Duvida CO2 pressurizado

Recommended Posts

Boas malta,

tenho em minha posse um sistema de CO2 com dois manómetros da Aquaristic, mas surgiu-me uma duvida aquando a sua montagem.

O redutor de pressão tem dois manómetros, tem uma saída onde está a válvula de agulha que irá acuplar a valvula solenóide e tem outra saída que não estou a ver para que seja, mas desconfio que seja por onde o CO2 sai quando a válvula solenóide está desligada.

Vinha uma peça de rosca com uma ponta de plástico. A minha dúvida é se tenho de ligar essa peça ao regulador de pressão nessa tal saída que me sobra???? Qual a função dessa peça???? eu sopro para essa peça e o ar não passa.

Alguém pode dar uma ajuda???

Obrigado

Hugo Bernardo

nova1x.jpg

------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Tenho aqui umas fotos que podem ajudar.

O material que vinha era este:

img5726bo.jpg

Como podem ver na foto seguinte o regulador já vinha com a válvula de agulha montada, que por sua vez vai acuplar a válvula solenóide, e este outro orificio para que é???

img5727z.jpg

Será que tenho de ligar esta peça com uma ponta em plastico nesse buraco:

img5733v.jpg

E por fim, será assim que deve ficar instalado. Como a solenóide não dá para enroscar, porque o regulador de pressão não deixa dar a volta, a solução é colocar um pouco de mangueira. Será que está algo mal????

img5729c.jpg

Edited by Hugo Bernardo

nova1x.jpg

Essa entrada e muito estranha.

Mas porque raio tráz isso dois buracos. lolol

Isso e de que marca?

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Boas

Ligas a tal peça que sopras e não sai nada, no dito buraco!

Essa peça é uma válvula de segurança, caso a membrana do redutor se estrague. Em vez de rebentar o redutor, essa válvula deixa escapar o CO2.

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

Afinal o buraco serve para alguma coisa hehe

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Boas

Buracos servem sempre para qualquer coisa! Nem que seja para dar cabo da cabeça a um gajo :naughty: .

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

Boas

Ligas a tal peça que sopras e não sai nada, no dito buraco!

Essa peça é uma válvula de segurança, caso a membrana do redutor se estrague. Em vez de rebentar o redutor, essa válvula deixa escapar o CO2.

Cumps.

Obrigado David e Toze. Após esta conversa online já estou mais que esclarecido. Agora é mãos à obra.

Abraços

nova1x.jpg

Boas

Buracos servem sempre para qualquer coisa! Nem que seja para dar cabo da cabeça a um gajo :naughty: .

Cumps.

Não duvides...lol

nova1x.jpg

Em relação à essa válvula solenoide, se leres o manual de instruções que acompanha a dita válvula, vais descobrir que podes desenroscar o pipo de entrada e ficas com um macho de 1/8'' que poderás utilizar para ligar a válvula diretamente à válvula de agulha.

Uma outra coisa que poderás fazer, e isso já não vem no manual de instruções, é arranjar uma união macho/macho e uma união fêmea/fêmea e usar esta última para enroscares por cima da saída da válvula solenoide e unires à válvula agulha (para que a valvula de agulha fique depois e não antes da solenoide). Depois usas a união macho/macho para juntares a saída da valvula de agulha com a fêmea de pipo que te sobrou da operação mencionada no primeiro parágrafo. Isto é apenas no caso de preferires ter a válvula de agulha em último lugar em vez da válvula solenoide. Há quem diga que tanto faz onde está a solenoide e há quem defenda que deve ser colocada antes da válvula de agulha.

Abraços e boa sorte

Tony

PS: Usa fita de teflon em TODAS as ligações e verifica exaustivamente qualquer união em busca de fugas. Podes usar líquido limpa-vidros para isso. Eu gosto de meter o sistema sob pressão e depois fechar a garrafa. Se nada se mexer durante 1 ou 2 dias, assumo que o sistema está estanque.

Edited by TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!
Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.