Inicio de Nano Reef 70L


CMota

Recommended Posts

Boas a todos,

 

 

Após muito tempo investido em água doce, que em certa parte ainda não terminou, decidi iniciar-me em salgados. Os aquários de agua doce tem muita beleza, mas agua salgada é outro nível, fiquei agarrado.

 

Ora bem, vou ser breve e directo, percebo pouco de salgados. Andei a ler alguns tópicos, mas mesmo assim está complicado. Antes de mais, o aquário que irei utilizar tem as seguintes medidas, 60 de comprimento por 30 de largura e 40 de altura. Para já ainda não tenho grande material, a não ser um filtro interno de 800L/h e um termostato de 150W. Quanto á fauna e flora, umas rochas vivas e três peixinhos pequenos.

 

Agora as grandes questões são, que componentes ainda preciso de adquirir e como preparo a água para o aquário. Esta ultima parte nunca percebi.

 

 

 

 

Peço desculpa pela minha ignorância, mas ainda me estou a iniciar.

Aguardo resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas!

 

Salgada é substancialmente diferente de água doce... vale a pena leres mais antes de montar o que quer que seja, especialmente um nano!

 

Creio que será melhor dispensares esse filtro interno, em água salgada é desnecessário.

Já pensaste se vais querer uma sump? É muito útil, aumenta a litragem e permite-te esconder equipamentos, mas geralmente implica furar o aquário. Em termos de equipamentos necessitas de boa circulação (~1500-2000L/h), boa iluminação (>1w/L se considerares corais duros), filtragem (escumador e/ou filtração biológica - macroalgas/mangais) e num nano considero ainda essenciais a reposição de água evaporada e com as temperaturas mais altas também um sistema de referigeração.

 

A água salgada preparas a partir de água de osmose (também irás precisar de um aparelho destes) dissolvendo a quantidade de sal segundo as instruções de cada fabricante até obteres uma densidade da água de cerca de 1,023 (mede-se com um refractometro ou densimetro). O ideal será preprarar num grande recipiente no interior do qual colocarias uma bomba a manter a circulação durante pelo menos 48h.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que andei a pesquisar, parece-me que posso utilizar água do mar para o aquário, estou correcto? Isso seria bestial pois moro a uns 9km da praia.

 

Nao percebo nada de salgados, mas pelo que já li, as ondas na praia fazem o mesmo papel do escumador, ou seja vais estar a por água já "suja" no aquário

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é bem assim, eu não vou colectar a água logo na zona de rebentação. Já tenho um local ideal para realizar a colecta, fica junto a um paredão de rochas numa zona da praia com afluência nula de pessoas, pois fica um pouco retirado.

Lá acredito que a água seja mais limpa, e com sorte, ainda trago uns brindes para casa pois naquele local durante a maré baixa costumam aparecer estrelas do mar e algumas anémonas na rochas.

 

Mas quanto ás rochas vivas, quantos quilos acham que seria necessário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje em dia existe maior preocupação pelo layout no aquário do que propriamente nos Kg de Rocha que se coloca... existem formas de filtragem muito eficientes que permitem uma quantidade reduzida de rocha.

 

Convém colocares alguma rocha viva para dares algum arranque no ciclo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A quantidade de rocha depende não só da filtragem existente mas também da qualidade da mesma. Conta ter cerca de 10kg ou pouco menos. 2,5kg de rocha viva e o restante de morta é aceitável.

Toma em consideração gastar algum dinheiro no escumador, dado ser uma das partes mais vitais do sistema.

Para iluminação acho que uma calha de 3x24w T5 chega perfeitamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou seguir então essas pesagens. Mas o meu problema é comprar rocha morta, nas lojas aqui da zona não há, apenas tem rocha viva e bem cara.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cmota, não é mau começares com a viva... para um primeiro aquário até te dá uma boa margem de manobra para erros comuns de principiante. Deves tentar começar com um aquário montado nesse sentido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou começar com viva, é essa a ideia mas também queria rocha morta, para fazer algo como 30% de RV e 70% RM, eu sei que demorará uma eternidade até a rocha morta ser colonizada, mas tempo não me falta.

Isto para ter um total de 10Kg de rochas.

 

 

Se não for abuso da minha parte, alguém me pode mostrar quando dá 1Kg de rocha viva, num único pedaço ou em 2 ou 3 pedaços comparada com algum objecto do quotidiano para ter uma noção do tamanho? Agradecia imenso.

Editado por CMota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou começar com viva, é essa a ideia mas também queria rocha morta, para fazer algo como 30% de RV e 70% RM, eu sei que demorará uma eternidade até a rocha morta ser colonizada, mas tempo não me falta. Isto para ter um total de 10Kg de rochas. Se não for abuso da minha parte, alguém me pode mostrar quando dá 1Kg de rocha viva, num único pedaço ou em 2 ou 3 pedaços comparada com algum objecto do quotidiano para ter uma noção do tamanho? Agradecia imenso.

 

 

isso depende muito do tipo da rocha uses. ha rocha so tamanho de uma caixa de sapatos que pesa cerca de 1 kilo , como ha outra muito mais pesada... depende da rocha que uses .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo esclarecimento. Não tinha a noção dos tamanhos. Mas 1Kg para ser grande tem que ser muito porosa, ou no geral costumam ser dessas dimensões?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais