Schismatogobius ampluvinculus + identificação de góbio


Toutinho

Recommended Posts

Boas

 

Tenho um comunitário de 100x50x50 com Corys, Ottos, Narizes de bêbado, Lamp eyes, Red Cherrys, Tylos e Helenas. Sempre quis ter uns 5 ou 6 Schismatogobius ampluvinculus (micro gobio camaleão). Andei a pesquisar sobre o peixe, segundo li não existe qualquer incompatibilidade com o meu aquário nem com os parametros, mas li uma coisa que me fez ficar na duvida. Que são escavadores, enterram-se e remexem muito o substrato. É algo que a mim não convém nada, mas venho aqui esclarecer esse ponto. Alguém que possui este peixe vê esse tipo de comportamento? Pergunto pois a informação que pesquisei nao é totalmente consensual...

 

Deixo uma segunda pergunta, um amigo ofereceu-me este góbio. Gosto muito do bicho, agradeci muito a oferta, mas infelizmente não conheço o peixe que me foi dado e apesar de estar algo descansado porque o vejo a comer e a percorrer o aquário, desejo dar-lhe todas as condições necessárias. Deixo aqui 2 fotos, se alguém puder ajudar, agradeço:

 

dsc04308fi.jpg

 

dsc04309n.jpg

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gobio:

Parece ser um Mugilogobius Rexi femea.

Os machos sao mais amarelados com bordo preto nas barbatanas.

Se forem estes sao carnivoros e adoram congelados: artemia, larvas de todas-as-cores, tubifex, etc.

 

Peixes pequenos e lentos vao aparecer com as barbatanas caudais comidas.

Penso que ha uma loja na Amadora junto ao Continente que ainda tem um trio: sao bem interessantes.

Temp para 26 graus. De resto bem aclimatados toleram tudo menos mta poluicao.

 

Ja agora, acabam com a praga de carocois pequenos em dois ou tres dias.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado pela rápida resposta, assim tenho uma base de pesquisa.

26º é a temperatura que mantenho, dar congelados não é grande problema.

Pelo que vi no google, este meu ainda será juvenil, certo?

Mas se for esse góbio, tenho 2 problemas...

1º tenho Helenas. Não são pequenas, mas também não são propriamente grandes...

2º As Tylos são grandes mas nascem pequeninas.

3º tenho Corys Sterbai. Não é lento a nadar, mas passa todo o tempo parada.

Por enquanto ainda não o vi a meter-se com ninguém, talvez por ser + pequeno que todos os peixes. Só o vejo aos saltinhos pelo fundo do aquário, acho que nem nunca o vi nadar, propriamente dito.

Se eu o levar a essa loja na amadora, eles saberão dar-me uma ajuda na identificação?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes visitar a loja.

E mais facil ver ao vivo se as femeas la sao iguais a este peixe ou nao.

Se for um juvenil tambem pode ser uma das muitas variedades de Rhinogobius.

Os Rexi se bem ambientados costumam nadar e ficam algum tempo em posicao de 45 graus com a cabeca para cima, parados no mesmo sitio. Se so anda no fundo e nunca nada ja nao sei.

 

Se os caracois sao grandes nao ha problema: mas numa das fotos parece que esse exemplar tem uma certa afinidade por eles...

 

Para mim a grande questao doa gobis e primeiro saber se sao carnivoros ou homnivoros, estes em geral alimentam-se do biofilme das algas. Valem bem a pena, apesar das dificuldades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como se chama a loja?

A foto dele juto do caracol foi uma coincidência :) Foi quando tirei a foto ele ia ali a passar.

As 3caracteristicas que já notei nele foram as de ser bastante activo, percorre todo o fndo do aquário e não tem medo de ninguém :)

Desculpa perguntar, mas sobre o microgóbio (Schismatogobius ampluvinculus) não cosegues ajudar-me? Ainda é só uma hipotese em estudo, porque eu na junção de peixes gosto de ter o minimo de rigor. Mas é realmente um peixe que gostava muito de ter... :)

 

Cumps e mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como se chama a loja?

Desculpa perguntar, mas sobre o microgóbio (Schismatogobius ampluvinculus) não cosegues ajudar-me? Ainda é só uma hipotese em estudo, porque eu na junção de peixes gosto de ter o minimo de rigor. Mas é realmente um peixe que gostava muito de ter... :)

 

A loja costuma anunciar novos peixes aqui no forum, procura aqui 'mugilogobius rexi', ou so rexi...

Nunca tive os pequenos Schismatogobius ampluvinculus, tudo o que sei e de pesquisa net.

Sao Japoneses, logo as temperaturas sao identicas as nossas, nao sao peixes tropicais, o que deve dar 10-20 graus, ao contrario do que se le por ai. Os da Formosa (Taiwan) podem ser de aguas mais quentes, mas na fishbase sao classificados de clima temperado (nem sequer sao sub-tropicais). Temp ar -08 a 30 graus, temp agua 10 a 15, toleram abaixo de 10 e podem ter problemas acima de 15graus!

Parecem crescer no maximo 2,7cm e sao carnivoros.

 

http://fishbase.sini...e=ampluvinculus

 

Para herbivoros asiaticos recomendo vivamente investigar tambem os gastromyzon, que ha (havia) na mesma loja, embora incorretamente identificados como pseudogastromyzon. Tambem sao de climas temperados a subtropicais.

 

Ph a volta de 7 esta bem.

 

SE os ampluvinculos forem de facto tao pacificos como apregoam, entao ate poderiam ser misturados os 2.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu descobri os Schismatogobius ampluvinculus no site de um patrocinador do fórum. Fui pesquisar e deparei-me com uma série de informação que não era bem o anunciado :) Dizem que se deve ter em grupos no minino de 5/6 e que são extremamente pacificos num comunitário. Até ai não li nada em contrário. Mas sobre os parametros da água e temperaturas, está um bocado fora daquilo que se lê inicialmente. Acho que teho mesmo de desistir da ideia destes bicharocos, até porque tenho receio da veia escavadora deles...

Sobre o meu da foto, uma pessoa que foi la vê-lo deu-me este nome para pesquisar: Rhinogobius wui, fêmea. Já estive a pesquisar e tanto o Mugilogobius Rexi como o Rhinogobius wui vai ser dificil de manter... As condições que tenho talvez me vá dar dissabores. São ambos carnivoros e tenho lamp eyes e red cherrys que são ambos pequenos e faceis de engolir. Os lamp eyes talvez sejam demasiado rápidos, mas os red cherry devem começar a escassear. Com muita pena minha, terei que lhe arranjar nova casa :( Tenho receio de não estar a dar as condições certas ao bicho, ou de ficar sem red cherrys. E não posso agora modificar e meter mal uma centenas de animais, para modificar tudo por causa de um...

Gostei imenso do gastromyzon, mas de novo há o problema de ter que duplicar as condições de água com corrente.

Agradeço a ajuda, ajudou-me bastante a perceber + sobre os góbios, principalmente para perceber que não os posso ter... Fiz este tópico porque é diferente ler os livros e ter a informação de quem a sabe por experiência própria. Fiquei muito na duvida do que fazer aquele que tenho pois terei que o tirar do comunitário e tudo o que tenho de opção é um aquário de planorbis e uma tartarugueira com um habitante que lhe vai fazer a folha. Já há umas semanas tive de recusar uma oferta de um Agamyxi :) Esse então ia ser bonito... Talvez o tente trocar com alguém que tenha algum peixinho engraçado que seja compativel com o meu aquário.

Estou a montar um salgado, pelo menos nesse sei que um dia poderei ter Góbis :)

 

Cumps e mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois os gobios sao para aquas dedicados, nao para comunitarios gerais: opiniao pessoal.

 

Os gastromyzon sao herbivoros excelentes e na minha experiencia nao necessitam de nenhuma torrente. Um filtro de cascata com debito medio chega. Nao se pode e subir muito a temp. mas aguentam bem os 22-23 graus e ha muitos peixes tropicais que vivem na Natureza com essas temperaturas. A principal razao da temp. e que o O2 dissolvido baixa muito a partir das temp. tropicais (24-25) e esses peixes nao teem hemoglobina preparada para essas concentracoes baixas.

 

Agora um peixe de clima temperado, como o nosso, nao deve ser mantido em aquas tropicais.

 

Para os vendedores vai tudo a 25 graus, porque sabem que a esmagadora maioria dos clientes teem os aquas entre 24 a 26 e nao vale a pena espantar os clientes...

 

Mas numa nota positiva, e bom ver cada vez mais lojas a apostar em peixes menos comuns, muitos dos quais enquadraveis em pequeno aqua ou mesmo um nano de especie. So por isso hoje a aquariofilia e muito mais interessante do que ha 20+ anos.

 

PS: quando falamos de rexi ja estamos a falar de 26 graus!

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais