Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa noite..

Ando com um projecto de montar um plantado e nao sei bem que potencia e que tipo de calha devo utilizar...

O aquario é um cubo de 45 ... vai ter injecçao de co2 e o objectivo é simples... vencer o concurso que estão a divulgar aqui no forun..

Agora a serio não sei bem se 1w por litro é o ideal, pois tenho 1 calha de 50 cm com duas t5 .. mas nas definiçoes da mesma diz 8w... o que acho estranho....

cumps

Editado por Tiago23
Publicado:

a calha pode ter os 50cm que dizes, mas as lampadas devem ter mais potencia.

ou isso é um candeeiro de secretária?

qual a potencia que está em cada lampada?

o aquário seria bom ter 6 lampadas T5 de 8W, seria um bom começo.

pois o facto de o aquário ter os 45 cm restringe o comprimento das lampadas, seria preferivel um aquário com 60cm de frente

podes optar pela compactas ou PLL.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

o objectivo é mesmo 1w/l.. será que 1 calha que supostamente suporta 2x8w aguenta lampadas por ex: 39w??

E os leds fazem as mesmas´vezes das t5 ou t8?

Publicado:

Pessoal será que posso meter 1 calha de leds e uma de t5 misto?? ou é melhor nao o fazer???

Já agora desculpem os erros do titulo, já era tarde.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Viva,

É provavel que sejam T5 de 8W se tiverem 29 cm de comprimento. Agora dependendo das plantas que vais meter aconselho-te a alterar isso dependendo tambem das dimensões da calha.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Publicado:

as calhas de 2*28W não irão aguentar as lâmpadas de 39W pois é preciso mais corrente e tensão, assim não acendem as lâmpadas.

podes perfeitamente colocar duas calhas,uma de T5 e outra de led's.

depende dos led's que queres meter, pois as moonlight são agradáveis, mas isso são gostos!!!

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

Se nao for mais compro uma de 60 cm, t5 24wx4 se nao for mais compro essa.

Publicado:

a calha que dizes 2*24 não permite a relação de 1W/litro, deve estar mais proximo de 0,5W/litro, pensa em 4*24 ou pelo menos 3*24W.

Robin

Publicado:

eu disse 24x4 dá mais de 1w/l ...

Podes fazer isso. Mas dúvido que consigas meter um lãmpada T5 de 24W nessa calha. No teu lugar nessa calha metia uma PLL de 36W e tentava arranjar uma em segunda mão e fazia outro DiY. Ou então se desse metia duas PLL de 36W e ficavas servido. Vai ser díficil comprares uma calha com 45cm de largura e com muita iluminação.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Publicado:

Sim, como ja foi referido em cima..

Vou optar por comprar uma calha que vi numa loja de 60cm t5 24x4...