Tomei o maior susto!!!!!!!!!!!


Recommended Posts

Ontem caiu uma tempestade aqui em São Paulo Brazil, e caiu muitas arvores aqui na cidade e aqui no meu bairro teve queda de arvore o que causou interrupção de energia eletrica.

Eram 15:30 quando a energia eletrica acabou, estava em casa, e achei normal a energia ter acabado pelo motivo da tempestade que caia.

Tenho 2 aquarios na minha sala um de 80 lt agua doce e outro de 90 lt marinho,

Como sempre a energia volta em poucos minutos fiquei tranquilo aguardando.

Porém os minutos foram virando horas e a energia não voltava.

Já se passava quase 2 horas e me lembrei de olhar meus aquarios para ver se estava tudo bem.

Levei o maior SUSTO, no meu aquário marinho meu Centropyge e meu Coeroelus agonizavam no fundo deitados de lado respirando com rapidez e dificuldade.

Fiquei alguns segundo paralizado não sabendo o que deveria fazer.

Pequei uma vasilha e comecei a pegar a agua do aquario e jogar de certa altura para dentro do mesmo afim de oxigenar a agua.

Fiz isso por uns 10 minutos e pensava o que deveria fazer para não perder meus peixes, uma vez que a energia eletrica parecia que iria demorar para voltar.

Me lembrei que tinha uma bomba de ar a pilha mas que a ultima vez que tinha utilizado ela tinha quebrado.

Então olhei o relogio eram 17:30 e dava tempo de ir até a loja de peixes ornamentais aqui perto de casa.

Pequei minha carteira e fui para a loja torcendo para que lá encontrasse uma bomba de ar a pilha.

Cheguei na loja e minha sorte que lá tinha a tal bomba .

Passei tambem em um supermercado no caminho para comprar pilhas, comprei muitas porque sabia que o problema de falta de energia era muito serio e ainda iria demorar muito para voltar.

Cheguei em casa e montei a bomba com uma pedra porosa bem no meio do aquario marinho, liguei tudo e fiquei torcendo para que meus peixes não morrecem.

Meu aquário de agua doce estáva normal tudo ótimo com os peixes, mas mesmo assim, tirei a tampa e com a vasilha fiquei jogando agua de cima para baixo afim de oxigenar melhor o aquario.

Após 40 minutos com a bomba funcionando meus peixes começaram a nadar novamente e voltaram a ficar bem.

Não perdi nada, e tive muita sorte em encontrar uma bomba de ar a pilha.

Hoje comprei um No Break de computador para ligar as bombas dos meus aquarios ai se faltar novamente energia e eu não estiver em casa ou se for durante a noite não terei problemas com meu aquario.

Fica esse alerta para todos, é bom ter uma bomba a pilha ou um No Break

Nunca se sabe o que pode acontecer.

Abraço a todos.

sea_fish9.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela contribuição Marco... :wink:

Ainda este mês saiu aqui em Portugal numa revista de aquariofilia um artigo sobre um Kit de Urgencia para termos em casa em caso de algo parecido acontecer!!...

E esses eram dois dos aparelhos mencionados, uma bomba a pilhas e uma UPS de computador. (No Break).

Ainda bem que nada aconteceu com os teus peixes !

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca vi foi essa tal bomba à venda. Tenho d procurar ai em lisboa mas s alguem souber d 1 loja k tenha essa bomba digam qualquer coisa, s faz favor... É melhor prevenir!

 

Eu tenho é 1 daqueles sifoes k tb é a pilhas e sempre pode ser 1 ajuda pra fazer circulção d agua em situações d emergência...

 

S alguem tiver + ideias diga! É pro bem da aquariofilia!!

 

Cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Nuno.

Eu estou neste momento a comprar algum material para mais tarde montar o meu primeiro salgado :wink:

E um dos itens que tenho na lista é um UPS como referiu o Marco Madeira :wink:

Já se arranjam UPS jeitosas a preços decentes. Com a vantagem de não ser necessário adquirir nenhum equipamento especial a pilhas.

Basta ligar o equipamento mais critico a UPS, e em caso de falha de energia electrica, esse equipamento mantem-se em funcionamento...pelo menos enquanto a bateria da UPS durar :D

 

Ainda não cheguei a um valor de potencia necessaria para o equipamento mais critico, mas estava a pensar no seguinte:

 

- bomba de ar do escumador.

- 1 das bombas de circulação (para manter o minimo de circulação/oxigenação)

- Não sei se será necessário as ventoinhas de refrigeração, uma vez que sem iluminação, não há excesso de calor.

 

Alguém tem mais ideias?

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como disse o gajo :lol: que escreveu o artigo, o termóstato deve estar ligado à UPS só em casos de extrema necessidade, quando se prevê que a temperatura baixe muito, porque um termóstato consome rapidamente a energia de uma UPS ( neste caso convinha ser uma UPS muito potente, acima dos 1000VA).

César, penso que uma bomba de circulação no teu caso é suficiente. Pode ser uma bomba de retorno da sump para o aquário (para manter o ciclo completo em funcionamento) desde que essa bomba não seja muito potente.

Abraços

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João.

No meu caso não terei SUMP, e o aquario (de 120L) terá duas bombas de circulação de 1000 ou 1200L/h.

Penso que apenas uma a funcionar em caso de falha de energia deve aguantar o sistema durante bastante tempo.

O termostato, não inclui na lista porque ainda não sei se será mesmo necessário. A uns tempos após uma TPA num aquario de 120L de agua doce, esqueci-me de voltar a ligar o termostato e assim ficou toda a noite com ele desligado :) no dia seguinte tinha baixado dos normais 26º para 23º. Ou seja apenas 3º em cerca de 8 horas.

É claro que a variação de temperatura depende do volume de agua existente... quanto mais agua, menos varia.

Ou seja, a menos que o corte de energia seja devido a alguma catastrofe é que poderá valer a pena manter o termostato em funcionamento.

 

Isto é apenas o que eu penso... mas ainda não tenho experiencia alguma com agua salgada, e se calhar uma variação de 3º mesmo em 8 horas pode ser mau para o sistema.

Espero opiniões :lol:

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em caso de emergência, podem-se colocar garrafas ou tupperwares com água quente a boiar no aquário.

Na minha opinião, tirando determinados casos específicos, não é necessário um termóstato ligado a uma UPS.

No meu caso não terei SUMP, e o aquario (de 120L) terá duas bombas de circulação de 1000 ou 1200L/h.
Bombas desse género aguentam as 2 muito tempo ligadas a uma UPS. É claro que depende muito da potência da UPS.
Isto é apenas o que eu penso... mas ainda não tenho experiencia alguma com agua salgada, e se calhar uma variação de 3º mesmo em 8 horas pode ser mau para o sistema.

3ºC em 8 horas já é significativo! Mas há maneiras de evitar esta descida sem ter que se recorrer a um termóstato ligado a uma UPS.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente!

 

Quem ainda nao leu o artigo DEVE fazê-lo pq está excelente!

A minha opinião é a d ter sempre ligado ao UPS pelo menos 1 das bombas d circulação.

 

D verão pode ligar-s tb a bomba do escumador e 1 ventoinha.

 

D inverno pode ligar-s o termostato apenas s o UPS for podente o suficiente e apenas qdo a diferença d temperatura for mesmo mto grande, ou qdo vamos estar uns dias fora d casa...

Caso demos pela falha d electrecidade podemos cobrir o aqua com cobertor ou envolver os vidros do aqua com esferovite (como dizia no artigo... :wink: e bem!).

 

Cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem dia 01/03 realizei testes no meu aquario para verificar se o blackout de 8 horas afetou de alguma forma a qualidade da agua.

e os resultados foram: PH abaixo do normal , dureza em 6, e um pouco de nitrito, a amonia deu 0.

Acredito que o PH caiu em consequencia da grande quantidade de CO2 que ocorreu no aquario e a reserva alcalina tambem caiu para 6 devido a isso. e a concentração de nitrito é consequencia do baixo potencial redox que se tornou no aquario.

Adicionei tamponador na quantidade recomendada para subir de forma lenta e gradual o PH e a reserva alcalina, e vou agora sábado realizar uma troca parcial de 20 litros, com troca de carvão ativado.

Também adicionei mais uma bomba para melhorar a circulação e otimizar a oxigenação do aquario elevando o potencial redox.

Espero que o aquario fique novamente em boas condições de agua para meus peixes.

Reafirmo a todos que é muito importante ter um equipamento de segurança podendo ser uma bomba de ar a pilha ou um No Break.

Eu já instalei meu no break e liguei o meu skilter e o meu filtro externo do aquario de agua doce.

Assim espero não ter mais esse problema com meu aquario.

Abraço. a todos.

sea_fish9.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A revista é a Aquário Magazine deste mês.

 

Entretanto lembrei-m d outro problema k pode ocorrer nos aquários k tenham sump. Normalmente colocam-s os aquecedores na sump mas e s a bomba d retorno falha?? :idea:

Isto pode representar 1 problema realmente sério s for inverno (e estiver a temperatura k tem feito) e principalmente s nos ausentarmos por 1 dia ou mais :!:

Fica 1 sugestão: quando sairem d casa por + d 1 dia, coloquem 1 dos tesmostatos/aquecedor no aqua principal ou tenham sempre 1 no aqua principal no inverno. Eu sei k a sump serve é para colocarmos lá estes aparelhos inesteticos mas s o colocarmos no aqua principal, d inverno, e bem escondido penso ser preferivel a perdermos centenas ou milhares d euros por causa d 5cm d fio k podem ficar à mostra... :roll:

 

Estou a dizer isto para aqueles k pensam k as bombas d retorno são infalíveis (sim devemos ter 2 em vez d 1 mais potente...). Ontem comprei 3 ocelaris e coloquei-os no refúgio (tem 25L) a bomba d retorno pifou hoje à noite e hoje d manhã o aqua estava a 15ºC, ocellaris mortos :D

Agora chego a casa e a bomba já está a funcionar outra vez mas já coloquei lá 1 aquecedor/termostato extra pra isto não voltar a acontecer...

 

Espero k esta experiência não aconteça com nenhum d vocês e devemos seguir a velha máxima: Aquariofilista prevenido vale por 2!!

Foi pena ter d aprender com 1 erro e volto a avisar: os aparelhos NÃO são infalíveis por isso compete-nos prevenir para k nada aconteça aos seres k dependem d nós...

 

 

P.S.: Quem ler este post já não pode dizer k ninguém os avisou!!!

 

Cmpts e previnam-s...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais