paulo duarte Publicado Fevereiro 28, 2005 Publicado Fevereiro 28, 2005 Viva, Ontem reparei que o meu cabeçudo estava a fazer uns movimentos como que a querer coçar-se na zona lateral. No entanto, este movimento é pouco regular e não se nota qualquer marca no corpo. Foi também o único peixe que reparei ter este sintoma. O que me aconselham? avançar já com algum tratamento preventivo ou esperar para ver se lhe passa? Em caso de tratamento, o que deverei aplicar? Cumprimentos, Paulo Duarte
nunomiguel Publicado: Março 2, 2005 Publicado: Março 2, 2005 Olá Paulo, Parecem sintomas de parasitas. Provavelmente externos... Normalmente as trocas de água e limpeza do aquário (areão, etc) costumam resolver ou aliviar os sintomas. Verifica os parametros da água. Podes ter algum alto e estar a causar irritação na pele do peixe... Antes de usares medicamentos experimenta isso... Se entretanto não houver melhoras verifica bem os sintomas e depois aplica medicamento. Prazi, formalina ou outro medicamento para parasitas externos. Cumprimentos, Nuno
paulo duarte Publicado: Março 2, 2005 Autor Publicado: Março 2, 2005 Obrigado Nuno, A princípio também desconfiei dos parâmetros da água. A amónia e nitritos estão a 0. Não tenho teste de nitratos mas dúvido que estejam altos pois tenho algumas plantas, as TPAs são de 20% semanalmente e a população é muito baixa em relação à litragem do aquário. Ontem não voltei a observar esses sintomas, por isso vou continuar com umas TPAs suplementares e ficar de olho nos bichos Cumprimentos, Paulo Duarte
Recommended Posts