The green hills


Bruno R. Carvalho

Recommended Posts

Boas

 

Depois do My desired return ca estou eu com um novo projecto.

 

 

Aqui vai o setup:

 

The green hills

 

Aqua: 120x40x50cm 240 litros

Iluminacao : 2x 54 Watts T5 (A calha tem 4x54 watts mas apos uma ma experiencia no ultimo projecto decidi ficar por apenas duas lampadas a trabalhar)

 

aquecimento: Fluval mirrored M 300 watts

Filtro: Fluval 305

Substrato fertil: Tropica aquacare misturado com akadama

Areao : areia para gato

 

Ok eu sei que esta e a parte mais esquisita, eu estava para usar akadama de novo, mas ao mesmo tempo comecei a pesquisar alternativas mais baratas, e descobri aqui em inglaterra que o pessoal usa area de gato como alternativa mais barata com relativo sucesso. Nao e propriamente aquela areia branca e poeirenta que normalmente vemos, tem uma cor semelhante a akadama,a granulagem e mais pequena mas ao mesmo tempo nao se desfaz tao facilmente. Decidi experimentar.

 

Co2 : presurizado garrafa de 3kg

 

 

plantas:

Pogostemon erectus

Eliocharis parvula

Rotala wallichi

Lilaeopsis brasiliensis

 

Fauna:

De momento apenas uns guppys e mollys ,o aquario de 75 litros da minha maria ja esgotou a capacidade para tanto guppy e molly por isso deixei-a colocar os peixes. Ja lhe prometi um aquario de 200 litros so para ela mas ainda vai levar uns mesitos. Eu bem que a tento convencer a dar peixes a loja ou entao a escolher algo que nao se reproduza tanto mas ela nem quer ouvir falar disso.

O que ela adora e ver os peixes bebes e nem quer ouvir falar em se livrar de qualquer um deles.

Que fazer.

Mas tou a planear ir de novo para os escalares gosto bastante deles.

 

Fertilizacao: metodo de extimativa do tom barr. O tropica nutrition plus ja andava a pesar na carteira por isso decidi ir para a ideia de comprar os quimicos e preparar as solucoes eu proprio.

 

Um resumo deste aquario desde o seu inicio ate hoje, desde o inicio este projecto foi sobre conseguir um aquario mais estavel e com menos sobressaltos e trabalho que o my desired return, a verdade e que o crescimento no ultimo projecto era incrivel em dois meses o aquario estava completamente atulhado de plantas por todos os lados mas tambem e verdade que as algas foram um problema desde o inicio.

 

Outro objectivo era usar um layout mais simples com menos tipos de plantas mas mais planeado. E ao mesmo tempo tentar ser sucedido no crescimento de um tapete visto que no ultimo projecto as algas e as cianobacterias nao o permitiram.

Sendo assim posso dizer que neste momento o primeiro objectivo foi cumprido este aquario e pouco exigente em termos de manutencao, com excepcao da fertilizacao diaria e a TPA semanal.

Em relacao a crescer um tapete tanto a parvula como as brasiliensis estao lentamente a espalhar-se pelo aqua. Nao diria um sucesso estrondoso mas tem potencial sem esquecer que a brasiliensis e uma planta de crescimento lento.

 

Por outro lado a Pogostemon erectus nao tem tido o crescimento exuberante que tinha no meu ultimo projecto, talvez devido a fertilizacao ou porque nao tenho feito muitas podas na planta, e a minha ideia e que uma boa poda de vez em quando e benefico para estimular novo crescimento.

 

 

A rotalla wallichi e a planta que tem crescido mais rapido neste meu novo projecto mas e tambem a que parece menos saudavel, apresenta uma cor verde acastanhado ao inves do exuberante verde avermelhado dos primeiros dias, nao sei se e uma questao de fertilizacao,ou de falta de luz. Esta planta e exigente nos dois mas eu ainda ando a experimentar as quantidades de fertilizante e a luz esta apenas nos 0,5 watts por litro, tenho possibilidade de aumentar para 1 watt litro se ligar as outras duas lampadas mas ao mesmo tempo tenho receio de ter problema como da outra vez.

 

Eu sei que hoje ja sabemos que a luz nao e causa de algas mas quanto mais luz mais nutrientes as plantas consomem e eu estou a iniciar-me nisto do metodo de estimativa e tou preocupado que se aumentar a luz a minha fertilizacao pode nao ser equilibrada o suficiente e dar origem a algas.

 

Durante o dia de hoje vou colocar as fotos do aqua.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu sei que ainda nao ha fotos. O meu filho mais novo pregou-me uma partida e partiu-me o carregador do portatil. Assim que tiver um novo coloco. O smartphone da para colocar posts mas para fotos ja e muita confusao so mesmo no computador.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

E eu a pensar que o caro amigo tinha jeito para político...

 

Brincadeirinha, está claro :naughty:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas aqui vao as fotos prometidas.20120303tankwithrocks.jpg

O aqua apenas como o substrato e o as rochas.Antes de comecar a colocar as plantas.

520120303fillingthetank.jpg

Ja com a eliocharis parvula e a brasilliensis colocadas.

720120303fillinguptheta.jpg

Ja com todas a plantas colocadas e quase completamente cheio.

thegreenhills01closeupo.gif

close up da eliocharis parvula.A qualidade nao e a melhor.

201203102ndweek.jpg

Close up do lado direito do aqua.

20120412tank2weeksago.jpg

20120412tank2weeksago2.jpg

O aquario a coisa de duas semanas.Ainda com apenas 108 watts de luz a trabalhar.

20120512135341.jpg

Hoje.

Nas ultimas duas semanas liguei as 4 lampadas da calha assim tou com 216 watts sensivelmente 1watt\litro.

As plantas nao estavam a crescer saudaveis,por isso aumentei um pouco a fertilizacao (ainda estou na fase tentativa e erro), e ao mesmo tempo fiz uma poda para ver se conseguia promover um crescimento mais saudavel.

De momento o crescimento tem sido bem mais rapido desde que a calha esta no maximo,os novos crescimentos parecem estar bem mais saudaveis que antes e em relacao a algas as coisas parecem estar sobre controlo.

A parvula esta a espalhar-se rapidamente nas ultimas duas semanas e parece saudavel,a brasiliensis muito mais lentamente e parece menos saudavel.

 

Fauna:

3 mollys

2 plattys

2 guppys

 

Mas so ca estao ate eu arranjar um novo aqua para eles. Depois vou para os escalares e os neons de novo.

Relativamente ao projecto anterior este projecto e o oposto,mais estavel mas com um crescimento menos saudavel e menos intenso.

Sei que ainda nao esta nada de especial mas espero que gostem,com o tempo espero que isto va tudo ao lugar.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

já usei esse areão (da Tesco) quando estive em UK. É uma argila como qualquer outra (ADA, AKADAMA, etc). Só que não é impregnada com nutrientes como no caso da da ADA. Funciona muito bem.

 

As argilas são boas porque têm uma capacidade alta de troca iónica recebendo iões quando estes estão em excesso na coluna de água, e libertando-os quando em défice. Portanto, funciona como armazém de nutrientes. Para além disso, é um bom substrato para a colonização das bactérias.

 

Acho que precisas de uma rochas maiores. Esse que aí tens vão desaparecer num ápice quando as plantas crescerem. Não sei se foi muito boa ideia aumentar já a luz. Não te esqueças de aumentar a quantidade de CO2.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Acho-o talvez demasiado simétrico, não gosto muito de ver o "vale" tão centrado, e como o Gustavo diz essas rochas vão ser engolidas rapidamente.

 

Pedia talvez um tronco ou uma rocha com um certo porte num dos lados.

 

Claro que o que interessa é que tu gostes.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Tronco tinha um preparado para la meter ,o problema e que ta no aquario da maria e ela apaixonou-se por ele e eu nao tive coragem de o tirar.

o tronco tem um formato engracao que parece uma arvore com os ramos por isso coloquei feto de java entre os ramos e com o tempo cresceu e parece mesmo uma arvore.

Mas de qualquer maneira apos ter desistido do tronco e ao fazer a montagem a simetria passou-me pela cabeca especialmente no que se refere ao dito vale mas eu gostei do efeito ao meio, o facto de ter escolhido as mesmas plantas e rochas semelhantes em forma e tamanho ficou mesmo muito simetrico.

Com o tempo vou tentar corrigir isso.

E a luz foi de facto um erro visto que ontem voltei do trabalho e as minhas plantas estavam cobertas com uma ligeira camada de de algas.

Reduzi para metade de novo e nao volto a alterar tao cedo.

 

Preocupa-me um pouco que em relacao ao meu anterior projecto, as plantas nao tem o mesmo ritmo de crescimento nem parecem tao saudaveis. Sim eu sei que cada tipo de planta tem diferentes necessidades mas eu uso como comparacao a pogostemon erectus que estava presente no meu anterior projecto.Por outro lado a parvula que nao cresceu no meu anterior projecto esta-se a espalhar razoavelmente.

 

Outro problema que tomou a minha atencao enorme quantidade de caracois que tomou conta do aquario, parece uma praga vou comecar a ver se me livro deles com o truque da alface mas sei que nao vai ser facil.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas

 

Ja faz meses que nao actualizo este projecto.

Durante estes meses o projecto levou levou um rescape completo ao ponto que lhe chamo Green Hills versao 2.0.

 

Setup:

 

The green hills Versao 2.0

 

Aqua: 120x40x50 (aprox. 240 litros)

Filtros : Fluval 305 + Eheim 2215

Termostato: Fluval Mirrored M 300

Co2: Pressurizado Garrafa de 3kg+ sistema da aquaristic.net

Iluminacao: 4x 54 watts

 

Substrato: Areao de gato

Substrato fertil : Tropica aquacare

 

Plantas:

Eliocharis parvula

Echinodorus tenellus

Staurygene reppens

Rotalla rotundifolia

Heteranthera Zoosterofilia

Cryptocorne wendii Brown

Valisneria nana

Higrophila polysperma rosanervig

 

Fauna:

 

21 Rasboras Espei

4 Zebra danios

6 Glow light danios

7 Ottocinclus affinis

6 Caridina japonica ( Chamam-se Amano shrimp aqui para os meus lados).

 

O aquario sofreu rescape completo, o green hills original acabou por nao se tornar no que eu esperava.

 

Fotos

 

23-07-2012

20120723224607.jpg

 

Hoje:

20120820191109.jpg

 

Espero que gostem.

Editado por aquariomaniaco

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Caro amigo, com fotos tão pequeninas, quase não se vê o áqua... as legendas da foto são enormes, já a imagem do áqua é pequeníssima, aconselhava a carregares umas imagens em tamanho decente, pelo menos para monitores de 19" (o meu é de 23,5"), é que assim as fotos quase parecem 1 ícone..., topas?

 

Dá para ver que isso está "verdinho" mas não se percebem os pormenores, tampouco a fauna.

 

Abraço, e permanece por aí no reino do "nevoeiro" que aqui no reino do "sol" as coisas estão cada vez mais sombrias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai um video da para ver muito melhor aqui.

 

[media=]

[/media]

 

Peco desculpa pelas fotos nao percebi que tavam tao pequenas.Eu ja corrijo o problema.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Eu acho-o um pouco "despido", tens a HZ e a Higrophila que são de crescimento vertiginoso e exigem podas constantes, já a parvula e a tennelus aparentam estar atacadas por algas e o solo na parte frontal parece um bocado sujo ou com algas, confirmas?

 

É deixar isso crescer.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Eu acho-o um pouco "despido", tens a HZ e a Higrophila que são de crescimento vertiginoso e exigem podas constantes, já a parvula e a tennelus aparentam estar atacadas por algas e o solo na parte frontal parece um bocado sujo ou com algas, confirmas?

 

É deixar isso crescer.

 

Abraço,

 

 

A tenellus esta com algas. O aquario nao esta sujo e a parvula que tambem tem algas.

A tenellus levou tempo a adaptar-se e ficou coberta de algas durante esse tempo mas na ultima semana o crescimento acelerou e tenho pes a crescer por todo o lado e as algas tambem reduziram um pouco.

A parvula e outra historia durante os primeiros tempos da versao 1.0 estava a formar um tapete muito bom mas depois de repente comecou a definhar. Nao cresce mais que isto.

As Black beard algae sao o meu pesadelo nunca consigo evitar que aparecam mas sempre que apareceram acabo por me livrar delas com o tempo. Por isso desta vez decidi nao entrar em panico e esparar que as plantas crescam e cubram o aqua ao fim ao cabo estas plantas so estao aqui a um mes.Por isso e dar tempo.

No lado direito a valisneria nana nunca se adaptou e da um ar muito vazio naquele lado por isso vou substitui-la.

Em relacao as pedras do lado direito eu sei que nao estao enterradas a razao disso e que como disse este aqua sofreu um rescape e as pedras foram todas adicionadas agora. Nao quiz tar a correr o risco de mexer muito no substrato para nao fazer muito porcaria com o tempo a tenellus vai tapar aquela zona.

 

Por isso agora e so esperar crescer.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.