1º Aquário - Agradeço todos os vossos esclarecimentos


corpmanx

Recommended Posts

Boas,

 

Sou um novato nisto dos aquários, e queria esclarecer algumas dúvidas que tenho. Toda a ajuda é bem vinda, mas alerto para o facto que não entendo nada de questões técnicas a nível de aquários, nem dos nomes científicos dos peixes. Por isso, sejam meiguinhos :)

 

Então cá vai, tenho um aquário de 100L com filtro externo para 440L/H, termóstato 100W e tem estado pelo menos a correr bem a 1º semana. As espécies que tenho são: Oscar, peixe-gato invertido, 2 placóstonos ou cíclídeos presidiários (acho que esse o nome) e um limpa-fundos.

Estou com uma dúvida que me assola que é o Ph que não consigo baixar de forma nenhuma, porque a água que tenho é do poço e não é da rede, é extremamente calcária e alcalina. Para terem uma ideia quando coloquei a água antes de colocar os peixes, medi o Ph e estava a 9,0. Decidi misturar com a água que utilizo normalmente para beber e que é filtrada por osmose inversa e tem o Ph a 6,0. Mas mesmo assim, o máximo que consegui descer foi até 8,0/7,5 no Ph. Eu sei que são espécies resistentes pelo que já andei a ler por aí e por colegas meus que têm aquários. Existe mais alguma coisa que recomendem, do estilo qual é a frequência com que mudam a água, devo colocar a água filtrada apenas. Deixo-vos algumas fotos e um vídeo do Oscar e mais uma vez agradeço a vossa ajuda.

 

 

 

2n9i9f8.jpg

 

20r1qg0.jpg

 

2na1au0.jpg

 

w7luup.jpg

 

2eur1p3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para começar já vi muitos erros.

 

1º - esse filtro penso que seja insuficiente porque deverias ter pelo menos um filtro que faça no minimo 5x a litragem do aquario até porque a litragem/hora que vem na embalagem é medida sem as matérias filtrantes, um joguinho de marketing.

 

2º - não sei a temperatura da tua casa mas um de 150w fazia muito melhor o trabalho porque esse é mesmo à justa.

3º - espécies resistentes sim secalhar existem espécies mais sensiveis do que essas mas um pH de 8? mais um bocadinho e dava para um salgado ahah

4º - se isso aí é uma concha verdadeira isso sobe imenso o pH porque isso é do mar! Que eu saiba no rio nao existem conchas omg nunca entendi isto de meterem conchas.

5º - já vi que tens o aquario so mesmo com areao e os peixes, coisa que nao gosto mas este ponto vá.

6º e o mais importante! tens espécies que crescem imenso para esse aquário! Oscar, pleco e o invertido tudo em 100 litros? isso são espécies que deviam estar em aquários de 300L para cima. Só o oscar pode crescer 40 cm já nem falando no pleco e etc que são a mesma coisa ou pior nesse aquario nao vao viver, vao sobreviver...

Sou sincero fui direto mas espera por mais opinioes

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela tua pronta resposta, como disse estou a começar nisto dos aquários e desconheço completamente os termos o que deve ter e o que não deve ter. Tanto os peixes como o resto do material, já existem há pelo menos 4 anos só mudaram de uma casa para outra. A temperatura da minha casa ronda os 20 graus e tou a dizer por alto. Vou seguir o teu conselho de retirar a concha porque não tinha ideia que subia assim tanto o Ph. Que outras coisas fixes além do areão posso colocar no aquário para ficar mais bonito? O Ph agora está a 7,5, mas segundo o que já li acima de tudo o que o Oscar quer é um Ph que se mantenha estável como li neste artigo: http://perguntaserespostas.net/animais-de-estimacao-2/aquariofilia/peixe-oscar-alimentacao-reproducao-e-caracteristicas-do-peixe-oscar/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já não vou dizer nada. Depois do que o Edgar disse (e muito bem) vou esperar pelas alterações.

Para baixar o pH? Coloca água filtrada por osmose (que também baixa a dureza da água, vulgo GH) e/ou troncos e/ou turfa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Oscar deve sair desse Aqua o quanto antes. Nao se trata só da agua, mas também do espaço e da agressividade deste que irá crescer à medida que ele vai crescer. Se falas que ele esta em baixíssimas litragens há quatro anos mais rapidamente deve sair ou terás um peixe com severos problemas no esqueleto e comportamentais daqui para a frente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, sublinho por inteiro aquilo que o Edgar te disse...

Mais uma questão, esse aquário está montado há quanto tempo? É que eu posso estar tremendamente enganada mas parece-me que nem o ciclo está feito, quanto mais teres todas essas espécies aí. E depois o problema da concha que deve estar a alterar-te o ph...

De qualquer das formas, lê os seguintes links: http://www.aquariofi...showtopic=36380

http://faq.thekrib.com/pt/

 

cumps

Editado por Filipa Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E é importante relembrar-te que a má qualidade da agua que tens (sim, ph também) é sobretudo derivado da escolha de peixes. Pensa, nunca conseguirias ter um salmão numa banheira com a agua sempre cristalina. Isto porque o tamanho dele (e a porcaria vulgo dejectos que ele faz que são proporcionalmente grandes) são adequados para um rio grande com uma elevada corrente. Ora pois no teu aquario tens o mesmo caso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem o Jorge já te deu uma dica muito boa para esse problema. Bem sinceramente plantas aí com esses peixes acho que nem vale a pena porque eles davam cabo disso. Eu poria um tronco, punha uma cartolina escura atrás, enchia o resto do aquário, punha areão mais fino e em maior quantidade, colocava esse termostato a um canto, retirava essa bomba de ar que não serve para nada desde que tenhas o filtro a mandar água e haver alguma agitação a superficie essa bomba é desnecessária e por última e MUITO IMPORTANTE, retirava esses peixes TODOS, vendia ou dava e comprava peixes mais pequenos que pudessem ter uma vida saudável e alegre nesse aqua, porque se queres um exeplo esses peixes aí estao na mesma situação do que tu a viveres num quarto com 1 metro quadrado com 3 gajos enormes o dia todo. Nao seria agradável pois nao?

 

pronto as minhas dicas estão dadas

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá a ver uma coisa, isto tudo foi uma oferta e para quem não percebe nada de aquários, Ph, etc. para mim isto é totalmente novo. Mas pelos vossos comentários que eu agradeço, tenho muita coisa a mudar. Já comecei por tirar a concha, o passo seguinte este fim de semana é mudar o quê pelo menos 20 litros de água, por água filtrada por osmose inversa? Que peixes é que eu poderia colocar nas condições actuais?

Susana Paço, a má qualidade deve-se apenas a uma coisa água do poço porque não tenho água da rede, não é por causa dos peixes. Já tinha feito análises à agua do poço. Obrigado pelos teus inputs Edgar Pais, vou tentar segui-los à risca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... o passo seguinte este fim de semana é mudar o quê pelo menos 20 litros de água, por água filtrada por osmose inversa...

 

Isso era já hoje, uma TPA de 20% e amanhã fazia outra :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso era já hoje, uma TPA de 20% e amanhã fazia outra :)

 

Sim gostava, Jorge, mas a máquina de filtragem de osmose tem um depósito de 11 litros e para filtrar mais 11 litros demora imenso tempo. Por isso tem de ser gradual, além de que as diferenças de temperatura acentuadas também não são muito boas para os peixes. Peço-vos para que não entrem em termos demasiados técnicos, que eu não sou nenhum expert na matéria.

Editado por corpmanx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro tens de te tentar desfazer destes peixes dando-os aqui no fórum ou vendendo. Sobretudo o Oscar pois qualquer peixe que entre no aquario vai para o território do Oscar e depois temos a guerra do senhor dos anéis versão peixe (se me entendes :))

Depois de conseguires entregar estes peixes em novas casas é que podes pensar noutros, ok? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas cá estou eu de novo

 

1º arranjas uma casa nova e maior para esses meninos, depois faz os testes à água e escolhes peixes consoante os parametros da água porque se deve adequar os peixes à água e não o contrário. Tens muitos por onde escolhar se queres um site para ver a maioria dos que existem vê este :http://www.aquahobby.com/b_peixes_ornamentais_em_aquarios.php, vou seguir o tópico e ajudar no que precisares e quero ver sair daí um aquario renascido e bonito

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Bom como já tinha dito anteriormente, já retirei a concha que segundo vocês aumenta o Ph. Hoje vou decorar o Aqua, nomeadamente a parte de trás com vinil preto pelo menos para realçar mais os peixes dentro de água, além de dar um toque mais sóbrio ao Aqua. Consegui também arranjar um contacto de uma loja de animais aqui perto em que me vai arranjar pinhas de amieiro 100 pinhas/5€ porque segundo esse meu contacto, ajuda a acidificar a água e de modo gradual em vez de utilizar turfa que é substancialmente mais caro. Ainda não tratei da decoração interior do Aqua porque penso que isso é secundário. Quando estiver tudo como deve ser, depois posto fotos. :)

 

EDIT: Esqueci-me de referir também que já fiz ontem uma TPA de 20%, hoje vou fazer mais uma.

Editado por corpmanx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.