[Actualização 2.0] no.Stress Aquarium


brunofrancisco89

Recommended Posts

  • Replies 68
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Vi agora o tópico. Está espetacular não haja dúvida. Tenho inveja da tua cuba, a minha vai andando a passos de caracol comparada com a tua.

 

Os meus parabéns :)

 

Abraços

 

Tony

 

Tony, penso já ter comentado o teu tópico também e está igualmente bonito. ;)

 

A minha cuba vai crescendo, mas é sem dúvida mais lenta que todas as outras. Mas é uma planta muito bonita e que faz um tapete engraçado. O meu problema é outro, a minha faz muita "almofada"... mas isso já é a minha inexperiência com a planta...

 

Um abraço

Obrigado

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que é isso... Sem ter a certeza. Penso ser o mais perto que tive de achar a espécie desta planta.

 

Eu sei porque tenho, mas a minha não tem esses veios tão definidos...

Boa sorte com a cuba, qualquer dia também experimento...

 

Cmpts,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As almofadas é uma questão de ir podando. Eu acho que o problema da minha é ter plantado em pedaços grandes o que limita a velocidade de expansão da planta. Acontece que tenho corydoras e ancistrus. A maioria do pessoal opina que nem sequer se consegue ter Cuba nova com esse tipo de peixe pois estão sempre em cima dela. Foi a única maneira que arranjei (isso e ganchos com rebarbas laterais de 10mm) para manter a Cuba no fundo e limitar os efeitos dos ataques das corydoras. Alias, ainda hoje reparei que dois pedacos de Cuba que finalmente se tinham juntado ontem, estão outra vez separadas hoje. Ora a planta não se contrai durante a noite... São as corydoras a ajavardar durante a noite! Devia era dar graças por ela ir crescendo mesmo assim lol.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As almofadas é uma questão de ir podando. Eu acho que o problema da minha é ter plantado em pedaços grandes o que limita a velocidade de expansão da planta. Acontece que tenho corydoras e ancistrus. A maioria do pessoal opina que nem sequer se consegue ter Cuba nova com esse tipo de peixe pois estão sempre em cima dela. Foi a única maneira que arranjei (isso e ganchos com rebarbas laterais de 10mm) para manter a Cuba no fundo e limitar os efeitos dos ataques das corydoras. Alias, ainda hoje reparei que dois pedacos de Cuba que finalmente se tinham juntado ontem, estão outra vez separadas hoje. Ora a planta não se contrai durante a noite... São as corydoras a ajavardar durante a noite! Devia era dar graças por ela ir crescendo mesmo assim lol.

 

Abraços

 

Tony

 

Sim, já tive uma Cory que infelizmente acabou por morrer. Mas ela adorava a Cuba e na altura só tinha uma almofadita...Se fosse agora então...

 

Dessa forma também pensava como tu, deixa a estar assim já que me comem sempre que se tenta unir.. lol

 

Eu por exemplo tenho um CAE e ele faz um trabalho excelente, até estou a pensar comprar outro para o ajudar que ele sózinho não dá conta de tudo. Porém crescem em demasia para o meu aquário... ainda tenho de pensar... se os Ottos se comportarem como os CAE e não estragarem a Cuba, acho que vou para Ottos.

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um oto há ano e meio (tinha 4 no inicio mas morreram em poucos meses). São animais sensíveis no início sobretudo porque vêm do meio natural (poucos ou nenhuns são criados em cativeiro). Este já passou por tudo e aguenta tudo. Agora é um peixe resistente. Os otos nada têm a ver com corydoras. São mais parecidos aos ancistrus mas 100 vezes mais meigos e pequeninos. Vão limpando folha a folha e não fazem mal nenhum. Quanto à sua eficácia... são bons limpadores de precisão mas para ver trabalho realizado a fundo... só ancistrus e esses parecem comboios desgovernados no meio de um aquário com plantas. Ainda por cima são teimosos (os meus até não). Quando embirram com qualquer coisa, não descansam até não ganharem. Na minha montagem anterior, o ancistro macho achou por bem que a toca dele (para a fêmea depositar os ovos) havia de ser subterrânea e atravessar o aquário de trás para frente por baixo das rochas... não descansou até conseguir. Claro que metade da minha montagem acabou por abater porque ele tinha feito o favor de escavar o fundo até ao vidro lol.

 

Pessoalmente, nunca mais vou meter otos. Tenho este aqui e vai ficar cá até morrer. Mas não vou comprar mais. Para mim foi uma tristeza no inicio vê-los morrer um por um. Não obrigado. Os ancistrus causam menos estragos do que as corydoras. Só mesmo por acidente quando o "comboio" passa por cima de alguma planta ou quando o macho está a arrear na fêmea mas de resto não. As corydoras procuram comida à volta, por cima, por baixo da cuba a toda a hora. Até desconfio que uma delas até usa uma cuba como sanita pessoal hahaha.

 

Abraços

 

TOny

 

 

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um oto há ano e meio (tinha 4 no inicio mas morreram em poucos meses). São animais sensíveis no início sobretudo porque vêm do meio natural (poucos ou nenhuns são criados em cativeiro). Este já passou por tudo e aguenta tudo. Agora é um peixe resistente. Os otos nada têm a ver com corydoras. São mais parecidos aos ancistrus mas 100 vezes mais meigos e pequeninos. Vão limpando folha a folha e não fazem mal nenhum. Quanto à sua eficácia... são bons limpadores de precisão mas para ver trabalho realizado a fundo... só ancistrus e esses parecem comboios desgovernados no meio de um aquário com plantas. Ainda por cima são teimosos (os meus até não). Quando embirram com qualquer coisa, não descansam até não ganharem. Na minha montagem anterior, o ancistro macho achou por bem que a toca dele (para a fêmea depositar os ovos) havia de ser subterrânea e atravessar o aquário de trás para frente por baixo das rochas... não descansou até conseguir. Claro que metade da minha montagem acabou por abater porque ele tinha feito o favor de escavar o fundo até ao vidro lol.

 

Pessoalmente, nunca mais vou meter otos. Tenho este aqui e vai ficar cá até morrer. Mas não vou comprar mais. Para mim foi uma tristeza no inicio vê-los morrer um por um. Não obrigado. Os ancistrus causam menos estragos do que as corydoras. Só mesmo por acidente quando o "comboio" passa por cima de alguma planta ou quando o macho está a arrear na fêmea mas de resto não. As corydoras procuram comida à volta, por cima, por baixo da cuba a toda a hora. Até desconfio que uma delas até usa uma cuba como sanita pessoal hahaha.

 

Abraços

 

TOny

 

Ahahah

 

Pois corys também não quero, pelo menos tão depressa.

Já pensei num ancistrus mas teria de ser um longfin, é espectacular... mas caro. Tens qual espécie?

 

Pelo preço de um long fin compro uns 7 ottos e isso pode pesar na decisão...

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho o normal... ancistrus dolichopterus (cirhosus). Alias, tenho um casal e já teve ninhada. Os pequenotes é que mais tarde acabaram por morrer por possível estupidez minha mas tenho uma toca montada por detrás da rocha grande do meu aquário. Quando os bichos se habituarem ao novo layout, pode ser que voltem a dar umas "traulitadas" por detrás da rocha e fazer mais filhos :)

 

Eu das minhas corys não abdico. Foram a razão que me levaram ao hobby. Tenho pena não ter outra espécie sem ser as bronze mas era o que havia na altura.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho o normal... ancistrus dolichopterus (cirhosus). Alias, tenho um casal e já teve ninhada. Os pequenotes é que mais tarde acabaram por morrer por possível estupidez minha mas tenho uma toca montada por detrás da rocha grande do meu aquário. Quando os bichos se habituarem ao novo layout, pode ser que voltem a dar umas "traulitadas" por detrás da rocha e fazer mais filhos :)

 

Eu das minhas corys não abdico. Foram a razão que me levaram ao hobby. Tenho pena não ter outra espécie sem ser as bronze mas era o que havia na altura.

 

Abraços

 

Tony

 

Lá para domingo posto a actualização do aquario. Vai levar palustris cuba e coloquei uma cartolina preta no fundo. O filtro hidom 1000l vai sair e vai entrar o eheim 2213.

 

Os ancistrus... ando a ver.

 

E no outro tópico já me convenceram a usar purigen.... lol

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hahaha.

 

Por acaso calhou. Eu uso aquilo ha mais de um ano mas nunca me ocorreu em falar disso aqui. Lá se foi o segredo das águas invisíveis :)

 

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja tenho o filtro eheim 2213 a trabalhar mas ainda não está a 100%. Faz algum ruído... tenho de ver o que posso fazer quanto a isso.

 

Depois, tem uma corrente forte, penso que até um cadito forte de mais. Como controlo?

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maneira rápida (e polémica) é fechares um pouco a torneira de saída. Muita gente diz que faz mal. Pode ser que sim. Tive o meu filtro assim 3 meses sem problemas. A outra, mais elegante e correta, é instalares um chuveiro e ires abrindo os buracos com uma broca até que a corrente esteja tal e qual como gostos. A vantagem deste último método é que manténs a mesma litragem (litros/hora) mas consegues reduzir a corrente gerada.

 

Quanto ao barulho, abana o filtro um pouco (ou deita-o de lado e depois endireita outra vez) que assim se deviam soltar as bolhas de ar que ainda possam estar presas lá dentro e que são responsáveis por 90% dos barulhos que se ouvem.

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maneira rápida (e polémica) é fechares um pouco a torneira de saída. Muita gente diz que faz mal. Pode ser que sim. Tive o meu filtro assim 3 meses sem problemas. A outra, mais elegante e correta, é instalares um chuveiro e ires abrindo os buracos com uma broca até que a corrente esteja tal e qual como gostos. A vantagem deste último método é que manténs a mesma litragem (litros/hora) mas consegues reduzir a corrente gerada.

 

Quanto ao barulho, abana o filtro um pouco (ou deita-o de lado e depois endireita outra vez) que assim se deviam soltar as bolhas de ar que ainda possam estar presas lá dentro e que são responsáveis por 90% dos barulhos que se ouvem.

 

Abraços

Tony

Vou já fazer isso... durante o dia de amanhã. Feriado e tal... LOL

 

Espero, à noite colocar novas fotos.

 

Abraço

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam novas fotos:

dscf0185u.jpg

dscf0184s.jpg

dscf0183e.jpgdscf0182u.jpg

dscf0180a.jpg

 

Mudanças quanto à última vez:

- Substituição do filtro interno por um filtro externo eheim 2213;

- Substituição da Egeria Naja da Direita por uma Palustris Cuba lindíssima;

- Crescimento/Rejuvenescimento da Polysperma na frente do Aqua;

- Saggitarias cheias de runners e com muito pearling;

- Tapete da Cuba a fechar ao meio;

- Cartolina preta no vidro traseiro do Aqua.

 

 

Próximas tarefas neste fim de semana... poda!! XD

 

Comentem ;)

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só vejo é as plantas a fazer "Pearling" com uma saúde invejavel, parabens!

 

Obrigado Aires.

Procuro agradar o máximo que consigo às plantas e estas têm respondido com muito muito gosto ;)

Rejuvenescem, crescem, mandam runners passam a vida no pearling... têm côr tanto a Althernatera como a Palustris estão com côr... Fico contente por ver isto todos dias e ver a evolução :)

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De origem o aqua trazia uma lampada normal economizadora de 15W. Troquei por esta Pll de 36W através de um Diy. Estive para colocar uma de 55, mas não achei necessário. Tenho cerca de 6 horas de luz.

 

Quanto ao Co2, uso caseiro num sistema difusor da Nutrafin. Para mim, o grande segredo está na Power Sand da Ada, mais o fertizante liquido de 5ml à semana ou pós Tpa da Tropica.

 

 

Ainda tens só essa PLL de 36W? Que lãmpada tens?

E que CO2 metes?

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, não sei o que fazes mas deves estar qualquer coisa bem que aquela cuba faz-me verde de inveja lol.

 

a minha tem um aspeto muito mais compactado. A tua parece algodão... como dizem os ingleses... "fluffy"

 

Parabéns :)

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E por cima do Power Sand não tens Aqua Soil? Eu tenho Aqua Soil, mas meti o Tropica Plant Substrate.

 

 

De origem o aqua trazia uma lampada normal economizadora de 15W. Troquei por esta Pll de 36W através de um Diy. Estive para colocar uma de 55, mas não achei necessário. Tenho cerca de 6 horas de luz.

 

Quanto ao Co2, uso caseiro num sistema difusor da Nutrafin. (...)

 

Pois 55w para esse aquario só ias aumentar o metabolismo e se calhar o Co2 não dava a conta, digo eu... assim isso está balanceado. Podias era ter posto uma de 40W que tem 53,5cm, sempre era maior que 41 cm, mas a diferença não ia ser muita. Acho que podias aumentar o fotoperiodo gradulamente para as 8 horas.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quero um aquário assim!!!!!!!!!!!!!!!

Olha, não sei o que fazes mas deves estar qualquer coisa bem que aquela cuba faz-me verde de inveja lol.

 

a minha tem um aspeto muito mais compactado. A tua parece algodão... como dizem os ingleses... "fluffy"

 

Parabéns :)

 

Abraços

Tony

 

Obrigado desde já :P

 

A minha cuba vai fechando, pouco a pouco mas sim, parece almofadas lol de inicio não gostei da forma que ganhou mas agora está giro.

 

Jorge, só tem 60cm... às vezes fico triste com esse fator ... de resto está a dar-me muito gozo.

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E por cima do Power Sand não tens Aqua Soil? Eu tenho Aqua Soil, mas meti o Tropica Plant Substrate.

 

 

 

 

Pois 55w para esse aquario só ias aumentar o metabolismo e se calhar o Co2 não dava a conta, digo eu... assim isso está balanceado. Podias era ter posto uma de 40W que tem 53,5cm, sempre era maior que 41 cm, mas a diferença não ia ser muita. Acho que podias aumentar o fotoperiodo gradulamente para as 8 horas.

 

Os 55w é demais para o meu aquário. Dava mais que 1w e facilmente teria um boom de algas. 40w tambem servia mas é como dizes, não havia grande,diferença para os 36w actuais.

Quanto à duração do fotoperiodo tive 11h no arranque, baixei para 8 e depois 6h tudo de forma gradual. :P

 

 

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.