Criacao de gouramis


Recommended Posts

Boas tardes estou a tentar fazer criacao de gouramis (tricogasters mel ) e gostaria de saber se quando os peixitos nascerem os posso alimentar com artemia recem nascida congelada e quais os passos que tenho que fazer para que tenha bons resulatdos , eu ja fiz uma vez criacao mas fiquei so com 3 ou 4 bebes e nao sei se eles se vao aguentar, agradço uma ajuda para conseguir fazer criacao,

(telmovel 926443799) miquetas@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miquetas,

 

Nunca fiz criação de gouramis. Aliás, só tive gouramis há cerca de 20 anos e era demasiado novo para sequer me preocupar com criação. Se não me engano o método é bastante parecido com a criação de escalares e com estes estou familiarizado. Quando falas em artémia congelada, de certeza que é recém-eclodida? Duvido que seja, pelo menos nunca a vi à venda assim. Das duas uma: ou eclodes a artémia em casa ou compras recém eclodida leofilizada (comida líquida), do género "JBL Nobil Fluid".

 

Espero ter ajudado e boa sorte com isso :)

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Artemia descapsulada coloca num frasco de pimenta vazio e lavado e pulveriza. Compra no Ebay

http://www.ebay.es/itm/Decapsulated-Brine-Shrimp-Eggs-Tropical-Fish-Food-20g-/260477907571?pt=UK_Pet_Supplies_Fish&hash=item3ca5b17273

 

Vermes vinagre cultura de arranque. Compra no Ebay ou vê se alguem te arranja

http://www.ebay.es/itm/Vinegar-Eels-Live-Fish-Fry-Food-Feed-Starter-Culture-/140567493298?pt=UK_Pet_Supplies_Fish&hash=item20ba79bab2

 

JBL NobilFluid artemia http://wate-r-evolut...id-artemia.html

 

Artemia recem nascida congelada nunca vi em lado nenhum deves estar a fazer confusão, só existe adulta.

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ola Miquetas,

Já fiz criação de tricogaster leeri e pela minha experiência aqui vão algumas dicas:

- O aqua de reprodução pode ser pequeno (min 10L) com uma altura de agua nao superior a 20cm (para diminuír a pressão que será exercida sobre os alevis), fundo nu (para ser mais fácil o pai apanhar os ovos que a fêmea larga durante o acasalamento) e um esconderijo ( uma rocha, planta ao canto, etc) para a femea durante as perseguiçoes do macho;

- Os alevins eclodem passados 2/3 dias;

- Ficam à guarda do pai (que os irá apanhar sempre que caírem do ninho) durante mais ou menos 4 dias (até nadarem na horizontal)

- A sua alimentaçao deve começar ao 2º/3º dia de vida (que é quando absorvem o saco vitelino). Podem ser alimentados com infusórios, gema de ovo ou (eu recomendo) com JBL NobilFluid para facilitar à tratadora/dor

- Após começarem a nadar na horizontal retira-se o macho do aqua;

-TPA's (Trocas Parciais de Água) diários (15-20%);

- Deve-se tapar muito bem todos os buracos da superfície do aqua para que a temp do ar não seja inferior à temp da água, o que poderá fazer com que os peixinhos apanhem uma pneumonia e morram;

-Com 1 mês de idade já terão tamanho suficiente para comerem náuplios de artémia recém-eclodida, ou uma receita com coração de boi e alguns vegetais (procura receitas caseiras nos fóruns dos site);

- Os TPA's vão sendo cada vez menos regulares e a altura da água vai subindo aos poucos a partir dos 2 meses de idade.

 

Boa sorte com a reprodução!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais