Algas petecas


BMSG82

Recommended Posts

ola malta.

 

ja á uns tempos valentes que ando com imensas algas petecas (aqueles tufos pretos) no meu aquario de 180 L

 

Comprei um Siamensis mas o "lambão" prefere a comida que dou aos peixes do que comer as algas ao inicio ainda "penikava" em algumas mas agora pouco....

 

setup

 

aqua 180L

filtro sunsun 1000L/h

Wave maker 3000L/h

2 x T5 6500k (8h/dia)

TPA 40% todos os fins de semana

Fertelizaçao em Pó todos os dias alternando macros e micros

Co2 Pressurisado

 

 

aparecem-me imensos pontos no vidro e nos troncos e o estranho é que onde ha mais é no glosso no chao o resto das plantas (as de medio e alto plano) nao estao afectadas

 

na semana passada fiz os testes.

 

Ph 6.2

Gh 5

Kh 7

No2 0

No3 10mg

fosfatos 0.2mg

amonia 0

 

se alguem for entendido no assunto agradecia que me explicasse o porque do aparecimento desta alga visto que os parametros e as condiçoes do aqua parecem-me mais ou menos razoavelmente bem....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola luis ja pesquisei isso tudo e nao cheguei a conclusao nenhuma.

 

em primeiro lugar acho que tenho as condiçoes ideais no aquario boa luz boa circulaçao e bastante co2.

 

aquario 180 litros

 

luz 2x39w 6500k, a calha é de 4x39w mas as outras duas estao desligadas

 

filtro sun sun 1000L/H + wave maker 3000L/H circulaçao da agua acho que esta optima ou ate demais

 

co2 pressurizado com cerca de 4/5 Bolhas p seg. o drop cheker ta sempre no amarelo (excesso).

 

 

 

eu estou é a desconfiar de outra coisa....., da fertelizaçao.

 

usava o TPN+ mas aconcelharam-me uns pos e juntar a agua destilada e faz-se o fertelizante dizem que é 3x mais forte que o da tropika.

 

o problemadeve tar nas gramas de cada elemento (pó).

 

de momento faço isto....

 

Macros

25g Potassium Nitrate

5.8g Potassium Phosphate (monobasic)

11g Potassium Sulphate

20g Magnesium Sulphate Heptahydrate (Epsom Salts)

500 ml distilled water

 

e depois tenho os elemtos "TRACE" que sao os micro nutrientes

 

3 g para 250ml de agua destilada.

 

ou seja faço TPA 40% aos sabados por isso começo com os macros depoisde fazer o tpa e durante a semanavou alternando um dia micros um dia macros..................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

ola luis ja pesquisei isso tudo e nao cheguei a conclusao nenhuma.

Lê com mais atenção...

 

em primeiro lugar acho que tenho as condiçoes ideais no aquario boa luz boa circulaçao e bastante co2.

O problema não está na luz nem no CO2

 

eu estou é a desconfiar de outra coisa....., da fertelizaçao.

Bingo...

 

usava o TPN+ mas aconcelharam-me uns pos e juntar a agua destilada e faz-se o fertelizante dizem que é 3x mais forte que o da tropika.

 

o problemadeve tar nas gramas de cada elemento (pó).

 

de momento faço isto....

 

Macros

25g Potassium Nitrate

5.8g Potassium Phosphate (monobasic)

11g Potassium Sulphate

20g Magnesium Sulphate Heptahydrate (Epsom Salts)

500 ml distilled water

 

e depois tenho os elemtos "TRACE" que sao os micro nutrientes

 

3 g para 250ml de agua destilada.

 

ou seja faço TPA 40% aos sabados por isso começo com os macros depoisde fazer o tpa e durante a semanavou alternando um dia micros um dia macros..................

Não tenho tempo para fazer contas, mas mais importante do que as concentrações dos sais que estás a usar, é teres um teste de Fosfatos (PO4) para medires a concentração desse mesmo nutriente na tua água.

Para acabares com as BBA, basta evitares carências de Fosfato na tua água, e depois é só usares Flourish Excel, ou outro equivalente, em cima das algas, que elas depois acabam por desaparecer.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

Estou com o mesmo problema que o user que criou este tópico, no entanto sei que não tenho falta de po4, no3, uma vez que neste momento tenho os seguintes valores:

 

ph- 6.4~6.8

no3 - 20 ~50ppm

po4 - 2.5ppm

co2 - caseiro mas em altas 2 garrafas a bombar

micros - adiciono de 2 em 2 dias

 

tpa de 40 lts

 

qual será a causa ? não queria introduzir químicos para acabar com as algas, mas em ultimo recurso......

cumpz

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Devias reduzir os nitratos... e o Flourish Excel é tanto "químico" como a água em que nadam os teus peixes. Usa-o.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia luis.

 

o valor que me deu no PO4 foi de 0.2mg sera um valor baixo.

 

o problema é k eu tambem nao tenho nenhuma tabela para ver quais sao os valores ideais dos testes de no3, no2, po4, kh, gh

 

apenas sei que os nitritos devem estar a zero e os nitratos entre os 20 a 30 correcto?

 

se o valor de PO4 que me deu for baixo entao deduzo que tenha que fertilizar mais com MACROS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais