Flauta na vertical ou na horizontal?


Recommended Posts

Bom....como o titulo indica a minha duvida é a seguinte?

 

Tenho um eheim 2213 para um aqua de 90x45x30. Como não tenho corys nem outros «limpadores» de fundo, como por a flauta? Na vertical ou horizontal? e já agora...junto á entrada de agua ou do lado oposto, como habitual?

É que em varias pesquisas aqui no forum....não é conclusivo, alias....pouco se fala nisso.

Um abraço e obrigado a quem possa ajudar.

Cumps.

Bruno

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

Não sei se ajuda mas dá uma vista de olhos neste topico:

 

http://www.aquariofi...showtopic=81801

 

Em resumo é ao gosto/necessidade do "cliente".

 

Por experiencia propria já tive problemas com com a flauta na vertical (toda dentro de água), num aquario provisorio de 40L, no "relaxe" não me apercebi que o caudal tinha diminuido substancialmente (provavelmente numa altura em faltou a luz por umas horas entrou ar no sistema e quando voltou não deve ter ferrado convenientemente) e so me apercebi quando alguns invetebrados/camarões morreram.

 

O problema foi que mantive a rotina da alimentação e fim de uma semana é de imaginar o que acontece aos supostos exedentes de comida e dejectos da fauna quando o filtro não esta a funcionar convenientemente.

 

 

Edit: Eu prefiro utilizar a flauta na horizontal logo abaixo do nível da água de forma a provocar alguma movimentação da água à superfície por forma a permitir as trocas gasosas ar/água (oxigenação)

 

 

Cumps

Editado por S@ntos

¸.·´¯`·.´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸><(((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho a flauta na horizontal a 2 cm da superficie do mesmo lado da entrada do filtro. Assim a corrente flui em relaçao ao comprimento do aquario, bate no vidro no lado oposto, desce e vai para entrada de agua do filtro. A intençao e fazer fluir a agua pelo aquario todo de forma a remover sujidade, transportar nutrientes para junto das folhas das plantas, etc...

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...pelos vistos é ao gosto e necessidade de cada um.

Vou deixar assim por uns tempos e ver o que dá. Como a tenho montado, acho que faz 2 em 1, ou seja, esta na vertical, mas com 2 furos acima da agua, logo proporciona oxigénio que chegue, por outro lado, penso que aumenta a circulação (volume) da água. Penso eu de que!!!!!lol

 

Tb fiz o mesmo no aqua com CRs(100*35*30)...pois umas das principais causas de mortalidade são os picos repentino de amónia (corrijam-me se estiver errado), ora como esses elementos encontram-se no fundo, através de fezes, restos de comida, etc...julgo que na vertical ....digamos que mexe mais com a agua. Não se me faço entender.

 

Cump.

 

Bruno Guerra

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.