Problema com Discus! Urgente!


Recommended Posts

Boa noite, sou iniciante nesta matéria e tenho um grande problema com um discu! vou explicar como tudo começou. O discu (tem por volta de 5cm, e já tem uma bonita cor azul) esteve de "castigo" numa maternidade por ser muito agressivo para com o outro discu (já tive um escalar também com este método por 2semanas pois matou-e outro escalar, e passado estas 2 semanas na maternidade esta uma maravilha, super sociável! foi me dito por um criador para usar este método com o discu tbm).

Ora hoje fez 2 semanas e o soltei novamente, sempre a vigiar para ver como se comportava. Enquanto esteve na maternidade estava visivelmente bem, tanto com as cores como com os olhos!

Assim que o soltei ele pareceu começar a atrofiar com tanto espaço! começou a nadar super rápido, batendo contra as paredes do aquário! Tem alturas em que fica branco! e depois volta a ter cor, anda desequilibrado, a embater contra tudo! tem agora os olhos baços! será que ficou cego com alguma pancada que deu??

Tenho-o agora numa maternidade maior de rede, parece ter acalmado mas há alturas em que da voltas super rápidas na maternidade e depois para, está desequilibrado e continua com os olhos um pouco saliente e baços!

O que posso fazer?? O que pode estar a acontecer com ele?? Alguém me ajuda??pff!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 67
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas

 

se tem os olhos baços , isso é amonia decerteza.

 

tens teste de amónia.

qual o setup do aquario?

filtragem , restante fauna , etc.

 

faz tpa urgente.

cumps

Editado por rpc

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, mas ele estava perfeitamente bem! só ficou com os olhos baços depois de ter atrofiado e ter embatido contra tudo dentro do aquário, inclusive as paredes do aquário.. e os outros peixes estão todos bem, inclusive os outros 2 discus que, sendo que 1 deles tem aprox 3/4cm. Eu não percebo muito ainda, e hoje a tarde vou a loja de animais comprar alguns produtos e testes. Já agora.. o que é tpa? :l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já comprei teste d amónia e ph, esta tudo bem, entretanto comprei um medicamento para ajudar todos os peixes em relação a fungos, entre outros.

O aquário é de 80L, tenho um filtro normal, e lá dentro tenho algodão e umas pedras, tenho uma bomba de ar potente e todas as semanas efectuo uma limpeza no aquário. Tenho guppys, mollys, espadas, limpa fundos, limpa vidros, escalares e 2 discus. A alimentação é variada desde flocos, granulados, papa caseira e larvas, 2x ao dia. Como recebe luz ao longo do dia (não directamente) tenho a luz ligada por 4horas. Comprei o doutor 112, pois disseram me na loja que era para tratar doenças e fungos, e comecei ontem o tratamento e lá diz que só no 12 dia de tratamento é que posso ligar a luz no aquário, não faz mal estar 12 dias com a luz apagada? :l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sara

 

Creio que tem bicharada a mais para um aquario de 80L (para cada discu deveria ter entre 40L a 50L e por cada outro dos outros peixes, creio que é 1 cm de peixe por cada litro de agua), além de misturares especies variadas... Eu pessoalmente não tenho os meus guppys com os meus Discus...

Na loja venderam-te isso, pois é a função deles.... Vender...

Que valores tens de PH e de amonia?

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso não foi a loja.. tenho um vizinho que é criador e tem me ajudado com o aquário, e todos os meus peixes são pequenos, incluindo os discus, tenho 27peixes a contar com os discus, limpa vidros e limpa fundos. Não tenho conflitos no aquário todos se dão muito bem. O nível de PH é de 7.5, e o nível de amónia é de 0.3.

Gostaria que me dissesse se eu posso deixar o aquário sem luz por 12dias como pede no medicamento do doctor 112, não faz mal aos peixes e plantas não terem a sua luz aquelas horas todos os dias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola sara!

mas é mesmo muito peixe contudo o problema nao esta por aí mas sim na amónia que esta a aparecer no aquario.

eu nao medicava nada mas fazia durante uns dias tpa de 10/15% ate os niveis voltarem a zero.

quanto ao facto de nao ligares as luzes se ainda assim fores medicar(creio ser um erro) as plantas é quase certo nao sobreviverem e os peixes ate te agradecem nao existir luz.

 

fica a minha opiniao.

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola! ok muito obrigado pela ajuda, vou fazer tpa ate os níveis ficarem a zero. Eu estava a por o doctor 112 porque reparei que alguns peixes se andavam a coçar contra as pedras, alias um deles coçava se imenso :S dai ter comprado e estar a fazer o tratamento. Aconselha-me a parar de usar ? Uso alguma outra coisa ou deixo estar tudo quieto e apenas me preocupo com a amónia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

provavelmente eles coçam-se devido a amonia os estar a incomodar

quanto a mim preocupa-te só com os niveis de amonia e daqui a uns dias se persistir algum sintoma vesse a melhor maneira de tratar mas como te digo quase de certeza que é do pico de amonia no aquario.

 

ps:

nao me trates por voçe :character0050:

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

quando dizes tudo normal quais os valores?

o filtro é interno ou externo?

 

quanto a mim acho que tens excesso de população e tambem acho que tens especies incompativeis , mas isso é a minha opinião...

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

quando dizes tudo normal quais os valores?

o filtro é interno ou externo?

 

quanto a mim acho que tens excesso de população e tambem acho que tens especies incompativeis , mas isso é a minha opinião...

 

cumps

 

 

A Sara já respondeu...

O nível de PH é de 7.5, e o nível de amónia é de 0.3.

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Minha nossa senhora... Isto aqui vai pior do que o dia de ontem no pingo doce ::D: lol

 

Sara: em primeiro lugar se o teu vizinho é criador deve ser de criaturas espectaculares, mas peixes é que não é. Como é possível ele "ajudar-te" com um aquário e permitir que num aqua de 80 litros coloques tanto peixe? E mais, não é só a quantidade, é a qualidade também. Evidente que tens picos de amónia, ainda por cima com um filtro interno, provavelmente sem cerâmicas, e vais continuar a ter!

 

Vamos por pontos para ver se te consigo ajudar:

 

1 - Discus e escalares são para sair daí. O aqua não tem litragem suficiente para eles, muito menos se os juntares com outros peixes.

 

2 - Tens peixes que precisam de caracteristicas de água absolutamente diferentes a nível de pH, dureza, etc. Sugiro que estudes as espécies que tens e que vejas que tipo de água preferem e rapidamente vais descobrir quais são incompativeis com quais.

 

3 - Espadas, guppys e mollys são como hamsters ou coelhos! Ou seja, em breve vais ter que começar a dar peixes. Alem disso são peixes de cardume que se devem colocar na proporção de 1:3 (macho:femea), não creio que seja possivel manteres as 3 especies no teu aqua, mesmo duas...

 

4 - É muito importante que não uses quimicos na água (anti-fungicos, etc) "à toa". Claro que os vendedores das lojas de superficies comerciais te vao vender tudo e tudo é importante e para ser usado em grande quantidade.Sugiro que passes a comprar produtos numa loja de aquariofilia (só) com pessoas que saibam o que estão a fazer. Não uses medicamentos a menos que tenhas a certeza que são necessário e mesmo assim às vezes é necessário isolar o peixe doente para se fazer o tratamento só a ele.

 

5 - É urgente sabermos tudo sobre o teu aquário (coloca fotos aqui), sobretudo a capacidade do filtro em litragem/hora, que tipo de filtração tem (mecanica? biológica? através de que? esponjas? cerâmicas? siporax? bioballs? carvão? etc).

 

Com tanto peixe e tão pouca litragem e filtração nao me surpreende nada teres picos de amónia, acho estranho é não morrerem peixes :P

 

Desculpa o tamanho do texto, espero que te ajude de alguma forma.

 

Tenta responder às perguntas para que te possamos ajudar melhor.

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem vou tentar a responder por partes lol ele disse-me que num aquário de 80L poderia ter no máximo dos máximos até 50peixes (não incluia discus, os adquiri por mim própria).

O que vale é que a amónia que apareceu no teste foi pouca, ao menos isso. Tenho no filtro interno algodão, esponja, e umas pedrinhas pretas que já vinham nele. A capacidade é de

Também tenho cerâmicas.

Sim eu sei que essas espécies são como hamsters, mas tenho andado a vigiar, até porque estou no inicio e ainda não sei muito bem quando irão parir então eles acabam por não sobreviver pois são logo comidos :(

Tenho por ex 2 femeas mollys, não tenho macho pois morreu e como elas estão grávidas não irei comprar mais nenhum macho, ate porque quero controlar os bebes que nascem, e já falei com uma loja de animais que gosto e vão aceitar-me os peixinhos que tiver em excesso.

De vez em quando morrem peixes sim, alguns têm morrido mas ainda não descubra o porque, pois parece-me que eles batem em alguma coisa, ainda não sei bem o que, pois abortam de imediato, e o corpo, mais propriamente a parte dorsal fica baixa, como se fossem aqueles guppys de cauda comprida.

As fotos vou tentar por daqui a pouco mas encontre como as posso baixar lol

Bomba de ar:220-240v, 50/60hz, 4w,4,5L/m da SERA

Filtro: 220-240v, 50Hz, 300L/h

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem vou tentar a responder por partes lol ele disse-me que num aquário de 80L poderia ter no máximo dos máximos até 50peixes (não incluia discus, os adquiri por mim própria).

O que vale é que a amónia que apareceu no teste foi pouca, ao menos isso. Tenho no filtro interno algodão, esponja, e umas pedrinhas pretas que já vinham nele. A capacidade é de

Também tenho cerâmicas.

Sim eu sei que essas espécies são como hamsters, mas tenho andado a vigiar, até porque estou no inicio e ainda não sei muito bem quando irão parir então eles acabam por não sobreviver pois são logo comidos :(

Tenho por ex 2 femeas mollys, não tenho macho pois morreu e como elas estão grávidas não irei comprar mais nenhum macho, ate porque quero controlar os bebes que nascem, e já falei com uma loja de animais que gosto e vão aceitar-me os peixinhos que tiver em excesso.

De vez em quando morrem peixes sim, alguns têm morrido mas ainda não descubra o porque, pois parece-me que eles batem em alguma coisa, ainda não sei bem o que, pois abortam de imediato, e o corpo, mais propriamente a parte dorsal fica baixa, como se fossem aqueles guppys de cauda comprida.

As fotos vou tentar por daqui a pouco mas encontre como as posso baixar lol

Bomba de ar:220-240v, 50/60hz, 4w,4,5L/m da SERA

Filtro: 220-240v, 50Hz, 300L/h

 

Bem, há quanto tempo é que o teu vizinho cria peixes e que peixes é que cria? Isso, bem como a regra do 1cm de peixe adulto por litro não faz sentido nenhum. Uma coisa é teres 50 micro-rasboras outra é teres 30 oscares ::D: lol

 

Tens sobrepopulação de peixes que aliado à fraca filtração te está a impedir de transformar a amónia em nitratos tão rapidamente quanto se forma. Sugiro que mantenhas apenas uma das espécies viviparas e que penses em substituir esses discus e escalares por 1 só espécie (se gostas de ciclídeos sugiro os ramirezi ::D: são muito bonitos e se os tratares bem não são dificeis de manter e até consegues que te venham à mão).

 

Quanto ao filtro: essa litragem por hora é insuficiente para a peixada que tens. Caso seja possivel aquirires um filtro novo sugiro um que faça pelo menos 5 vezes a litragem do teu aquário e se possível um filtro externo, uma vez que tem mais espaço para colocar as matérias filtrantes, alem de que são melhores e não te roubam espaço dentro do aqua, etc.

 

Caso seja impossivel e tenhas mesmo que manter esse filtro então faz o seguinte: retira as bolinhas pretas (devem estar dentro de um saquinho ou placa pequena) - é carvão activado que neste momento só te deve estar a estragar a água. O carvão so se deve usar durante 2 semanas e só para remover medicamentos da agua, etc. Podes comprar (não é caro) siporax mini da sera - excelente para usar em filtros internos ou cascata e com elevado poder filtrante.

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprar material tem que ser aos poucos.. infelizmente são caros e eu não sou rica :l mas no futuro gostaria de comprar um filtro externo sim.

Em relação ao que dizem , sinceramente já falei com muitasssssssssssssssss pessoas e cada uma delas diz-me coisas diferentes por isso também espero que percebam a minha parte :l obviamente isto irei aprendendo com o tempo, mas estou muito grata pela ajuda que me estão a dar, hoje limpei o aquário e fiz tpa e continuarei fazendo até os níveis de amónia desaparecerem =)

Alguém me pode dizer como por fotos aqui? Tirei agora com a máquina mas não consigo pó-las :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ter 50 peixes num aquário de 80 Litros desde que todos eles tenham 1cm.... XD!!!!!

Já agora medicamentos usados para tratar mollys e guppys e platys e afins podem pôr Escalares e Discus doentes, ou seja vais estar a tratar um problema para teres outro...

Discus e Escalares são bastante sensíveis a tratamentos.... E Discus e Escalares para mim só em Aquário de pelo menos 2000 Litros, com 2 filtros Externos.....Bomba de Ar é usada para dar ar a alevins, e ajudar estes a ter mais 02... É muito usado em criações de peixes individuais e em cubo.

Sara ou mudas a situação, ou brevemente vais ter um pico de amónia daqueles bem grandes e vão imensos peixes à vida. Ou então usas Toxivec para eliminar a amónia, nitritos, nitratos etc.....

Amónia é nha nha de peixe visto que eles não usam a sanita, da nossa casa de banho fazem no aqua e a TPA serve para ir mantendo a água limpa, e para ir evitando que eles morram intoxicados nas próprias fezes.

Se és nova em Aquariofilia começa devagarinho.... :)

Cumprimentos ,

 

Neuza Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sara a primeira coisa a comprar antes dos peixes são: Filtros , Aquecedores, substratos se fores a pôr plantas , decoração , fazer o ciclo do azoto, e no fim os peixes.... Ha e quanto maior fôr um aquário menos trabalho dá em relação ao meu ponto de vista....

Cumprimentos ,

 

Neuza Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais