Ajuda com resultados de amónia


Visitante

Recommended Posts

Boa noite

 

Estou actualmente a ciclar o meu novo aquário de 95l.

 

Tenho estado a controlar os níveis de amónia com um teste da NUTRAFIN, sendo que após 1 mês de ciclagem, os níveis estavam nos 2 mg/l recomendados.

Entretanto, tive de adquirir outro teste de amónia visto ter acabado o da NUTRIFIN. Investi num teste da SERA mas este está a dar níveis completamente diferentes: acima dos 5 mg/l !!!

 

Qual consideram o teste mais fiável?

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Há aí qualquer coisa que não está bem, um aquário ciclado tem que ter a amónia a 0, se não está a 0 é porque ainda não está.

 

Colocaste já algum peixe?

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário ainda está em fase de ciclagem (sem peixes).

Iniciei a ciclagem colocando algumas gotas de amoníaco.

 

Eu sei que este processo é longo, mas apenas estou a estranhar a grande discrepância entre os 2 testes (NUTRAFIN e SERA).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, é estranho, um mês já não devias ter amónia, mas sou novo nisto também, aguarda novas opiniões.

 

Tens o filtro a trabalhar não tens?

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O filtro está a trabalhar, claro.

Isto pode demorar mais tempo, a questão não era essa...

O problema aqui era a grande discrepância de valores entre os testes das duas marcas:

- NUTRAFIN: +/- 2mg/l

- SERA: +/- 5 mg/l

 

É que agora não sei por qual valor me hei de guiar...

 

Obrigado pela ajuda

 

PS: faltou-me aqui dizer que também já tenho nitritos no aquário... eu estava a pensar que o ciclo já estava a chegar ao fim, mas agora com estes novos resultados de amónia fiquei um bocado mais preocupado...

Editado por brasio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deitaste mais qualquer coisa sem ser aquela amónia inicial? É que passado um mês, já a amónia pode ter sido oxidada para nitritos e esses para nitratos e enquanto isso as bactérias que oxidam a amónia já podem ter morrido por falta de alimento e o ciclo iniciou-se novamente. A questão é que tem que haver qualquer coisa a apodrecer dentro de água para criar amónia (folhas mortas, restos de comida, etc)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

Tenho feito testes quase diariamente e nunca tive sem amónia pelo que acho que o ciclo ainda não terminou.

 

O mais estranho é mesmo que num dia, com o teste da NUTRAFIN, tinha amónia em grande diminuição e no dia seguinte, já com o teste da SERA, tinha praticamente um pico de amónia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

 

E que tal meteres o "Setup" desse aquario para não andarmos a apalpar no escuro...

 

So uma sugestão!

 

Cumprimentos

Aires Justo

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que passado um mês, já a amónia pode ter sido oxidada para nitritos e esses para nitratos e enquanto isso as bactérias que oxidam a amónia já podem ter morrido por falta de alimento e o ciclo iniciou-se novamente.

 

Pois, acho que foi isto mesmo que aconteceu. :(

Hoje já estou sem nitritos no aquário... Agora é aguardar... :S

 

Alguma coisa que possa fazer para acelerar o processo?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a pergunta.

 

Se morares no Porto eu podia ajudar-te pessoalmente, se quiseres.

 

Não entendo como podes ter tanta amonia no aquario nesta altura, não entendo como o ciclo recomeçou.

 

Alguma coisa deves estar a fazer muito mal e so quando se fala ou ve-se o aquario o aquario a frente é que descobrimos o erro que esta a ser cometido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

a melhor forma de efectuares o ciclo do azoto, é colocares no aquário todos os dias uma porção de comida e efectuares TPAs semanais ( (como se já tivesses peixes).

Para as bactérias nitrificantes se desenvolverem precisam de algo biológico e a alimentação faz esse efeito.

Podes usar da comida mais barata que encontrares.

Após quatro semanas coloca o 1º habitante, mudando a qualidade da alimentação de acordo com os peixes que vais ter, continua com as TPAs.

Regra prioritária, NUNCA descorar as TPAs, pois são elas que permitem manter os parametros da água.

Outro aspecto muito importante na rapidez e eficiência da ciclagem é a qualidade do filtro e das suas matérias de filtração biológica. Não tenhas pressa, faz tudo com calma, pois o tempo que perdes agora, vais recupera-lo depois, e os teus peixes agradecem.

Que peixes vais colocar? que filtragem tens? quais as dimensões do aquário?

Espero ter ajudado.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa noite,

 

Ainda me encontro em pleno processo de ciclagem.

Neste momento estou com os níveis de amónia em queda (cerca de 0,5 mg/l) mas ainda sem nitritos.

 

Vou repor o nível de amónia com algumas gotas de amoníaco.

Mas tenho um problema/dúvida: vou estar ausente a próxima semana e não vou poder monitorizar os níveis...

 

Vou correr o risco de não estar cá para repor os níveis de amónia, acabando por reiniciar o ciclo...?

Acham melhor colocar comida (será esta uma forma de introduzir amónia de forma mais gradual?)

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já foram dizendo muitas coisas, mas..........

 

Quando fazes o teste da amónia:

 

lês sempre as instruções?

ou fazes já sabendo as "regras de cor"?

verificas a cor à luz do dia? (sem radiação directa)

 

Ja encontrei pessoas que por fazerem isto há meses ou anos, acabam por se enganar num pequeno passo dos testes. Acontece..

 

Para o ciclo, eu iria pelo método da comida. É impossível teres sempre amónia.

 

Ora outra questão, sempre que fazes TPA's lavas as matérias filtrantes? É que se fazes isso estás a lavar (a matar mesmo) as bacterias do filtro e é por isso que começa de novo. Nas TPA's retirar apenas a água e se tiveres muitas folhas mortas (não sei se tens flora) retira algumas, pois decomposição organica é necessária ao ciclo do azoto.

 

João

Editado por Joao krub
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão que tenho neste momento é mais a nível dos resultados que tenho actualmente e o facto de não estar presente esta semana para monitorizar os mesmos.

Como disse, tenho um nível de amónia em +/- 0,5 mg/l (já coloquei amoníaco há 2 dias mas o nível de amónio voltou novamente a baixar) e continuo ainda sem nitritos (vou ter de colocar novamente mais algumas gotas de amoníaco).

 

O grande problema é eu não estar para a semana e não poder monitorizar...

 

Estava a pensar colocar alguma comida antes de ir embora de modo a ter alguma amónia para ser transformada em nitritos na minha ausência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.