Mais um 1º aquário


Recommended Posts

Olá pessoal,

 

O meu nome é Alexandre, antes de mais queria agradecer a todos pelas horas de entretenimento que me deram com interessantes discussões em variadíssimos tópicos sobre este fabuloso hobby/doença.

 

Tenho acompanhado diariamente muito dos vossos tópicos há bastante tempo, e foi bastante difícil não passar à pratica. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Pois então venho aqui criar o meu tópico com o meu primeiro projecto. Uma das vantagens deste hobby é que há muita informação na net, no entanto, também há algumas desvantagens, em especial uma para quem está a começar que é a incapacidade de descartar muita da desinformação que anda por ai espalhada.

 

Este tópico vem neste sentido de ter uma ajuda mais personalizada, e também de ter um registo da evolução do meu projecto.

 

Portanto chega de conversa... Já tenho o aquário montado há três semanas, e segue em baixo as características:

 

 

Equipamento:

 

- Aqua Light 60 x 35 x 40cm (80l)

- Fluval 105

- Eheim Jagger 75w

- Termómetro Fluval Nano

- L/vidros magnético JBL Floaty 2

- T8 Hagen Glo 15w (Flora-Glo) 2.800k; 420 lumen (posicionada na calha da frente)

- T8 Hagen Glo 15w (Life-Glo) 6.700k; 960 lumen (posicionada na calha de trás)

 

 

Hardscape:

 

- Substracto JBL Aquabasis Plus (2.5kg)

- Areão negro fino - pH neutro para água doce (Homem das Pedras) - 15kg aprox.

- 2x Pedra Vulcanica

 

 

Flora:

 

- 3x Ceratopteris Thalictroides

- 2x Echinodorus (Devils eye)

- 2x Cryptocoryne (Wendtii Green)

- 1x Cryptocoryne (Willissii)

 

 

Fauna:

 

N/A (a definir)

 

 

Consumíveis:

 

- JBL FilterStart (10mg)

- JBL Novo Bel (Alimento básico só para não deixar as bactérias morrer à fome)

- Nutrafin Aqua Plus

- Sera Quick Test (tira com testes para: pH, KH, gH, NO3 e NO2)

 

 

Penso que seja tudo de momento, deixo de seguida uma breve evolução do aquário nestas poucas semanas:

 

Dia 1 (13 de Maio)

 

IMG001.jpg

 

IMG002.jpg

 

IMG003.jpg

 

A ideia aqui era apenas começar o ciclo do azoto, enquanto tinha tempo de estudar um pouco mais em especial a flora.

 

Dia 11

IMG004.jpg

 

Como podem ver fiz alguma mudanças, comprei mais um calhau e flora. Algumas tentativas depois deu nisto.

 

Dia 12

 

IMG005.jpg

 

 

Dia 17 (29 de Maio)

 

IMG006.jpg

 

A escolha final da Flora e dos calhaus teve mais a ver com disponibilidade da loja onde tenho comprado o material todo do que gosto pessoal, no entanto, estou bastante contente com resultado final.

 

Parametros actuais: (29 de Maio)

pH: 6.8 / 7.2

KH: 3ºd / 6ºd

gH: >10ºd

NO2: 0mg/l

NO3: 10mg/l

Temp: 27Cº

(Os parâmetros com dois valores é porque estes testes são pouco precisos, a única certeza é que anda dentro desses valores. Falta o valor de amónia, não percebo porquê que a tira não veio também com ele, só reparei mais tarde.)

 

Apenas algumas duvidas antes de concluir esta posta já bastante longa:

 

a) No que respeita a iluminação, penso que seja suficiente para este setup, no entanto, coloquei a lâmpada Flora-Glo na calha da frente e a Life-Glo na calha de trás por sugestão do vendedor da loja que defende ser a forma mais correcta. Não será apenas gosto pessoal ou faz mesmo alguma diferença?

 

b) O meu filtro tem a seguinte disposição:

- Gaveta de baixo: carvão

- Gaveta de baixo (prateleira): n/a

- Gaveta de cima: BioMax

 

Estava com ideia de adicionar nessa prateleira vazia (é um género de divisória que separa a gaveta em duas partes), mais BioMax, será benéfico, deixo ficar assim ou tem outra sugestão?

 

Quanto ao carvão pelo que percebo não há maneira de chegar a um consenso, no entanto, e de momento estou inclinado para o uso continuado do mesmo, essencialmente pela qualidade estética que dá à agua.

 

c) Não é bem uma duvida mas mais um pedido de ajuda na escolha da fauna.

Gostaria de ter essencialmente um cardume de Hemigrammus bleheri (Red Nose Tetra), no entanto devido aos calhaus e ás Echinodorus são capazes de não sobressairem muito, que acham?

 

Gostaria também e mais para frente de juntar um casal de Microgeophagus ramirezi (muito por culpa de alguns membros daqui do forum).

 

E já agora que acham de peixes de fundo e de "vidro" para ajudar nas limpezas e também dar mais vida ao Aqua?

 

 

 

Mais uma vez obrigado, desta vez pela paciência de lerem mais um tópico deste género e ainda por cima tão extenso.

 

Um abraço a todos,

Alex

 

 

 

Edit: Esqueci-me de mencionar/perguntar: Estou um bocado assustado com o ritmo de crescimento das Ceratopteris Thalictroides, consigo ver o crescimento delas de dia para dia, não serão 3 um pouco demais para o tamanho do Aqua? Caso comesse a ficar um pouco descontrolado posso sempre dar uma valente poda correcto?

Editado por Alexandresaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alexandre,

 

Antes de mais nada, deixa-me dar os parabens pela forma super-organizada como apresesentaste o teu projecto.

 

Quanto ao aquario, alguns comentários:

-> Termostato: 75W, parece-me que é demasiado no limite para o teu aquario. Provavelmente vais ter dificuldade em manter a agua na temperatura pretendida, durante o Inverno. Depende também da temperatura da casa. Seja como for, é algo que vais poder avaliar lá mais para a frente, e se for caso disso trocar por um de potencia maior. Eu uso no meu comunitario um Hydor externo de 200W, para 120L. Recomendo vivamente não só pela eficacia mas por esteticamente ser mais agradavel nao ter um mono dentro do aquario. Para o teu aquario possivelmente seria sobredimensionado

 

-> Fundo: Gosto muito mais de ver aquarios com um fundo de cor azul ou preta. Nos meus 2 aquas, tenho um fundo preto, que é o meu preferido. Com a tecnica do vinil, ou mesmo uma cartolina preta, podes melhorar esse fundo.

 

-> Low Tech: Pela escolha das plantas, do substracto e da relação watts/Litro, vejo que foste para uma abordagem mais low-tech. Parece-me que fizeste bem, é importante agora é manteres-te fiel á filosofia, e evitar erros de principiante. Por exemplo, não faz muito sentido começares agora a despejar á bruta fertilizante para dentro do aqua, só te viria trazer problemas

 

-> Filtro: Penso que fizeste uma boa escolha. Com o fluval 105, cumpres o requisito de teres uma filtragem 5x por hora a litragem do aqua. Boa escolha.

 

-> Materias Filtrantes: Quanto ao carvao, nao vejo grande razao para o manteres. Eu nao o tenho, tipicamente só se usa para remover certas substancias da agua, como medicação. Penso que devias adicionar algo para te fazer a filtração mecanica, nomeadamente esponja azul e também aquela especie de lã de vidro. O biomax é excelente para fixar as colonias de bacterias, e fazer-te a tal filtração biologica, falta-te no entanto a filtração mecanica.

 

-> Narizes de Bebado: É uma optica escolha. Tenho um cardume destes peixes, e estou bastante satisfeito. Não há peixe como um comportamento de cardume tão acentuado como estes, são muito giros de ver sempre a andarem de um lado para o outro em cardume. Outra excelente hipotese são os tradicionais tetra cardinal. Um cardume de 8/10 vão ficar aí que é um espetaculo

 

-> Ramirezi: São uns ciclideos anões bastante interessantes, tal como os apistogramas, outra possibilidade que podias considerar. Nessa litragem, não podes juntar 2 machos.

 

-> Equipa de limpeza: Forma uma equipa porreira. As neritinas são dos elementos meus preferidos. Tem muito cuidado com a escolha do tal "limpa" fundos. Estuda a especie antes de comprar, para nao comprares alguma especie que cresça em demasia. Eu gosto bastante dos otocinclus, são bastante pacificos, não comem ovos, nem danificam plantas. Têm a desvantagem de precisares de muitos para fazerem um trabalho decente e de serem um pouco caros. Nota também, que se no futuro tentares fazer criação de ramirezis, existem alguns limpa fundos que deves evitar, pois vão-te papar os ovos...

 

Bem, boa sorte e vai perguntando tudo o que nao souberes.

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem vindo ao vício...

 

Gosto do aquário!

 

Quanto à iluminação acho que não vais ter problemas, tens aí plantas pouco exigentes no que respeita a este ponto... agora quanto ao co2...acho que seria melhor arranjares um kit

 

Quanto ao filtro não sei aconselhar-te.

o que respeita á fauna se puseres aí um bom cardume de Red Nose Tetra acho que vai dar vida ao aquário, quanto aos rams "é o que tá a dar"

 

Também aconselho-te uns ottos sempre vão limpando os vidros e as plantas e umas corys para o areão.

 

Bom agora é esperar por mais opiniões do pessoal com experiência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabéns pelo aquário! Está muito engraçado.

 

Não sou de maneira nenhuma expert para te ajudar com a questão da iluminação. Relativamente à fauna penso que seriam boas escolhas os que tens em mente: Talvez pudesses adicionar também alguns ottos (ou outros loricarídeos pequenos), Ou se excluisses os ramirezi, colocar uns camarões e caracois pelas suas funções no aquário. Posso sugerir, isto se quiseres experimentar, que coloques papel autocolante negro na parte de trás do aquário. Por experiência sei que relaxa um pouco os peixes, ajuda a "esconder" o termostato e tubagens e contrasta bem com as cores da fauna e flora.

 

Força nisso, tás no bom caminho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Obrigado pelas as respostas rápidas. Fico contente e também mais descansado por de algum modo acharem que o Aqua está ok.

 

 

@tat

 

- Termostato: Tinha impressão que este ponto poderia ser insuficiente no inverno, especialmente porque vivo no ultimo andar e as construção do prédio não é grande coisa em termos de isolamento térmico. Confesso que também escolhi este modelo, porque o de 100w que tinha em mente é consideravelmente mais comprido e teria de o colocar numa posição um pouco menos estética. Por agora vou manter assim e na altura decidirei o que fazer, acrescentar mais um ou mesmo investir numa dessas soluções externas de que falas-te.

 

- Fundo: Concordo contigo. O único problema que se coloca neste momento é que é um pouco difícil mover o Aqua. A escolha das plantas de fundo (Ceratopteris Thalictroides) teve a ver com isto, a ideia é que elas cubram o fundo por completo, no entanto, vou tentar colocar vinil preto ou algo do género no final de semana quando retirar um pouco da água.

 

- Low Tech: Exacto, a ideia desde do inicio foi manter o mais simples possível. Nem estava a pensar em fertilizantes a curto prazo, tendo em conta que tenho uma camada de substrato fértil. Adicionarei fertilizantes apenas se me recomendarem.

 

- Materiais Filtrantes: Quando descrevi a disposição do filtro falhou-me esse ponto. O filtro tem ao lado das gavetas quatros esponjas brancas, ocupam talvez 35 a 40% do balde, que fazem a primeira parte da filtração (a mecânica). Portanto, aumentar a quantidade de BioMax estaria a aumentar a carga de filtração biológica correcto? Sendo isso benéfico para o Aqua, ou estou errado?

Poderia talvez era retirar o carvão e adicionar um espuma mais fina para reter partículas mais pequenas (Fluval Polishing Pad), ou não aconselhas?

 

- Narizes de Bêbado: Irei para esta opção muito provavelmente, os cardinais são muito bonitos também mas algo vulgares, queria algo menos visto.

 

- Ramirezi: Muito interessante esses Apistogramas, na altura da escolha vou definitivamente olhar para esta opção também.

 

-> Equipa de limpeza: Não sou grande apreciador de caracóis, no entanto os Otocinclus... Fiquei encantado! O único senão é que parecem ser um pouco mais sensíveis aos parâmetros da água do que os resto da fauna que estava a ponderar.

 

 

@pdl

 

- CO2: Como disse anteriormente queria manter o Aqua o mais simples possível invitando assim mais equipamento, e neste caso evitando também alguma mudança nos parâmetros da água que já vi que acontece quando adicionamos co2 artificialmente. Considerei esta hipótese se acharem que é mesmo necessário e que as plantas não se vão aguentar sem este equipamento.

 

- Ramirezi: Não tinha ideia que os Ramirezi estavam na moda. No entanto, o tat deu-me uma outra escolha que parece bastante interessante e não foge muito ao que eu queria inicialmente.

 

 

@Axebitten

 

- Fauna: Tetras, Corys, Ottos e um casal de ciclideos anões parece ser o que estou mais inclinado.

 

- Fundo: Como disse anteriormente, concordo com esta solução. Estou a pensar em vinil preto. Vamos ver como resolvo a situação de mover o aquário para poder aplicar.

 

 

 

Queria apenas colocar mais um pequena questão que tem a ver com as pedras vulcânicas que estou a utilizar. Estas parecem-me ter umas arestas um pouco ásperas em alguns pontos talvez cortantes, haverá perigo de um peixe se cortar e consequentemente morrer?

 

 

 

Alex

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Termostato: Tinha impressão que este ponto poderia ser insuficiente no inverno, especialmente porque vivo no ultimo andar e as construção do prédio não é grande coisa em termos de isolamento térmico. Confesso que também escolhi este modelo, porque o de 100w que tinha em mente é consideravelmente mais comprido e teria de o colocar numa posição um pouco menos estética. Por agora vou manter assim e na altura decidirei o que fazer, acrescentar mais um ou mesmo investir numa dessas soluções externas de que falas-te.

 

Tens outra possibilidade, que passa por comprar um termoestato compacto. São um pouco mais caros parece-me, mas se o espaço é uma limitação, pode ser uma alternativa. Tens por exemplo estes: http://www.pet4you.net/en/fishes/tecnichal-equip/heaters/aquael-easyheater.html

 

 

- Fundo: Concordo contigo. O único problema que se coloca neste momento é que é um pouco difícil mover o Aqua. A escolha das plantas de fundo (Ceratopteris Thalictroides) teve a ver com isto, a ideia é que elas cubram o fundo por completo, no entanto, vou tentar colocar vinil preto ou algo do género no final de semana quando retirar um pouco da água.

Depois de o aquario estar cheio, é chato colocar o vinil. Podes tentar colocar um acrilico preto, ou mesmo uma cartolina preta. Com um pouco de paciencia deve dar para por, sem arredares o aquario. É uma questao de veres.

 

 

- Materiais Filtrantes: Quando descrevi a disposição do filtro falhou-me esse ponto. O filtro tem ao lado das gavetas quatros esponjas brancas, ocupam talvez 35 a 40% do balde, que fazem a primeira parte da filtração (a mecânica). Portanto, aumentar a quantidade de BioMax estaria a aumentar a carga de filtração biológica correcto? Sendo isso benéfico para o Aqua, ou estou errado?

Poderia talvez era retirar o carvão e adicionar um espuma mais fina para reter partículas mais pequenas (Fluval Polishing Pad), ou não aconselhas?

 

Sim, aumentar o biomax aumentaria a filtração biologica, mal não faz de certeza. Para teres uma ideia, a recomendação da EHEIM, é a seguinte:

fl_classic_media.jpg

Como podes ver o nº 1, é a tal lã branca, que é o ultimo estagio de filtragem. Esse polishing pad, na pratica é equivalente á e lã branca. Respondendo directamente á tua pergunta, acho que fazia sentido tirares o carvão, e colocares esse polishing pad.

 

 

 

-> Equipa de limpeza: Não sou grande apreciador de caracóis, no entanto os Otocinclus... Fiquei encantado! O único senão é que parecem ser um pouco mais sensíveis aos parâmetros da água do que os resto da fauna que estava a ponderar.

Tens ainda uma outra opção, que são os camarões amano. Se os introduzires adultos, os ciclideos anão não se chegam a eles. Estes camarões são autenticas debulhadoras. Fica mais uma hipotese para analisares ;)

 

Boa sorte camarada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado outra vez pelas respostas camarada.

 

- Termostato: Solução interessante, embora a tua primeira sugestão do termostato externo pareça ser a mais vantajosa. Vamos ver... Não há grande urgência neste ponto.

 

- Fundo: Ainda não tratei deste assunto, estou a pensar realmente fazê-lo com a ajuda de alguém cá em casa, de forma a conseguir mover o Aqua. Actualizo o tópico quando o tiver feito.

Encontrei uma outra solução a no youtube que é pintar o aquário:

 

- Materiais Filtrantes: Já tenho mais BioMax e umas dessas esponjas, vou aplicar na próxima manutenção do filtro. O carvão vai mesmo sair.

 

- Equipa de limpeza: Opção bastante interessante e daria alguma variedade à fauna. No inicio da semana vou ver se compro um kit de testes mais preciso e dependendo dos resultados sou capaz de começar adicionar fauna.

 

Antes da compra dos primeiros habitantes ainda venho cá ver o que me aconselham a adquirir primeiro.

 

 

Duas questões que ainda não vi esclarecidas:

 

a) Relativamente ás plantas Ceratopteris Thalictroides, continuo assustado com o crescimento destas estou a ponderar arrancar algumas. Isso ou espero mais umas semanas para ver a evolução, que acham?

 

b) Esta segunda questão tem a ver com as rochas vulcânicas e a sua eventual capacidade de cortar os peixes. Confirmar-se? É razão para estar preocupado?

 

 

 

Obrigado,

AS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre,

 

Relativamente a essa solução de pintares o fundo do aquario, creio que o inconvenitente será o de ser um pouco "defnitivo". Não deve ser facil mais tarde remover essa tinta, caso mais tarde queiras vender o aquario, ou simplesmente mudar a cor. Mas nunca investiguei essa possibilidade

 

Ceratopteris Thalictroides: Nunca tive essa planta. Tive experiencia com algumas plantas que crescem demasiado rapido. Tive por exemplo a foxtail, egeria densa ou mesmo as cabombas. Em todas elas acabei por me fartar, pois cresciam demasiado, tornando-se chata a sua manutenção, pois tinha de as podar praticamente todas as semanas. Actualmente tenho HZ, que vou conseguindo controlar, deixando apenas um pé ou dois, cortando logo assim que começa a ramificar em demasia.Acho que o melhor que tens a fazer é ires vendo, como ela se propaga, e se a mesma se adapta ao estilo do aquario e á tua propria disponibilidade para manutenção do aquario.

 

Rocas Vulcanicas: Mais uma vez não sou de grande ajuda, nunca tive rocha dessa. Não sei avaliar qual o perigo que representam para os peixes. Agora provavelmente é tarde, mas podias ter ponderado outro tipo de pedra, como por exemplo as Dragon Stone. São um pouco mais caras, mas não alteram o PH, e com todos os seus angulos consegues fazer uns layouts muito giros:

 

S-046-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite,

 

Tem sido umas semanas de loucos, felizmente está mais tranquilo agora e posso concentrar-me mais no que gosto de fazer em especial este hobby.

 

 

@tat

 

Mais uma vez obrigado pelo teu interesse neste tópico e acima de tudo a pela tua disponibilidade em participares.

 

 

- Fundo: O fundo está igual, no entanto, já comprei vinil para colar conforme tinhas sugerido.

 

- Flora: Decidi não arrancar nenhum pé e observar mais o seu crescimento. Nestas ultimas semanas ela cresceu imenso, diria que o seu volume quase que duplicou, embora pouco em altura. Duvido que algum peixe consiga nadar por detrás da pedra tal é o espaço que a planta ocupa. Lá terei de dar uma valente poda e ver se consigo mantê-la sem ter de estar sempre em cima dela.

 

- Hardscape: Com um pouco mais de pesquisa, vejo que algumas pessoas tiveram alguns acidentes com estas rochas, outras nem por isso. Por agora vou manter, vou andar a atento, caso verifique algum peixe lesionado, lá terei de mudar. Essas Dragon stones são muito bonitas, na altura optei por estas porque a loja tinha pouca diversidade neste aspecto e não queria arriscar pedras que me alterassem os parâmetros da água.

 

 

 

Embora com pouco tempo, tenho seguido de perto a evolução do aquário, tenho algumas preocupações de momento que queria partilhar com vocês e se possível darem-me a vossa opinião.

 

 

Dia 24 (5 de Junho)

 

IMG007.jpg

 

Tudo bem até aqui.

 

 

Dia 33 (5 de Junho)

 

O setup está absolutamente igual como estava, não tenho ainda qualquer fauna e as matérias filtrantes são as mesmas, embora como tenha dito no post anterior, vou retirar o o carvão e reforçar a BioMax, tenho também umas esponjas para filtrar partículas mais pequenas.

 

Tenho dado um pouco de comida talvez de 3 em 3 dias, e tenho mudado a água todas as semanas (15l), sendo esta uma quantidade pequena tenho três garrafões de 5l que ficam abertos durante uns três para evaporar o cloro.

 

Tenho a luz ligada 10 horas por dia.

 

 

- Vou deixar o link para as fotos, porque ao reduzir perde-se um pouco o detalhe e fica mais difícil de mostrar o que quero, e também não quero forçar todos a sacarem mais não sei quantos megabytes.

 

https://dl.dropbox.c...tank/IMG008.JPG

 

https://dl.dropbox.c...tank/IMG009.JPG

 

https://dl.dropbox.c...tank/IMG010.JPG

 

https://dl.dropbox.c...tank/IMG011.JPG

 

 

Como podem ver num espaço de um pouco mais de uma semana apareceram algas com fartura, sei que é algo normal em aquários novos e que não estão estáveis. No entanto, estou preocupado... :unsure:

 

A principio foi apenas a castanha. Depressa verifiquei que esta é normal não precisando de grandes cuidados, desaparecerá com o tempo naturalmente.

 

Há uns dias atrás começou aparecer também aquela alga verde (azulada talvez) nas plantas, talvez a mais preocupante. Parece uma teia de aranha nas plantas cheio de filamentos.

 

Ontem reparei também numa verde, parece pó no vidro traseiro e também nas rochas (talvez seja a mesma que anterior).

 

Nem os tubos do filtro escapam como podem ver.

 

 

Não consigo verificar muitos parâmetros uma vez que ainda não adquiri o kit decente, por incompatibilidade de horário com a loja. No entanto, com os que tenho parece-me tudo igual inclusive os nitratos (10mg/l), que poderia ser uma das causas eventualmente.

 

Puxei também o tubo de saída um pouco mais para baixo para ver se aumentava um pouco a circulação da água, caso fosse disso (parece não ter feito qualquer efeito, embora tenha definitivamente aumentado a circulação a baixo da superfície).

 

 

 

A minha questão é a seguinte: Deverei continuar com o aquário e começar adicionar fauna normalmente? Ou será melhor tomar algumas medidas mais drásticas como por exemplo recomeçar tudo de inicio?

 

Cria ver se amanha conseguia arranjar tempo para ir comprar um kit, para verificar os parâmetros da água com mais precisão, se conseguir actualizo o tópico.

 

 

 

Abraço,

AS

 

 

Edit: Esqueci-me de mencionar que nos últimos dois dias tenho ligado as luzes apenas 6 horas por dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.