira está correcto, o excesso de fertilização não provoca algas, o que provoca algas é a carência, aliás seguindo a prática do Tom Barr, os nutrientes mais importante são os Macros (NPK) Nitratos (fonte de azoto), Fosfatos e Potássio tendo que os valores devem rondar

Nitratos [20,30]ppm

Fosfatos [2,3]ppm

Potássio [20,30]ppm

 

Ferro apesar de ser considerado micro, é um importante fertilizante por isso a seachem optou por o colocar em separado, mas não é mais importante que os outros Macros

Trace são os micros e são os menos importantes e necessários em menor quantidade, mas não deixam de ser fundamentais.

 

Normalmente um aquário produz por si só Nitratos, mas convém sempre saber se a quantidade de plantas, luz, CO2 potencia uma maior fertilização de Nitratos ou não

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao concordo A. Ferreira

 

As minhas fontes sao por ex: do livro "aquapaisagismo" ... as algas como qualquer planta têm 3 tipos de alimentaçao... Luz nutrientes nao água e no substracto... agora pensa... se nao comeres morres... é assim com todos os seres vivos...

 

Não comem as algas e não comem as plantas... e plantas fracas não conseguem competir com algas de crescimento rápido. Por isso há que fertilizar para evitar carências nas plantas, mas também há que ajustar essa fertilização ao que temos no aquário (CO2 pressuarizado ou caseiro?, iluminação a 1W/L ou a 0.5W/L, muitos peixes e logo muita alimentação ou só plantas e camarões?) porque não vale a pena sobrecarregar a coluna de água com um nutriente, se não tivermos os restantes em conformidade.

 

Para o Pedrokas88:

 

Todos esses fertilizantes são importantes, mas os que eu não dispensaria eram Flourish Nitrogen, Flourish Phosphorus, Flourish Potassium e o Flourish (com micronutrientes), porque em conjunto com iluminação e injecção de CO2 fornecem tudo o que as plantas necessitam para se desenvolverem. O Excel é um fertilizante muito útil para potenciar crescimento, compensar falta de CO2 ou actuar localmente contra algumas algas. O Iron e Trace são micronutrientes com concentrações mais elevadas de ferro e elementos traço respectivamente, podendo ser úteis, mas não essenciais (o Flourish inclui esses elementos embora em menor concentração).

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta minha pressa ( pelo que ja vi errada), deve-se ao facto de que infelizmente, mais de metade destas duas especies apodreceu, e tive a podar as partes que nao estavam podres e replantei, fiz tudo corretamente e estranhei o apodrecimento destas duas especies de plantas. A parvula e as restantes plantas parece estar ok, embora ainda nao estejam a se desenvolver( tambem so montei o aqua a 1 semana e pouco)

 

 

Aqui vai um setup do aqua:

 

60x30x30 - 54L

 

Iluminação: PL 2X24

 

Filtro: Eheim ecco pro 130

 

Aquecimento: Elite 100w

 

CO2 pressurizado botija 500gr, difusor de vidro.

 

Substrato fértil: Aquabasis plus

Substrato inerte: Biologically alive subtrat da microblift

 

Tenho feito TPA's de 3 em 3 dias ( cerca de 1/4 da agua)

 

A flora já coloquei no primeiro post, e fauna ainda não tem obviamente.

 

Estou preocupado com apodrecimento das especies de micranthemum.

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta minha pressa ( pelo que ja vi errada), deve-se ao facto de que infelizmente, mais de metade destas duas especies apodreceu, e tive a podar as partes que nao estavam podres e replantei, fiz tudo corretamente e estranhei o apodrecimento destas duas especies de plantas. A parvula e as restantes plantas parece estar ok, embora ainda nao estejam a se desenvolver( tambem so montei o aqua a 1 semana e pouco)

 

 

Aqui vai um setup do aqua:

 

60x30x30 - 54L

 

Iluminação: PL 2X24

 

Filtro: Eheim ecco pro 130

 

Aquecimento: Elite 100w

 

CO2 pressurizado botija 500gr, difusor de vidro.

 

Substrato fértil: Aquabasis plus

Substrato inerte: Biologically alive subtrat da microblift

 

Tenho feito TPA's de 3 em 3 dias ( cerca de 1/4 da agua)

 

A flora já coloquei no primeiro post, e fauna ainda não tem obviamente.

 

Estou preocupado com apodrecimento das especies de micranthemum.

Esta minha pressa ( pelo que ja vi errada), deve-se ao facto de que infelizmente, mais de metade destas duas especies apodreceu, e tive a podar as partes que nao estavam podres e replantei, fiz tudo corretamente e estranhei o apodrecimento destas duas especies de plantas. A parvula e as restantes plantas parece estar ok, embora ainda nao estejam a se desenvolver( tambem so montei o aqua a 1 semana e pouco)

 

 

Aqui vai um setup do aqua:

 

60x30x30 - 54L

 

Iluminação: PL 2X24

 

Filtro: Eheim ecco pro 130

 

Aquecimento: Elite 100w

 

CO2 pressurizado botija 500gr, difusor de vidro.

 

Substrato fértil: Aquabasis plus

Substrato inerte: Biologically alive subtrat da microblift

 

Tenho feito TPA's de 3 em 3 dias ( cerca de 1/4 da agua)

 

A flora já coloquei no primeiro post, e fauna ainda não tem obviamente.

 

Estou preocupado com apodrecimento das especies de micranthemum.

 

ps: as especies que mais de metade apodreceu foram micranthemum micranthemoides e micranthemum umbrosum.

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ps: as especies que mais de metade apodreceu foram micranthemum micranthemoides e micranthemum umbrosum.

 

Onde é que compraste as plantas? Provavelmente não vinham muito saudáveis.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a Micranthemoides foi aqui no forum, as restantes foram todas na Crystal red, sinceramente as umbrosum vinham muito esbranquiçadas e com muitas folhas a cair. O que aconteceu foi que foram apodrecendo rapidamente, podia ate pensar que era problema dos parametros de agua, etc. mas as restantes especies estao aparentemente bem.

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

Não percebi uma coisa: as plantas apodreceram nesta semana que o aquário tem ou tinham aprodrecido e voltaste a plantar agora?

Se foi nesta semana pode ser a adaptação das plantas.

Numa semana não acontecia esse fenómeno por falta de nutrientes, num aquário novo e com substrato fértil.

 

Podes por uma foto de algumas folhas?

 

Só mais uma coisa que por vezes se vê escrito que os Micros são menos importantes. Não são! São necessários em menos quantidade mas a importancia é a mesma. Muitas das vezes é uma questão de português, mas convem deixar claro.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

O #pmgsr# (Pedro), tem razão, os micros são essenciais, também acho que o apodrecimento das plantas não foi por falta de nutrientes uma vez que o áqua tem substrato fértil e a montagem é muito recente.

 

É adquirires novas plantas em bom estado que isso vai ao lugar. Tens iluminação com fartura (até demais na minha opinião), CO2 pressurizado e substrato fértil, tens tudo para dar certo.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu montei o aquario, e plantei as plantas, ao fim de uns 5 dias metade ja tinha apodrecido, caule e folhas. e outras mantiveram-se mas com algumas partes podres entao retirei-as, e cortei todas as partes podres e replantei so as que estavam boas.

 

Provavelmente, ja nao vinham da loja em boas condiçoes, por exemplo as umbrosum vinham ja com as folhas esbranquiçadas e muitas folhas a cair.

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu montei o aquario, e plantei as plantas, ao fim de uns 5 dias metade ja tinha apodrecido, caule e folhas. e outras mantiveram-se mas com algumas partes podres entao retirei-as, e cortei todas as partes podres e replantei so as que estavam boas.

Provavelmente, ja nao vinham da loja em boas condiçoes, por exemplo as umbrosum vinham ja com as folhas esbranquiçadas e muitas folhas a cair.

 

Provavelmente tens esses dois problemas: plantas que já vinham em mau estado; habituação das plantas.

Em que loja as compraste?

Há muitas lojas que têm plantas em péssimas condições pq estão lá há vários dias/semanas. Tenta comprar numa loja que receba semanalmente plantas (Aquaeden, etc).

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.