aqua de 55l novo layout.


gustavog.oaz

Recommended Posts

Boas, tenho um aqua de 55l com biobox a funcionar a ano e meio. Recentemente resolvi que queria renovar o layout. Apos alguma leitura aqui no forum resolvi por maos a obra.

 

Material anterior:

Aqua: 55l

Biobox que vinha com o aqua

Aquecedor 55 watt

 

Fauna sobrevivente:

4neons

2 limpa vidros (nao sei a especie)

 

Flora sobrevivente:

6 pes de anubias que se encontram bem de saude ( excepto algumas folhas com uma especie de musgo de cor acastanhado que se retira facilmente passando o dedo.

 

Para este upgrade comprei o seguinte material:

Filtro eheim 2213

Calha sunsun c/lampada de 16watt ( foi oferecida, nao posso devolver e dava geito utilizar para poupar euros)

Substrato jbl manado 10 kg.

co2 caseiro com difusor nano- aquili

O objectivo é criar um plantado com algumas pedras em xisto, plantas de facil manutençao e para já utilizar os peixes que ainda tenho. Gostava de plantar na zona do fundo do aqua uma linha de plantas tipo "relva" mas com alguma altura e um tapete pelo resto do aqua feito com plantas de facil manutencao.

Utilizarei tambem as anubias anas que tenho.

Preciso de ajuda para a escolha da flora bem como do processo de ciclar novamente o aqua (novo filtro ) tendo eu um globo para colocar os peixes com o aquecedor enquanto o aqua ciclar.

 

Cumprimentos,

Gustavo.

Editado por gustavog.oaz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 81
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ah, esqueci-me de referir que adquiri ceramicas para o filtro e que penso começar as mudancas no proximo sabado.

Ando a ponderar manter a calha de iluminacao que me ofereceram e mais tarde efectuar alteraçoes , adicionar uma fila de leds, por exemplo. Aquela calha nem sequer tem balastro....tem um arrancador tipo lampadas de cozinha daqueles com forma cilindrica.

Que dizem?

Editado por gustavog.oaz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o balastro tem sempre, o que está à vista é que é o arrancador.

podes confirmar com o funcionamento.... pois o balastro aquece bem durante o periodo que estiver a funcionar a calha e assim vais sentir onde está o balastro na calha.

caso fosse lampada T5(finas) assim não teria arrancador.

para começar, não existe problema em usar essa calha, apenas tens de escolher plantas pouco exigentes em iluminação.

a planta que tens, é fácil de manter e consegue aguentar-se com essa calha.

caso optes por alterar, pondera as T5 ou uma maior quantidade de led's.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, será uma coisa a estudar mais à frente....mudar a iluminação....

Que plantas achas que posso adquirir? Principalmente para tapete, que sejam de fácil manutenção?!

Para já ainda não penso em CO2, mas não tenho problema nenhum em arranjar um do tipo caseiro....

 

Agradeço respostas.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm.... Alguém me consegue dizer qual o substrato fertil que devo utilizar por baixo do jbl manado?

É que existe tanta coisa que nem sei o que deva comprar....Algum substato que não seja demasiado caro, claro....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, também tenho um aqua de 50 litros, e estou a utilizar o substrato fertil da Trópica por debaixo do JBL Manadoo. Quanto à planta de tapete, teno a Hidrocotyle SP. Japan que é muito pouco exigente em termos de luz, CO2 (que não utilizo) e fertilizações.

Editado por webrangerpt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu usei o substrato fertil da tetra.. Tambem ouvi dizer que o da jbl que era bom.

Penso que isso da elos nao é preciso tanto...digo eu.

O jbl manado eu acho que é muito leve e que as plantas se soltam facilmente...o que gosto muito nele é a questao de nao se desfazer como a akadama ou ate mesmo a ada amazonia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, se calhar vou para o da tetra tb...amanha ja o compro.

Tambem amanha ja vou buscar as pedras de xisto perto de um rio aqui da zona.

Ja devo receber as plantas amanha, comprei na cristalred....

Portanto, tudo pronto para sabado me poder levantar cedo e passar o dia a ...

 

Tirar as anubias

Tirar os peixes,

Limpar o aqua bem limpo que bem precisa,

Comecar o novo layout

Plantar o tapete, as anubias e o musgo,

Encher o aqua e ligar o filtro pela primeira vez

Esperar que os peixes nao sofram muito por estarem num globo, apesar de aquecido, durante o ciclo....

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ja ta feito.

Uma tarde inteira de volta do aqua...

 

Acho que está mais ou menos como queria....hei-de acertar algumas "pontas" no decorrer dos proximos tempos.

Amanha posto fotos que já é tarde e ainda não sei bem como se faz neste fórum.

 

PH: 7,2

Amónia: 0

Nitritos:0,02

Nitratos: < 5mg/l

 

O ph da minha água de torneira é 7.2 , espero conseguir baixa-lo mais tarde com o co2, se secessário.

Como estou no inicio do ciclo é normal os valores estarem como estão, certo?

O meu ciclo vai ser mais rápido pq uso todas as matérias biologicas do filtro anterior...(biobolas)

mas adicionei cerãmicas ao 2213.

Adicionei o líquido da sera para acelerar o ciclo, espero que aquilo sirva para alguma coisa.

 

Neste momento os peixes estão num globo 10l com aquecimento vou fazer tpa 1x por dia e espero que estes resistam.

 

Acham que devo aplicar mais algum produto na água? tal como fertilizante líquido ou ainda não vale a pena?

 

Cumps.

Editado por gustavog.oaz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está o meu humilde aqua....

 

1339977106755.jpg

 

Peço perdão pela qualidade da foto, foi tirada com o ipad3, que n presta para tirar fotos...ou então foi culpa do fotógrafo biggrin.png' alt=':biggn:'>

De qualquer modo, agradeço comentários (bons ou maus) para que com a vossa ajuda possa melhorar o layout.

 

Tenho algumas dúvidas:

As pedras não são calcárias (já fiz o teste), foram apanhadas num rio perto de minha casa, mas estão com um aspecto "ferrugento"...Será que isso terá consequências?

Terei que fertilizar ou adicionar mais algum tipo de produto nesta fase?

 

Coments, please.....

Cumps.

 

Ah, e viva a PORTUGAL!!!!! :dance:

Editado por gustavog.oaz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, reparei que nas eleocharis parvula (em cada molhe) existem uma espécie de filamentos que não sei se são algas ou bocadinhos de raiz....

Encontram-se junto ao substracto no meio de cada molhe e conseguem-se observar em todos os molhes...

Alguém sabe o que são? Logo já posto foto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não consigo visualizar a foto no entanto, pelo que dizes, vejo algumas inconsistências. Tens pouca luz. é suficiente para plantas de muito baixa manutenção mas depois falas em substrato fértil... ora plantas de baixa manutenção não precisam disso. Além de ser um desperdício, arriscas-te a ter um desequilíbrio (pouca luz, muitos nutrientes) o que eventualmente poderá levar ao aparecimento de algas.

 

Coloca aí umas fotos :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

essa párvula vai precisar de mais luz se aquilo é só 16W e também de algum CO2 e fertilização. Na parte de trás precisas de plantas altas para criar o efeito de profundidade.

 

As anúbias não podem estar enterradas assim. Tens que por o rizoma (de onde saem as raízes e os caules com folhas) por cima do substrato ou então presas a uma rocha. Se ficarem enterradas vão te apodrecer.

 

De resto, o layout está equilibrado. Um pouco simétrico ou distribuído demais para o meu gosto mas o que interessa é que tu gostas.

 

Força nisso.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à luz, vou tentar encontrar uma solução para alterar a minha calha...Não vai ser facil, já que a calha tem pouca largura ( n sei se da para duas lampadas uma a par da outra). É engraçado, que parece-me que existe bastante luz dentro do aqua, com esta lâmpada de 16watt de qualquer modo vou pensar em alterar..

O layout ainda tem 3 dias, portanto vou ter paciência e fazer as coisas com calma.

O CO2, vou colocar um caseiro...já encomendei À crystalred acessórios para o fazer.

As anúbias, amarro-as com fio às pedras no fim de semana.

Já as plantas de fundo, já deixei espaço no fundo, para isso mesmo. Ainda não as escolhi e vou comprá-las mais para a frente. Não se pode gastar tudo de uma vez..

Li aqui num fórum que as parvulas são de baixa manutenção, não sabia que precisavam de co2...Acredito que para formar um tapete completo num curto espaço de tempo seja necessário.....Ah, a bola de musgo de java, tem de ficar atrás da pedra porque com a corrente que o 2213 faz, andava a rolar para trás e para diante...Não pode acontecer, já que as parvulas ainda não agarraram o substrato.

 

O meu muito obrigado pelas opiniões, espero que continuem a seguir a minha evolução.

 

 

:sorry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A parvula é de media manutenção. Deu-se bem comigo sem có2 mas com 48w de luz num aqua de 60l.

 

Há muito poucas plantas que não sobrevivem sem co2 mas todas elas beneficiam muito do mesmo. Pensa na luz como a ignição de um carro, o co2 e os nutrientes como o combustível. Tem que funcionar todos juntos.

 

 

Agora claro que ha limites... Se tens pouco de tudo não esperes que ela cresça como se não houvesse amanha. Ficar como está já é uma sorte nessas condições

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única maneira que vejo para alterar a calha, é com 1 lampada de 55watt pll. Vou ter de comprar balastro, lampada e suporte e pôr as mãos à obra......

55 watt são de mais para um aqua de 55 l? Considerando que só la devem estar no máximo 50 litros, uma lampada pll 36 watt não será suficiente?

Cumps.

 

O filtro da eheim (2213) está fora de armário, portanto ouve-se um pouco o seu barulho. já retirei todo o ar, já desmontei a cabeça do filtro e o veio de cerãmica e as "pás"-tipo de turbina encontram-se nas melhores condições, parecem estar equilibrados, portanto não é problema do material....O barulhinho não é muito alto, se tivesse movel para ele, não o ouvia, mas pensei que era mais silencioso....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei lá. Eu só fiz uma vez CO2 caseiro e usei água da torneira e funcionou... dependendo do difusor que tenhas, pode levar umas horas a criar pressão suficiente para vencer a resistência.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.