aquario plantado sem peixes


peteris

Recommended Posts

Ola, tenho lido posts sobre aquariofilia e plantados, não possuo nenhuma experiência. Pretendo montar um aquário com plantas. O fim a que se destina este aquário é ser utilizado numa curta-metragem, pelo que a estética é fundamental. Tenho imensas questões e não as vou colocar todas, pois tenho encontrado algumas respostas, quer aqui, quer através de vídeos da green machine, entre outras fontes. Mas gostaria de obter alguma ajuda para me orientar.

 

Uma vez que o aquário não irá ter peixes (apenas um betta, durante uma cena, ou seja, só por alguns minutos), existe algum material que possa ser denecessário, ou o crescimento e manutenção de plantas é igualmente dependente desses materiais? Falo do termostato e do filtro por exemplo.

 

Ou seja, se eu pretender manter um aquario apenas com plantas (Vesicularia dubyana e Eleocharis parvulan) num aquario 50x25x30, de que material necessito?

para além do substrato, da iluminação e do difusor(não se se pode chamar assim) de CO2, é igualmente necessario um filtro e um termostato? ha mais algum material que me esteja a escapar?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu diria que o termostato é necessário, uma vez que dependendo da temperatura há plantas mais aconselhaveis do que outras...mas tambem é verdade que normalmente as plantas têm uma boa tolerancia, em relaçao a amplitude termica. Talvez dependa um pouco do local onde vais ter o aquario e da zona onde vives. Mas eu nao sou nenhum expert na materia xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou seja, para este tipo de planta de agua quente, o termostato revela-se importante, só se tiver sorte é que elas podem não precisar, certo?

e relativamente ao filtro? tb é importante para a planta, ou a sua importancia prende-se sobretudo com as condições para os peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

para as plantas que queres não precisas de água quente. Vivem perfeitamente em água fria. eu já as tive a 14ºC sem qualquer problema.

 

O filtro é sempre bom para manter a qualidade da água, garantir a circulação da água e eliminar a amónia que causa algas. Se o aquário é só para manter durante um curto espaço de tempo (1 ou 2 semanas) podes abdicar desde que faças TPAs diárias e neste caso nem sequer precisas de CO2. Agora, se vais injectar CO2 tens que ter um mecanismo para fazer o gas circular pelo aqua de modo a chegar às plantas. Há filtros baratuchos...

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Obrigado pela ajuda. Tenho visto vários tipos de filtros. Mas uma vez que o aquário será montado exclusivamente para o filme, gostaria de conseguir algo de baixo custo, que funcione durante umas semanas. Os externos parecem-me muito caros para o efeito. Estou a pensar num filtro interno. Pelo que percebi, estão sempre associados a uma bomba de injecção de ar, certo? Ou existem filtros internos que funcionam sem essa bomba?

 

Pelas minhas contas, um filtro + bomba ficará sempre pelos 25 euros, é possível conseguir algo abaixo disto?

 

obrigado

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais