1º plantado


Toxtax

Recommended Posts

boas noites pessoal

 

Sou novo em plantados mas cada vez gosto mais deles...

precisava da vossa ajuda visto não ter muita experiência, primeiro vou deixar o meu setup para me dizerem o que acham:

 

aqua 150x45x55

filtro : jbl cristalprofi e1501 greenline

termostato: EHEIM JAGER AQUECEDOR DE PRECISAO 250w

filtro uv 8w

 

a iluminaria mandei fazer em inox, tem 150 cm e leva 2 lâmpadas T5 L8 54W AQUASTAR e 2 T5 L8 54W GROLUX, e 2 tiras de led de 150cm

o que acham???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Toxtax,

Eu por mim tive muito más experiencias com esse filtro (JBL) , espero que nao lhe aconteça o mesmo, é que para um plantado é essencial evitar poeiras na água que se depositem nas folhas das plantas (que pode abrir caminho ás algas filamentosas entre outras,e a um mau aspecto geral das plantas).

 

Aconselho vivamente muita fibra de vidro no filtro para recolher o máximo possivel de poeiras em suspensão e no seu lugar so colocaria plantas a sério duas ou três semanas depois do aquário estar a funcionar e só depois de verificar o excelente estado da água (um truque fácil é recolher alguma e ver o recipiente de encontro á luz, se houver poeira nao coloque plantas, e não esquecer os testes de GH, KH e PH).

 

A iluminação parece excelente para nao dizer pouco!

 

e Co2! Boa!

Na minha opinião não ligava o CO2 tao cedo quanto isso, só quando o KH começar a dar sinais de descer (dureza de carbonados), isto mais por experiência do que por outra coisa.

 

Agora um aquário de 150 plantado vai dar é um trabalhão! ;D

Melhores felicidades e boa sorte, de certeza que vai conseguir um aquário fantástico, basta seguir o lema do aquariofilista "paciência e calma" :D.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já muito obrigado por responder PCorreia 1976...

devo por la filtrante no filtro? em que sitio ? (desculpa a ignorância)

Eu ainda estou a espera do aquário deve vir esta semana quando vier vou tentar montar tudo e só passado 3 semanas e que ponho as plantas, ainda estou a espera de umas pedras de xisto para decoração

obrigado por tudo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada , o prazer em ajudar é meu.

 

Os filtros normalmente levam uma sequência de filtragem, no fundo onde a água passa primeiro temos a filtragem biológica (tubos de ceramica por exemplo, quanto mais poroso melhor, ou biobolas) , na camada intermédia a filtragem mecânica média (esponja e afins) , no topo onde á agua passa em ultimo lugar deve ter uma filtragem mecânica fina e quimica ( a tal que apanha poeiras, nunca encontrei nada melhor do que fibra de vidro , pode encontrar pacotes disto em qualquer casa de aquariofilia, sobre a filtragem quimica estou a referir-me a carvão activado ou turfa por exemplo).

 

Por experiência eu dispenso a filtragem mecânica média e reforço a componente que me parece estar mais em falta, ou seja, se tiver muitos peixes reforço a filtragem biologica substituindo a mecânica média, se tiver problemas de contaminantes na água , coloco no seu lugar carvão activado , etc.

 

No seu lugar eu colocava a seguinte sequência: (de baixo para cima, por gavetas, presumo que tenha 3)

 

- Biologica de boa qualidade (tubos de ceramica bem porosos)

- Mecânica fina (lâ de vidro/ fibra de vidro)

- Mecânica fina + uma bolsa feita de meias de senhora de carvão activado (só para prevenir e por 1 ou duas semanas)

 

Pedras de xisto! muito bom gosto, ficam lindas!

 

Abraço.

 

Edit:

 

Lembrei-me que tinha dois filtros, porque não utilizar um filtro exclusivamente para filtragem mecânica fina e média e o outro "multi-usos" mas também com uma componente de filtragem mecânica ;)

Editado por PCorreia1976
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando falas de la de vidro referes-te a la filtrante que vendem nas lojas?

já agora depois de montado a aquário visto que vou esperar 3 semanas antes de por plantas, ligo as luzes ou mantenho desligado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando falas de la de vidro referes-te a la filtrante que vendem nas lojas?

já agora depois de montado a aquário visto que vou esperar 3 semanas antes de por plantas, ligo as luzes ou mantenho desligado?

 

Sim, Lã de vidro, fibra de vidro enfim vai tudo dar ao mesmo, mas nas lojas costumam referir-se a lã filtrante ;).

 

Sou honesto, em todos os livros que li e conselhos que também li e ouvi houve espaço para todo o genero de opiniões, desde a montagem até a ciclagem do aquário á iluminação e enfim tudo o que rodeia um aquário não existe uma regra rigida a seguir...

Isto e tudo o que lhe aconselhei vai pelo mesmo remedio e caminho, pode resultar bem ou não, por isso acerca da iluminação falo só por experiencia, costumo deixar o aquário a funcionar apenas com algumas poucas horas de luz e plantas baratas de baixa manutenção para me irem consumindo nutrientes da água e me servirem de indicador de problemas, acompanhava isto com TPAs regulares na segunda semana (dois em dois dias) de cerca de 10% e via como a coisa ia correndo. (a primeira semana deixava a coisa assentar e mostrar bem mostradinho os problemas que poderão surgir).

 

Eu sei que pode parecer estranho, mas na minha ideia o melhor plantado é aquele que é feito para durar anos se possivel sem grandes problemas (surtos de algas por exemplo), para isso tento corrigir ou atenuar ao maximo os problemas no inicio recorrendo a plantas temporarias para me darem indicações, ou seja, se nas plantas temporarias surgirem filamentosas toca a ver o que esta errado, se me surgirem algas verdes nos vidros e assim não fico assustado, é normal para um aquário novo e por norma com o processo normal de estabilização da água e instalação de plantas a sua presença vai atenuar.se ao longo do tempo até quase desaparecer... àgua verde é preciso TPA urgente e procurar fontes de poluição e deficiente filtração da água...por ai fora, as situações são muitas, até a famosa água branca.

 

Este testamento é para deixar um ponto que a mim me parece importante, um aquário é um aquário e não há no mundo outro igual, existem linhas mestras e indicações mas não estranhe surgirem por vezes situações quase inexplicáveis ;D, em particular num plantado ( que pode exigir tanta dedicação).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde já agradeço PCorreia por estar a perder tempo cmg...

cada vez aprendo mais...

penso que já li o forum todo de cima a baixo mas temos sempre as nossas proprias duvidas...

mais uma vez obrigado por me estar a ajudar...

 

Já agora tenho andado a ver substratos férteis para as plantas

aconselha-me algum? relação qualidade preço , visto já ter visto alguns que custam 60€ 5L, e visto que o aquário e grande penso que vou precisar de bem mais do que 5 litros de substrato

sabe-me dizer mais ou menos a quantidade que vou precisar? e de areao ?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário tem 60x30x30 e usei o Power Sand da ADA. 2Kg.

 

Muito mais podes correr o risco de excesso de nutrientes e algas. Faz apenas uma camada não metas demais. Agora também te digo. Tinha duas plantas que estavam praticamente mortas, completamente destruídas, castanhas e transparentes. Esse substrato safou-me as plantas e usei estão vigorosas.

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário tem 60x30x30 e usei o Power Sand da ADA. 2Kg.

 

Muito mais podes correr o risco de excesso de nutrientes e algas. Faz apenas uma camada não metas demais. Agora também te digo. Tinha duas plantas que estavam praticamente mortas, completamente destruídas, castanhas e transparentes. Esse substrato safou-me as plantas e usei estão vigorosas.

 

Concordo com o Sr. brunofrancisco, o substrato é muito bom, mas o preço da ADA é que não é nada amigo :D.

 

Mas como disse o Sr. acima o melhor é fazer uma camada inferior de um bom substrato fertilizado e uma camada superior de outro decorativo neutro (natural), costuma funcionar muito bem.

Acerca da quantidade com toda a sinceridade sou um nabo, nunca acerto, o melhor é ir comprando a olho :D.

 

Relação qualidade preço é complicado, é um pouco como comparar marcas de carros ;D , mas a JBL tem um bom substrato fertilizado (que tem de ser coberto com outro neutro) a bom preço, ás vezes pode encontrar uma boas promoções em outras marcas, as melhores que me lembro para plantados seriam da Elos e da ADA, os da Dupla eram bons até eles modificarem o metodo de fabrico e agora aquela porcaria flutua -.- .

 

Tire algum tempo para procurar promoções, ou então negoceie um bom preço com uma loja especializada já que me parece que para um aquario de 150cm vai precisar de bastante (e o preço das melhores não é nada, mas mesmo nada agradável).

 

Sobre o areao, aqui entra o aquascaping, já planeou a disposição dos elementos decorativos? quais vao ser? de que cor vai ser o substrato decorativo? vai ter mais do que um tom de substrato? e de que granulometria?

Aqui começa a diversão na minha opinião :D, pegue numas folhitas e começe a desenhar tentando ser honesto ao volume e espaço que as coisas vao ocupar, o que planear agora evita complicações (com a circulação da água por exemplo), e se for bem pensado e também consoante a intenção de fazer um aquário mais ou menos natural, dá resultados excelentes.

Tente pensar numa paisagem subaquatica natural que lhe agrade e reproduza essa ideia no seu aquário :).

 

Abraço, e não estou a perder tempo nenhum, gosto disto tal como qualquer aquariofilista, so tenho pena de nao poder ter tempo, dinheiro e espaço para encher a casa de aquários :D

 

edit: erro na composição

 

Edit 2: Esqueci-me de dizer que uma maneira de poupar é limitar o substrato fertilizado ás zonas realmente plantadas (e é mais do que aconselhavel proceder desta maneira por inumeras razões aparte das economicas).

Editado por PCorreia1976
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo contigo quanto ao mais alto atrás.

 

O substrato da trópica também é bom. Talvez sejam os gajos que distribuam melhores plantas por Portugal... talvez, não sei. Quanto à quantidade, compra com segurança. Vai para os 15 se a diferença justifica e tudo. Mais vale sobrar que faltar... é que depois sai mais caro comprar o que falta porque terás de comprar mais do que precisas, para não falar no tempo que demora a vir.

 

Cuidado à frente que tens de deixar mais ou menos 2cm acima do fértil.

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Sr. brunofrancisco, o substrato é muito bom, mas o preço da ADA é que não é nada amigo :D.

 

Mas como disse o Sr. acima o melhor é fazer uma camada inferior de um bom substrato fertilizado e uma camada superior de outro decorativo neutro (natural), costuma funcionar muito bem.

Acerca da quantidade com toda a sinceridade sou um nabo, nunca acerto, o melhor é ir comprando a olho :D.

 

Relação qualidade preço é complicado, é um pouco como comparar marcas de carros ;D , mas a JBL tem um bom substrato fertilizado (que tem de ser coberto com outro neutro) a bom preço, ás vezes pode encontrar uma boas promoções em outras marcas, as melhores que me lembro para plantados seriam da Elos e da ADA, os da Dupla eram bons até eles modificarem o metodo de fabrico e agora aquela porcaria flutua -.- .

 

Tire algum tempo para procurar promoções, ou então negoceie um bom preço com uma loja especializada já que me parece que para um aquario de 150cm vai precisar de bastante (e o preço das melhores não é nada, mas mesmo nada agradável).

 

Sobre o areao, aqui entra o aquascaping, já planeou a disposição dos elementos decorativos? quais vao ser? de que cor vai ser o substrato decorativo? vai ter mais do que um tom de substrato? e de que granulometria?

Aqui começa a diversão na minha opinião :D, pegue numas folhitas e começe a desenhar tentando ser honesto ao volume e espaço que as coisas vao ocupar, o que planear agora evita complicações (com a circulação da água por exemplo), e se for bem pensado e também consoante a intenção de fazer um aquário mais ou menos natural, dá resultados excelentes.

Tente pensar numa paisagem subaquatica natural que lhe agrade e reproduza essa ideia no seu aquário :).

 

Abraço, e não estou a perder tempo nenhum, gosto disto tal como qualquer aquariofilista, so tenho pena de nao poder ter tempo, dinheiro e espaço para encher a casa de aquários :D

 

edit: erro na composição

 

Edit 2: Esqueci-me de dizer que uma maneira de poupar é limitar o substrato fertilizado ás zonas realmente plantadas (e é mais do que aconselhavel proceder desta maneira por inumeras razões aparte das economicas).

 

Não me trates por Sr. aqui somos todos colegas que nos tentamos ajudar ;)

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que acham deste? http://www.wate-r-ev...-substrate.html

e acham que 10 litros chegam ou e melhor comprar 15?

Sobre o areao quero por uns 10 cm atras e 3 ou 4 a frente para dar o efeito de profundidade...

 

Utilisei uma vez numa montagem de plantado e correu muito bem, mas não tenho muita mais experiencia com esse substrato. (foi numa altura que estavam a um preço excelente (à volta de 3 anos atrás -.-).

 

Eu por mim apostava nos 15, é como diz o Bruno, mais vale sobrar do que fazer falta.

 

Não sei se há mal em dizer isto, mas como o Sr. é do Porto e se puder, dê um salto ao Sr. Emanuel da Aquaporto que ele costuma ter bons substratos fertilizados e não abusa nos preços (além disso aceita encomendas de plantas e veem com uma optima qualidade).

 

Sobre a altura do substrato parece bem, com umas rochas ou troncos a segurar o desnivel para que ao longo do tempo não fique muito esbatido.

 

Dos melhores fornecedores de plantas que eu conheci a aquafleur é excelente! ( http://www.aquafleur.nl/ , Holandeses tá tudo dito ;D )

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite..

Sim PCorreia ja me falaram da aquaporto se calhar para a semana dou la um salto...

Também vi este substrato:

http://aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1763&pageNum_AquarioRS=0&idcat=99&cat=&subcat=&menu=98

Se for melhor que o da tropica prefiro comprar 15 deste acham que vale a pena?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal decidi então comprar 15l da tropica...

a nível do areao estava a pensar este aqui:

http://www.pet4you.net/peixes/acessorios/decoracao/areao/areao-negro-10-kg.html

perguntei no site e disseram-me que tinha entre 3 e 5 ml e que 30kg chegava...

agora as minha duvidas:

a minha intenção e fazer um tapete de HC cuba, com esta areia sera que nao vai dar problemas? tipo ser muito larga e difícil de prender a hc?

e 30 kg chegarão mesmo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações,

Os links não estão a funcionar correctamente, indicam uma pagina para produto fora de stock todos eles.

 

Sei que existem algumas diferenças de substrato da ADA, alguns puxam a água para valores mais acidos, outros têem valores de "nutrientes" diferentes, enfim, no geral sao todos muito bons, é dificil dizer...

 

Acho que depende da sua ideia para o aquário, no entanto esse substrato para a cuba é um mimo! E como me parece que vai ter uma iluminação bem adequada não deve ter problemas, agora é como o bruno disse, a cuba tem tecnica para ser plantada e é uma chatice dos diabos na minha opinião :D!

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

quanto mais fino e pesado mais fácil é de plantar a cuba. Mas é mais uma questão de habilidade do que outra coisa. Eu já tive cuba com vários substratos. O truque da cuba está em ter doses elevadas de CO2, para além de, como para todas as plantas, uma correcta fertilização.

 

O ADA Amazonia é um substrato principal e já tem nutrientes. Não precisas de mais nada. Mas o que tens também serve. Vê é se lhe metes uma boa camada de inerte por cima.

 

Abraço

 

GM

 

PS: como disseram - os links não funcionam mas se falas de fertilizantes e para a quantidade de água que tens aconselho-te vivamente os sais... ou vai-te sair do bolso.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.