Pedra Vulcânica


Recommended Posts

Muito boas tardes,

Alguém sabe se as pedras vulcânicas (aquelas castanhas avermelhadas) fazem mal às corydoras? Pergunto pois tenho umas quantas pedras e gostaria de lá amarrar umas plantas, mas como são tipo pedra pomes, não sei se fará mal às bocas de peixe de fundo. (penso que não, mas..., gostaria de saber outras opiniões)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pedras vulcanicas são "facas" que não perdoam quando os nossos inquilinos se assustam. Quando se fazem manutenções no aqua, é frequente haver peixes assustados que frequentemente chocam com os vidros. Eu retirei-as dos meus aquarios. Tenho consciencia que os ambientes marinhos são tão abrasivos como a dita pedra vulcanica. Talvez os "salgados" estejam mais acostumados. Pedras vulcanicas em aquarios de aqua doce, parecem-me dispensáveis. Uma coisa é certa: nunca mais tive peixes com "lanhos" (feridas) nos lombos.

NOTA-é a minha opinião!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

 

Por mais incrivel que pareça até existem pedras vulcanicas totalmente roladas...

 

Eu tenho umas quantas no meu aqua apanhadas nos Açores e ainda não tive nenhum problema com nehum dos peixes.

 

Mas também nenhuma tem assim uma arresta viva que possa ferir um peixe...

 

Só para teres uma ideia das Pedras

DSCN5615.JPG

 

Cumps

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem lembrado pmpg98. Em tempos, usava-se a chamada "pedra-pomes" quando se necessitava tirar substancias mais resistentes das mãos. Essa pedra é uma espuma vulcanica que não tinha as extremidades cortantes, apesar de ser muito abrasiva. Funcionava como lixa fina. Perdoem-me a ignorancia, se disser alguma anormalidade, mas penso que essa dita pedra-pomes é bastante menos pesada que a que vemos nas casas de aquarofilia, pois é muito mais porosa. Nesse caso, (como o pmpg98 chamou de "roladas"), não vejo inconveniente em ser usada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A Pedra Pomes como se encontra nos Açores flutua :) O que é um espetaculo de se ver, calhaus de tamanho consideravel a flutuarem :)

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra-pome

 

E penso não serem pedras pomes mas sim Rocha Vulcanica, não sou grande especialista, mas pelo que me percebo a pedra-pomes tem a ver com a lava que solidifca no ar enquanto que a rocha vulcanica é a lava que solidifica no solo ou quando em contacto com a água.

 

Já agora também fiquei curioso porque é que existem as Rochas Vulcanicas negras e vermelhas deve ter uma razão só não sei qual vou pesquisar um pouco para ver se descubro.

 

Pedro

Editado por pmpg98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.