Scleronephthya sp


nbexiga

Recommended Posts

Bom dia!

 

Comprei ontem este coral.

 

Qaundo o coloquei no aqua ele passados 30 minutos começou a abrir e a crescer normalmente, mas depois do nada fechou-se todo e ate agora ainda nao abriu... o que podera ser?

 

Os parametros da agua estão nos niveis.. esta com corrente nao muito forte mas suficiente como li sobre o coral, nao esta corrente directa...

 

Hoje vou comprar comida para lhe dar pois e um coral que necessita de ser alimentado, de ontem para hoje, dei-lhe o que dou ao resto do aqua, congelado.

 

Cumps Nuno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Esse é um coral não foto-sintético o que significa que não utiliza zooxantelas para ajudar na sua alimentação... necessitas alimentá-lo durante todo o dia, e provavelmente numa quantidade que o teu aqua não vai suportar.

 

Quem te vendeu o coral deveria ter-te explicado esse facto... é um coral para aquários muito específicos, montados apenas para esses propósitos.

Ele está fechado porque os nossos aquas não têm a quantidade de micro-partículas alimentares que ele necessita... já deves calcular o que lhe vai acontecer em seguida... :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

foi na aquaplante, disseram-me que era fotosintetico mas tinha que alimenta-lo... liguei agora para la para pedir se o podiam trocar... vou passar la logo e devolve-lo e trazer outro..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é uma Scleronephtya é considerado um coral azooxantelado... não tem simbiose e por isso não tem capacidade de fotosíntese. É possível alimentá-los e já começam a aparecer alguns aqua com muito sucesso nessa área. A questão é que são corais que necessitam quantidades colossais de comida por dia... muito para além daquilo que nós estamos habituados a utilizar. Só para teres ideia, um dos aquários mais espectaculares com esses corais tem alimentação contínua por cerca de 10 horas por dia.. tem as comidas preparadas numas tinas de laboratório dentro de um mini-frigorífico ao lado do aqua e com bombas doseadoras a dosear as comidas continuamente... já para não falar de sistemas de filtração muito agressivos. Se utilizasses 1/10 daquela comida no teu aqua por dia os outros corais não iam gostar...

 

Se tens a possibilidade de o trocar, e tendo em consideração que é mesmo essa espécie, então é o melhor a fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia! ;)

 

Ja o troquei, trouxe uma goniopora green sp.

 

ja esta la na parte de baixo do aqua, sem muita corrente direcionada... vamos la ver como corre...

 

os occeallaris e que ainda nao foram para la... havia uns na loja que estavam ao pe dela.. mas os que tenho no aqua ainda nao se aperceberam que teem um brinquedo novo...

 

e normal eles demorarem a ir para la para simbiose? ou podem ate nao irem mt a bola com ela?

 

Thanks

Abrç

 

P.S - mais uns dias ja posto umas fotos actuzliadas do aqua.. ja esta mais povoado! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

As Gonioporas também não são muito fáceis mas seguramente uma melhor aposta.

 

Os palhaços mesmo com as anémonas podem demorar muito tempo ou nalguns casos nem chegam a ir.

Os meus esfregam-se em tudo, desde as rodactis aos sarcos e actinodiscos. Dá-lhes umas semanas...

 

Aguarda e logo se vê. Por enquanto preocupa-te com o coral...

 

Abc

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá... infelizmente escolheste outro coral que provavelmente levará o mesmo caminho.

 

As gonioporas, apesar de tudo, são menos selectivas na comida do que as Sclenephtya, o que significa que normalmente aguentam-se muito mais tempo, principalmente se conseguires alimentar com comida em suspensão. Mas não deixa de ser necessário alimentá-lo pólipo a pólipo se não queres que ela comece a piorar. Eu tive no passado e posso-te dizer que ao fim de uns meses acabaram por começar a morrer... as particulas que temos em suspensão na água e a comida que colocamos especificamente para estes corais não chega para eles se manterem a longo prazo, pelo menos comida numa quantidade suportável pelos nossos aquas.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não quis ser tão pessimista porque tenho duas mas realmente não estão a 100%... Nem a 50...

 

Pelo que dizem, uma das formas de os alimentares é rodeá-la de um cilindro antes de a alimentares directamente. Isto ajuda a concentrar nela a comida que pões na água.

 

Não sei se ajuda...eu não o tenho feito mas por preguiça!

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa é uma boa forma de alimentar as gonioporas mas dá algum trabalho e ajuda a não poluir tanto a água do aquário, embora seja necessário fazê-lo com alguma frequência. Portanto no final acaba por se dar uma quantidade grande de comida para alimentar apenas 1 coral em condições, e isso resulta em poluição. Para além disso, mesmo com esse método alguns dos pólipos têm tendência a não captar comida em condições. Obviamente que não há comparação sequer com o primeiro coral que se falou... esse é muito selectivo na alimentação e não se alimenta de qualquer partícula que exista em suspensão, ao passo que as gonioporas tentam apanhar tudo o que seja "comida" - tipo caca de peixe e outros alimentos que também damos aos peixes.

 

Não queria parecer pessimista mas realmente o sucesso a longo prazo é muito muito reduzido, a não ser claro, se forem criadas condições ideais a esses corais, que normalmente nós não as conseguimos nos nossos aquários.

 

Só há um que se consegue manter com alguma facilidade... os Sun corals.

Esse torna-se fácil e é possível alimentá-lo e fazê-lo reproduzir-se com alguns truques... de resto não conheço mais nenhum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Obrigado pela ajuda quanto ao coral que troquei. Vou tentar ver se dura algum tempo, tentar alimenta-lo pelo menos 1 vez por dia (com seringa) alem do que depois tambem ja dou de alimento para os outros e tambem placton.

O que comprei para alimentar foi PhytoGold-S da Brightwell Aquatics.

 

A tecnia do cilindro a volta parece me boa , no entanto fazer isso todos os dias torna-se complicado, tambem pelo facto de estar sempre com as maos dentro do aqua... ou entao arranjar algo para chegar ao fundo.

 

Ela agora esta muito bem de saude , esta toda aberta com os polipos esticados, com corrente moderada, so alguns polipos em baixo e que estao pouco esticados.

 

Thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois tambem, dentro dos fotosinteticos para começar ser ser os zoanthus não tenho muita escolha..

que corais que sejam de facil manutençao e assim bonitos cores diferentes tenho para escolher?

 

sem pensar ainda em adicionar kalk , mag, etc... ou convem ja começar a dar kal, mag ? o nivel de ca anda nos 420 / 440.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...