1º Aquário - Toda a ajuda é bem vinda


jplonga

Recommended Posts

O UV-C de 18w seria aconselhável para o filtro que debita 900L/h, mas podes sempre jogar com o decréscimo normal que um filtro tem após cheio de matérias filtrantes, que reduz entre 30% a 50%, ou esses valores de débito já são finais?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

bem eu trabalhei com essas lampadas uns 3 anos da minha vida :D ainda estou vivo (pelo menos acho que sim)

não estou a dizer que com o efeito da agua eu saiba (não sei...embora suspeita-se desta sua utilização nunca a tinha visto) mas tudo depende da potencia da lampada...

só estou a falar devido a mitos que muita gente tem...

  1. pode queimar a pele? pode mas uma pessoa tem de estar a dormir na forma pois o calor emitido faz com que se retir o membro antes de serem feitos danos (embora os danos sejam primeiro internos do que externos e esse é o problema)
  2. cegueira...sim é o mesmo que olhar para o sol...mais uma vez só por estupides e não é um vislumbre da luz que cega...

dificuldade de realizar um DYI destes ui ai ui...deve ser bastante dificil e de durabilidade possivelmente inferior a um comprado...tudo depende dos matereais que consiga-mos...

:D

desculpem erros de ortografia :D

 

Eliezer

 

Ao contrário de uma lâmpada convencional, que emite radiações em todo o espectro, visivel e invisivel e que emite radiação no infra-vermelho uma lâmpada UV-C não tem essa capacidade. E é exactamente por isso que é muito perigosa, pois é o infravermelho que nos dá a sensação de calor, quando sentires dor por teres sido atingido por a radiação UV-C já há muito tempo que estás com danos e nem deste por isso. Além disso uma radiação UV-C é extremamente energética a sua acção é muito rápida, pois isso é que funciona em água em movimento

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O UV-C de 18w seria aconselhável para o filtro que debita 900L/h, mas podes sempre jogar com o decréscimo normal que um filtro tem após cheio de matérias filtrantes, que reduz entre 30% a 50%, ou esses valores de débito já são finais?

 

950l/h nominal.... 750l/h real à saida com as matérias todas.... 550l/h depois do reactor.

 

Por enquanto não me estou a ver comprar isso (a não ser que apareça verdete) mas para o futuro... porque não? Até já comprei um medidor digital PH sem querer portanto não vou longe de um UV-C

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

950l/h nominal.... 750l/h real à saida com as matérias todas.... 550l/h depois do reactor.

 

Por enquanto não me estou a ver comprar isso (a não ser que apareça verdete) mas para o futuro... porque não? Até já comprei um medidor digital PH sem querer portanto não vou longe de um UV-C

 

Tu estás lá Tony estás estás! Heheh!!

 

Não sabia que és sunâmbulo e que usas o cartão de crédito na net a dormir e depois aparecem-te medidores digitais de pH em casa...AHHAHAHAHA

 

 

PS: UV-C não elimina apenas algas se for bem dimensionado

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso é verdade.... procurei imenso, negociei 35% desconto e depois decidi que não valia a pena. Enchi o meu carrinho de compras com outras coisas, fiz checkout e quando me apareceu o resumo do pedido, estava lá o medidor de PH... esqueci-me de o tirar da lista e deu-me vergonha mandar um email para retirá-lo depois de tudo o que chatiei para me fazerem um preço especial.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De qualquer das maneiras já encontrei utilidade para ele...

 

Quando o líquido do dropchecker for para ser mudado, despejo o liquido para uma taça e meço o PH exacto... sendo que o líquido é KH4 puro sem contaminantes de dureza, consigo calcular com exactidão os ppm de CO2 que tenho na áqua. Bem mais preciso do que olhar para a cor da solução.... claro que isso só será feito uma vez por mês quando estiver para mudar o líquido.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso é verdade.... procurei imenso, negociei 35% desconto e depois decidi que não valia a pena. Enchi o meu carrinho de compras com outras coisas, fiz checkout e quando me apareceu o resumo do pedido, estava lá o medidor de PH... esqueci-me de o tirar da lista e deu-me vergonha mandar um email para retirá-lo depois de tudo o que chatiei para me fazerem um preço especial.

Viciado...acho que uma sterapias de grupo fariam milagres...(convencias todos a comprar aquarios)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O UV-C de 18w seria aconselhável para o filtro que debita 900L/h, mas podes sempre jogar com o decréscimo normal que um filtro tem após cheio de matérias filtrantes, que reduz entre 30% a 50%, ou esses valores de débito já são finais?

 

Não, esses são os débitos anuciados pelas marcas, provavelmente sem matérias. Mas a diferença de preços entre um de 9W e um de 18 é abismal.

 

Obviamente, seria melhor colocar um UVC no filtro com maior potência, certo?

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico sem saber o que fazer. O de 11 W chega para o meu filtro grande. No entanto o de 9w é duas vezes mais barato... Teria era que ser instalado no filtro pequeno!

 

Não que esteja a tencionar comprar um já, mas é certo que tive o meu primeiro (e espero que seja o último) caso de ictio recentemente.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, até ser tarde demais, não compro UV-C nenhum. Acredito nos benefícios potenciais mas isto já me está a custar muito dinheiro (ainda esta manhã gastei 100€) portanto não gasto nem mais um tostão.

 

Não posso falar mais que tenho que finalizar a compra na CrystalRed.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bonito.

 

A fêmea lá continua a marrar no macho :P O aquário continua despido. Acho que tens falta de algas.... ups... digo plantas :)

 

Essa areia está a pedir parvula, cuba ou um relvado qualquer... precisavas era de fertilizar e CO2 mas podes começar com a parvula que cresce devagarinho sem CO2 mas não morre.

 

Por falar em morrer, o rebento de tenellus que coloquei no aquario do puto transformou-se em nhanha. Como ainda não chegou a luminária definitiva (PLL 13W) ainda vou fazer uma segunda experiência porque falta de nutrientes, CO2 e ainda por cima luz de certeza que não faz crescer a tenellus. Vou testar com uns rebentos novos quando chegar a luz. Se morrer outra vez, começo a fertilizar em quantidades pequenas a ver se aguenta. Se não aguentar, é mesmo falta de CO2. Como não estou a pensar em colocar CO2 no aquário do puto, vou ter que desistir da tenellus lá e tu também poderás tirar a ideia da cabeça. Mas continuo com esperança que já vi a tenellus crescem em ambiente sem injeção de CO2... só que cresce muito mais devagar.

 

A minha fêmea também já não persegue constantemente o macho... agora é só a cada dois minutos. Durante a comida no entanto, comem lado a lado e a fêmea começa a marrar contra as corydoras mas não contra o macho... estranho.

 

Já agora, Cuba e ramirezi é um não.... fazem ainda mais estragos que as corydoras. A fêmea está agora a arrancar folha por folha só para me chatear.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Tony, eu sei , continua tudo igual desde o ultimo video, mas mesmo assim é só para matarem saudades. A minha embirra mais depois da comida, quando já não há comida pensa que o macho é um bife.

 

De plantas fico à espera da tenellus, vê - lá se tratas de por isso a sobreviver. Eu não quero que ela cresça , só não quero que morra.Lima

 

@ Lima, quem tem o Liberty 200 à 1 mês, o bico do pato parece um mosquito. lol, em que minuto vês o neon grande?

 

Abraços

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É complicado julgar tamanhos assim. No meu filme, há um neon que parece do tamanho de uma vaca (e até é muito grande) mas como está mais perto do vidro do que a corydora que está ao lado, parece que o animal é maior que uma corydora de 6cm!

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na verdade os meus neons são maiores que as corys. Comprei as corys com cerca de 2cm, algumas já cresceram um bocado, no video aos 43 segundos, podem ver o meu neon debilitado, sinceramente nem sei se será um neon. Magrinho, sem cor, mais alongado que os outros...

 

@Tony: Plantas é sinónimo de algas? Eu não quero algas, e vivo sem plantas. Acho que faltam algumas ao aquário mas não quero encher aquilo de plantas. Muito menos de algas LOL.

 

Ontem fiz um teste ao ph da coisa e estava igual ao da torneira, mas como foi à noite não tenho bem a certeza do resultado, mas penso que ainda não subiu. O que é bom, será que ainda pode subir? Recordo-me que quando fiz o teste passado uma semana já a água dos dois copos tinha subido.

 

EDIT: Andei a ler e vi que o O2 fazia com que o ph subisse, será que o ph elevado devia-se ao facto de eu ter o Filtro a fazer de cascata literalmente? E haver bastante oxigénio na água? Devo estar a dizer" "besteira" porque o teste que fiz o ph subiu com a água parada. Naaaa

 

Abraços

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o O2 não sobre o PH... a falta de CO2 é que sobe. A medida que o CO2 evapora (pela agitação da água) o PH sobe.

 

Plantas não é sinónimo de algas mas visto que há mais nutrientes disponíveis na coluna de água e às vezes surgem desiquilibros, as algas aparecem.

 

Não te preocupes... não precisas de ter plantas para ter algas. Daqui a 3 meses logo conversamos. Ainda não tiveste o ataque dos diátomos nem da GDA que é normal aparecer algum tempo depois do aquário maturar. Como mudaste o substrato entretanto, o prazo ficou estendido mas elas logo aparecem :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não comeces a agoirar algento lol

 

Não vai haver algas nenhumas... vai ser o 1º Aquário sem algas no mundo,

 

Hoje vou à loja, não sei se vou comprar algo, mas vou lá.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol

 

esperemos que sim. e depois podes vender-nos o teu segredo (será tsunamimaker? :P :P )

 

Abraços

 

Tony

 

PS: Não compres um óscar!

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.