S@ntos

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  1. S@ntos

    S@ntos

  2. Viva! Se quizeres fazer uma coisa mais "definitiva" (tipo ter um mala de transporte para férias, para levar e trazer os "pequenos") sempre podes dar uma vista de olhos neste Diy do David. Dá uma vista de olhos no tópico Mala de transportes para peixes http://www.aquariofi...ala +transporte Cumps
  3. Viva! Exprimenta dar uma vista de olhos neste topico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=136464
  4. Viva! Podes encontrar isso nas separparts num dos patrocinadores do Fórum Ex: http://www.seahorses...p?cPath=172_173 (Seahorseshop) http://crystalred.eu (Crystalred) http://www.pet4you.net (Pet4you) ... Neste link: vês as referências das peças do filtro Eheim 2213: http://www.pet4you.n...405fc99f738.jpg Contudo prepara-te para ouvir que esse filtro é insuficiente para a capacidade desse aquário (240L), e eu também estou de acordo (dependendo do que se queira meter lá dentro), hoje em dia é aconselhado um caudal de 5x (ou superior) para a capacidade do aquário. Os Filtro Eheim 2213 têm um caudal anunciado de 440 L/h. Seguindo o mínimo aconselhado o ideal para esse aquario de 240L (dentro da Eheim), será: Eheim 2217 – 20W – 1000L/h (Classic) ou melhor (mais económico mas mais caro): Eheim Pro 3 2073 – 16W – 1050L/h Mas conforme disse depende do que pretendes fazer e da fauna (se for ciclídeos estes valores terão de ser maiores) Espera por mais opiniões EDIT: Fiz confusão com filtro 2213, esse filtro 2013 realmente é antigo, é um filtro 390L/h, conforme mencionou abaixo o brancaman … Contudo parece que algumas das peças podem ser substituídas pelas peças do 2213 (turbina/veio…), por isso penso que a bangala, flauta, ventosas e a mangueira são idênticas ao do 2213. Cumps
  5. Viva! Não sei se ajuda mas dá uma vista de olhos neste topico: http://www.aquariofi...showtopic=81801 Em resumo é ao gosto/necessidade do "cliente". Por experiencia propria já tive problemas com com a flauta na vertical (toda dentro de água), num aquario provisorio de 40L, no "relaxe" não me apercebi que o caudal tinha diminuido substancialmente (provavelmente numa altura em faltou a luz por umas horas entrou ar no sistema e quando voltou não deve ter ferrado convenientemente) e so me apercebi quando alguns invetebrados/camarões morreram. O problema foi que mantive a rotina da alimentação e fim de uma semana é de imaginar o que acontece aos supostos exedentes de comida e dejectos da fauna quando o filtro não esta a funcionar convenientemente. Edit: Eu prefiro utilizar a flauta na horizontal logo abaixo do nível da água de forma a provocar alguma movimentação da água à superfície por forma a permitir as trocas gasosas ar/água (oxigenação) Cumps
  6. Boas Em tempos já tive um filtro desses (acho-os fantásticos, sempre a “bombar”, é um clássico…) Penso que tiravas mais rendimento (biológico) da seguinte forma: (de baixo para cima) 1 “saco” cerâmicas (Ehfimech) 1 Esponja (Ehfifix) 2 “sacos” Ehfisubstrato 1 Lã fina (Ehfisynth) Qualquer coisa como isto: De quando em quando é necessário limpar as mangueiras para não prejudicar o caudal da água, ter cuidado com o excesso de mangueira (utilizada desnecessariamente) e com curvas apertadas de forma a não estrangular a mangueira. O que te deve estar a influenciar no caudal são as esponjas e a lã (principalmente esta), eu retirava uma esponja e ficava só com lã a saída da água (cimo do filtro) Cumps
  7. Viva! Uma solução um pouco mais cara mas barata (+/-21€) e superior a esse filtro interior são filtros de mochila ou cascata desde que a tampa do aquário permita (ou então será necessário fazer um “mod”). Para a capacidade do teu aquário (+/-36L) por exemplo tens os Eheim Liberty 2041 (150) tem um caudal regulável até aos 560L/h e é económico (3W) Sempre é menos uma coisa dentro do aquário. Mais tarde pode-se optar por fazer um “mod/diy” com as matérias filtrantes (ficando mais barato e mais eficiente biologicamente) Cumps Edit: Peço desculpa, li o tópico na “diagonal” e tinha ficado com a ideia que o filtro era para um aquário de 36L (50x25x29). Apesar do filtro referido dar até um aquário de 120L e o modelo superior 2042 ir até aos 200L (760L/h) não o aconselho para essa capacidade. Nem que fiques com 100L brutos, aconselho sempre um filtro externo canister (balde), pois são altamente eficientes, capazes de filtrar o aquário e manter uma colónia de bactérias em boas condições. Por exemplo, na Eheim podes optar pela linha Classica 2211/2213 (é a mais barata mas são efecientes)
  8. Viva Silva, O forte dos filtros seco/húmido é a filtração biológica através da oxigenação da água, justamente para oxigenar as materia filtrantes, obtendo assim um maior aproveitamento das bactérias, mas oxigenam demasiado a água em detrimento do CO2 injectado, o CO2 vai-se perder (por mais que se injecte). Não quero com isto dizer que não se possam ter plantas tipo anubias, fetos ou musgos. Mas para um plantado a “serio” (plantas mais exigentes) esquece o filtro, e não poes a minha opinião em causa, estamos todos aqui a aprender uns com os outros, mas fica a aguardar por mais opiniões. Cumps
  9. Olá! Em minha opinião podes começar por verificar as oscilações e necessidades/parâmetros da água da lista da fauna exposta. Ex.: Beta PH 7; Neon PH 6.4 (se bem que “convivam” todos dentro dos parâmetros neutros). Quanto as cardinas, os betas são capazes de lhe chamar um figo e se couberem na boca dos platys e espadas também devem “marchar” (é uma questão da capacidade do aquário, esconderijos e plantas/musgos, mas dificilmente reproduziram pois de certeza que estarão sempre stressados) Fica aqui um link com compatibilidades onde aparecem alguns dos referenciados: http://1.bp.blogspot...3%AA Aquas1.PNG Cumps Santos
  10. Viva! Se a intenção for para um aquario "plantado" c/injeção CO2, esquece o seco/humido. Cumps
  11. Viva! Eu a uns tempos tive um "problema" idêntico (calcário e limos), como se tratava de uma aquário de pequeno porte (60L) meti-o na banheira e enchi-o com +/- 15L, mandei sal (grosso) e vinagre lá para dentro e esfreguei-o todo com um daquelas esponjas/esfregão verdes de cozinha (nova e sem detergentes obviamente) e resultou. Cheguei inclusivamente a cortar uns limões ao meio e esfrega-los directamente no vidro onde se encontrava maior concentração de calcário (embora com o vinagre resulta-se muito bem). Quando fiquei satisfeito com resultado dei umas enxaguadelas com chuveiro e deitei a água fora. Posteriormente dei mais umas passagens com água limpa e uma esponja nova, mas mais macia e ficou “impecável”
  12. Olá Patricia, Fica aqui um link com um post do David Cabete pode ser que te ajude na questão das fotos http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184122
  13. Viva! Prossupondo que tens algumas plantas no aquário, as lâmpadas com a temperatura de cor na faixa dos 5200K e 6500K beneficiam a fotossíntese. Utilizavas 10.000K a frente e atrás 6.500K (luz de dia) Penso que não me vou afastar muito da realidade com a afirmação abaixo, mas se assim for alguém que me corrija. A lâmpada de 10.000K têm um espectro muito bom para as plantas além de ter a vantagem de intensificar a cor das mesmas e dos peixes, a lâmpada daylight (6500K) é uma lâmpada com uma luz intensa e completa o espectro luz da 10.000K (faz uma boa parceria). Uma realça a cor dos peixes, plantas e promove o crescimento das mesmas, a outra beneficia a fotossíntese (em períodos normais de luz). Se o assunto te interessa pesquisa na parte dos plantados aqui no fórum
  14. Em princípio podes compra-la numa Petshop na tua localidade (sempre é mais facil) ou se preferires sempre podes optar compra-la a um dos patrocinadores do fórum. Dá uma vista de olhos no link abaixo e procura nos sites (lojas online) dos patrocinadores http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=120
  15. Viva! A leitura que faço do balastro é a seguinte: 2 x25W T8 Diâmetro 26mm = Lâmpada T8 L= 741mm (74cm) Ou seja tens uma lâmpada T8 de 25W 10000K (que podes combinar com outra 6500K) Cumps