Recommended Posts

Boas

Eu novamente com as minhas duvidas

 

Tenho lido bastastes topicos sobre algas (tenho algumas) e fala se muito na iluminação.

 

As lampadas que vieram de origem no meu aqua (118*44*38 +-197 litros) são as seguintes:

 

JBL Solar Tropic LT 30w e JBL Solar Natur 9000k LT 30w (90 cm)

 

Estas lampadas são suficientes para as plantas?

Se não forem qual o vosso conselho pois a calha diz 230V-50 Hz 2x30w e penso que nesta calha não poderei ter lampadas com mais watts(penso eu)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se pretendes ter um aquário plantado tens sem dúvida pouca luz, o perfeito seria teres 1watt por litro, e não convém que coloques lâmpadas superiores ao que a calha indica.

 

Eu nas tampas dos meus aquários costumo dedicar-me ao bricolage adicionando-lhe iluminação, podes optar por comprar e adaptar um balastro duplo e melhorar essa iluminação;)

 

Aqui no fórum até já fizeram uns esquemas, faz uma presquisa em iluminação e encontrarás montes de informação :)

 

Fica bem

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Espero que o Sérgio Miguel não leve a mal eu aproveitar-me do post dele, mas a minha situação é quase a mesma.

 

O meu aquário é cerca de 117 x 38 x 43 cm (uns 190 l) e veio com esta iluminação:

 

Duas lâmpadas fluorescentes Philips TLD 30w/89 Aquarelle

 

tampa.jpglampada.jpg

 

A calha diz:

230V ~ 50Hz; 2x 30W; 26mm diametro; 900mm comprimento.

 

Queria aumentar a potência da luz, mas a calha não permite.

Além disso, todas as lampadas de 89cm (ou 90?) que vi são apenas de 30W, como as que já tenho...

 

Como devo resolver isto (mas sem recorrer a soluções artesanais, pf) ?

Há calhas com mais potencia que possa aplicar a este aquário?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vitor

 

Temos que arranjar solução para os 2.

A minha calha é identica a tua apenas tem 2 reflectores que se colocam por cima da lampada atraves de umas peças de plastico.

 

Eu amanha vou ver o preço de tudo para fazer uma com 4 lampadas de 105 cm que se não me engano de 39 w (39 w * 4 = 156W).

Não sei é se encontro dos contactos para as lampadas iguais aos que temos, pois esses parecem se a prova de agua.

 

Amanha já sei tudo... espero eu :)

 

Já agora quais as lampadas que recomendam para ter nesta nova calha?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal.

 

Apos uma busca na minha zona por algumas lojas de material electrico, deu para ver que é muito dificil encontrar balastros, especialmente se forem electronicos, pois estes fazem que a lampada gaste menos, de mais luz e dura mais tempo.

 

Tambem não encontrei os contactos iguais aos que tenho(a prova de agua).

 

Vou dar mais umas voltinhas para ver se encontro o que quero

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

Sérgio nesse aquário tens 60w e isso é muito pouco se pretendes ter um plantado. Também depende do plantado que queres ter. Para manteres um plantado saudável com base em plantas de crescimento lento, tipo anúbias, cryptocorynes, echinodorus, eu diria que precisas de algo entre os 90 e os 120w. Para manteres qualquer tipo de planta terás que aumentar a fasquia para qualquer coisa entre os 120 e os 200w. Em ambos os casos imagino que o aquário tem injecção de Co2. Se não tem não vale a pena aumentares a quantidade de luz.

Nesse tipo de aquários a melhor solução em termos práticos e em termos estéticos passaria pela utilização de uma calha “overtank”. Em termos de lâmpadas fluorescentes a coisa podia passar pelas seguintes configurações:

4x36w T8 ou 4x36w PC,

4x39w T5,

4x55w PC ou 4x54w T5.

A outra solução é um DIY…no aquário das fotos, a solução seria a montagem de um reflector onde neste momento se encontra a calha central que apoia as lâmpadas. Esta calha central seria retirada, mantendo-se evidentemente a tampa.

As lâmpadas seriam montadas na base do reflector e os balastros ficariam no exterior do aquário em caixa própria. Mais logo colocarei aqui uma foto para puderem ter uma ideia do que pode ser feito em termos de DIY nesse tipo de aquários.

De qualquer maneira estou disponível para responder ás vossas dúvidas.

 

abraço,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ramirezi

 

Eu já tinha pensado na solução de enfiar uma lampada no sitio do balastro, mas mesmo assim só dá pra uma lampada(penso eu).

O ideal penso eu sera retirar aqueles suportes a a calha tem, e colocar uns novos mas duplos e com maior distancia entre eles (de 90 passa a 105) ficando assim com 4 lampadas de 40 w.

 

O que pensas disto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Eu procuro uma solução não artesanal, para ser mais fácil.

 

É possível trocar a calha (a das fotos acima) por outra com mais lâmpadas (com mais potência)?

Isso existe à venda em lojas de aquariofilia?

 

A outra solução é um DIY…no aquário das fotos, a solução seria... ... logo colocarei aqui uma foto para puderem ter uma ideia do que pode ser feito em termos de DIY nesse tipo de aquários.

 

Essa foto era capaz de dar jeito, não percebi muito bem... (o que é um DIY?).

 

Obrigados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa foto era capaz de dar jeito, não percebi muito bem... (o que é um DIY?).

Do It Yourself

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do it yourself? Isso é que não...

 

Nesse caso, prefiro a outra solução:

 

uma calha “overtank”. Em termos de lâmpadas fluorescentes a coisa podia passar pelas seguintes configurações: 4x36w T8 ou 4x36w PC,  4x39w T5, 4x55w PC ou 4x54w T5.

 

Mas isso não fará o aquário ficar destapado???

É coisa para que preço?

Vende-se por aí?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Ramirezi:

 

Espero por essas fotos pois a minha intenção fazer um D.I.Y.

Ainda não sei se faço um tampo novo ou faço uma calha suspensa.

 

Vitor:

 

Vais ao site do ramirezi e saca a tabela que lá esta.

Abre o tabela e tens lá as calhas medidas e preços.

O site é este: http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.