Construção de DSB


Recommended Posts

Olá a todos;

 

Estou a começar a montar o meu aquário e tenho vários tipos de areão que vão desde coral partido (granulometria relativamente grossa) até aragamax sugar size, tendo ainda mais dois tipos de granulometria intermédia.

Parece-me mais ou menos consensual que para o fundo do aquário principal devo usar a granulometria mais fina possível, com uma altura de 2-5 cm, estou certo?

Em relação à DSB na sump (12-18 cm de profundidade) as questões são:

-Devo misturar as diferentes granulometrias ou devo colocá-las em camadas mais ou menos separadas?

-Se fôr para colocar em camadas devo começar pela mais fina no fundo ou ao contrário?

Desde já obrigado pela vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No aquário principal deves colocar aragmax da granulometria menor possivel pq é mais bonito k 1 data d "calhaus" espalhados pelo fundo...

Pode ter 1 altura d cerca d 2 a 3cm.

 

Na sump podes colocar as varias granulometrias mas eu recomendo k as disponhas por camadas pq há determindaos seres k preferem 1 granulometria específica e assim podem andar pela camada k preferirem.

 

Cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O.K. Nuno,

 

Obrigado pela resposta...mas na sump coloco a granulometria mais fina em baixo ou em cima? (admitindo que as camadas vão sendo dispostas progressivamente pela granulometria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca a camada com grãos maiores a partir do fundo mas certifica-te que a camada superior tem granulometria MTO pequena (sugar size) com 1 altura d pelo menos 5cm, pq senão, e como diz o Marco, não serve d nada a DSB. Essa maior compactação superior serve para impedir movimentação da água nas camadas inferiores.

 

O Marco é 1 dos especialistas portugueses em DSB (só pelas imagens do aqua dele vê-s a bichesa k por lá anda e isto é algo fundamental: a DSB TEM d ter MTOS bichos detritivoros e k revolvam calmamente a DSB para esta não compactar e para eliminarem a porcaria k lá s acumula...

 

Há alguns aquariofilistas (por exemplo o Terry Siegel) k usam DSB com granulometria grossa EXCLUSIVAMENTE, outros como o Marco k recomendam SÓ aragonite sugar size. Eu penso k 1 DSB com granulometria por camadas seja mais eficaz pq permite + variedade d seres (li penso k foi na Advanced Aquarist Online Magazine k há determinadas "minhocas" (worms) k só sobrevivem em areão ddeterminada granulometria e tem lógica) mas tb não vamos pôr autenticos CALHAUS na DSB.

 

No meu novo reef vou pôr 3cm aragonite sugar size no aqua principal (só pra enfeitar :wink: e 14-15cm DSB no refúgio da sump por camadas. Mas TENS d ter mta vida na DSB!!!!!

 

Já agora, Marco, onde é k arranjas esses bichos todos? A tal areia viva traz alguma vida dessa?? Eu d facto tenho algumas minhocas na DSB mas foi o k veio na rocha-viva pq nunca pus dessa areia viva...

 

Cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá:

 

Obrigado pelas respostas...

Nesse caso parece-me que vou colocar uma camada inferior de 5-7cm de granulometria média (parece areia da praia) no fundo e colocar o resto (7-10 cm) co sugar size. O que quer dizer que vou ter de tentar moer o resto da granulometria média e grosseira para ficar sugar size :(

Já agora Marco fasso minha a pergunta do Nuno, como é que se faz para ter a DSB bem povoada? (a tua é bastante famosa) Basta coloniza-la com rocha viva ou é preciso algo mais? eu também não comprei areia viva, mas acho que para este efeito não tem influência.

Os kits de limpesa que se compram nas lojas ajudam? e onde comprar?e o quê?

Muito Obrigado

 

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tal como o Marco, penso que uma DSB só é eficaz com uma granulemetria muito pequena. Penso que esta deve ser feita no aqua principal, ou na sump, se esta tiver tamanho suficiente.

 

A bicharada do Marco se não me engano, é proveniente da água do mar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

a maior parte dos organismos que tenho na DSB foram se desenvolvendo ao longo dos anos...

Esta DSB tem 1 ano e meio de montagem mas cerca de 1/5 dela já vem do nano que tinha cerca de 5 anos. A maior parte da bicheza que possuo são bristle worms, stomatellas, gonopodes, amphipodes... Todos estes seres nunca foram apanhados mas sim vieram com a rocha viva e foram-se reproduzindo bastante ao longo dos anos.

Esta reprodução deve-se essencialmente á elevada quantidade de comida que sobra para estes já que alimento muito e muitas vezes ao dia. Quem já passou cá por casa e já assistiu a uma alimentação dos peixes sabe o que quero dizer com muito... :arrow: he he

O que acontece é que sobra bastante comida para a bicharada e esta tem-se desenvolvido bastante ao longo dos tempos...

 

Quanto ao tamanho do grão...

Depende muito do tamanho da DSB que se quer montar. Nuno, pode-se fazer DSB com tamanho do grão grande mas nesse caso o tamanho nunca deve ser inferior a 15cm de altura porque senão não consegues rarear o oxigenio nas zonas mais baixas... e quando falamos de grão grande estamos a falar de grão na ordem dos 5 a 8mm.

Eu pessoalmente prefiro usar cerca de 8 q 12 cm com sugar size o que equivale a um tamanho de grão de cerca de 0,5 a 1 mm.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta última intervenção do Marco remete-nos para uma questão mais delicada... a qualidade da rocha viva.

Eu neste momento tenho cerca de 15 kg a "maturar". Esta rocha antes de vir para mim esteve cerca de dois meses à temperatura ambiente (inverno frio) e sem luz, embora sempre com circulação e TPA's, suponho que a rocha maturada vendida nas lojas sofre mais ou menos o mesmo "tratamento".

1ª pergunta: acham que possa esperar que alguma desta "bicheza" tenha sobrevivido a este tratamento? (já tenho a rocha a 26ºC e com luz)

2ª pergunta: A alternativa é comprar rocha ainda por maturar juntamente com a importação da loja... para aproveitar a vida existente temos de a maturar no aquário junto do areão, não é um risco enorme??

Qual a melhor solução?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

a melhor solução de modo a conseguires manter quase toda a vida que a rocha trás é tu próprio a maturares no teu aquario... a desvantagem é o tempo que vais ficar a olhar para ele só com rocha.. (mais ou menos uns 2 meses).

Se não quiseres fazer isso, existe outra maneira que é aranjares bocados de substracto colonizado de aquarios mais antigos... :D

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais