A minha pequena "grande" aventura


Toutinho

Recommended Posts

Boas...

É triste isso do musgo. Recentemente tive de fazer o mesmo ao meu, ainda tive 15m a ver se aproveitava algum bocado mas essa alga estava em todo o lado, logo musgo pró lixo!!!

As sessiflora também tive de cortar pela metade para tentar eliminar o máximo possível dessa alga, de momento está controlada, apesar de ainda ver 1 ou outro cabelo verde agarrado ao tronco!!!

 

Cmpts,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

É triste isso do musgo. Recentemente tive de fazer o mesmo ao meu, ainda tive 15m a ver se aproveitava algum bocado mas essa alga estava em todo o lado, logo musgo pró lixo!!!

As sessiflora também tive de cortar pela metade para tentar eliminar o máximo possível dessa alga, de momento está controlada, apesar de ainda ver 1 ou outro cabelo verde agarrado ao tronco!!!

 

Cmpts,

Snake-Bite

 

Boas

 

Do que eu li, a alga depois de "agarrada" tem uma forma de se reproduzir estilo musgo, ou seja, mesmo que arranques deixa pólipos (não sei se na alga se chama assim) e mesmo parecendo que eliminaste, quando dás por isso, ela reaparece. Felizmente também descobri que não é uma alga muito resistente ao CO2. Foram vários os conselhos que recebi nesse sentido e é de facto verdade. Há até quem pare toda a circulação do aqua e injecte CO2 directamente na zona afectada. Mas no meu caso... zona afectada... era injeções de uma ponta à outra. Felizmente agora não.

Eu não estive 15m a decidir o que fazia, passei quase um mês a tentar salvar as plantas, até que... Musgo todo para o lixo e Senssiflora também. A Senssiflora já o fiz por 2 vezes. Parecia um descampado... A escova de dentes para "pentear" o aqua também dá uma grande ajuda, só tens que ter cudado, senão as plantas vêm atrás, arrancas tudo do chão.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tirei essa algas do musgo de uma maneira ao calhas que foi por todo o musgo num recepiente de dez litros sem luz muito fertelizante e cerca de 200 physas resultado passado 2 meses estava resolvido algas mortas que os physas comeram e musgo impecável .

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje, depois da TPA e de uma pequena poda. Parece mais arrumadinho...

040820126.jpg

 

Faltou referir que agora a filtragem é feita por um JBL e900 e um JBL e1501. Todos os outros equipamentos de filtragem foram retirados.

Tenho uma tunze mini a fazer a dispersão de CO2 na zona traseira do aquário e estes 3 "pequenos" objectos fazem agora todo o serviço :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nop, no e900 tenho ceramicas e esponjas. Só mesmo isso.

Todos os componentes + técnicos estão no 1501.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 2L de Micro-Mec à parte agora... Vendo no mercado negro? LOL

 

Yep

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Os numeros de cada especie??? será que poderias dizer???

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os numeros de cada especie??? será que poderias dizer???

 

Bem... espero que me estejas a pedir o numero de individuos de cada espécie e não o NIF de cada um :naughty:

 

Narizes de bebado - Entraram 11, penso que ainda estão todos.

Lamp eyes - Entraram 10, nasceu 1 e já morreram 2.

Danios Choprae - São 10

Neons - São 10 ou 12, não me lembro

SAE - Entraram 4 e já sairam 3. O que falta irá sair quando o conseguir apanhar...

Cadoz do Bornéu - São 10

Kuhli - São 5

Gertrudae - São 12

Corys Black Venezuela - Eram 6, morreram 5 (Nunca + quero nada disso... morrem do nada...)

Corys Pigmeu - Eram 8, nunca dei por nenhuma morte

Corys Sterbai - Eram 8 e também nunca dei por nenhuma morte

Ottos . Meti 10, mas tive 2 mortes.

 

Tenho um góbio, em principio é um Rhinogobius wui, fêmea (foi o nome que me deram...) que ando a tentar arranjar um parceiro, mas nunca mais encontrei nenhum.

 

Tylomelaneas - Sairam todas para outro projecto

 

Camarões, é impossivel contar, mas aqui vai:

Jelskiis - Devem ser 7 ou 8, se ainda não há prole nem mortes...

Red Cherrys - Meti muitos e são muitos

Caridinas Japónicas - Meti 10, não sei quantas são agora, mas não reproduzem em água doce e talvez alguma já tenha morrido.

 

Helenas - Muitas

Physas e Planorbis - Algumas vezes são muitos, outras vezes são poucos. Por vezes são nenhuns... :)

 

Penso não me ter esquecido de ninguém :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Granda Fauna Touts! :D Metia uns 2 Arowanas e não mexia mais ;)

 

Tenho receio que os Reds se atirem às arowanas e façam filetes. É melhor não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

 

Actulizando tópico:

Devido a algumas dificuldades técnicas que já se arrastavam, decidi terminar com este aquário. Está a ser desemontado aos poucos e será "remontado" num projecto que posso considerar um upgrade.

Maior, melhor substrato (e menos), plantas menos expansivas, mais experiência e sem a P#$% da alga que me deu cabo do juízo. Vai demorar, não vou ter o projecto montado num dia, mas aos poucos irá e pelo menos considero a minha ideia como algo que me vai agradar bastante :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pena teres de desmontar o aquário...

Eu também ainda não as consegui suprimir todas, ainda andas algumas por aqui... :unsure:

Boa sorte então nessa nova montagem!!!

 

Outra coisa.

Ainda tens helenas???

Preciso de algumas, se tiveres algumas para dar ou vender manda pm sff.

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Toutas, então páh?

 

Bem, resta nadares com isso para a frente...

Nem um cheirinho do que vais fazer?

 

E essa fauna? É para rifar ou vender? Olha que tens peixinhos que ficava com eles :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O cheirinho do que vou fazer é simples. A ideia é "exterminar" a alga Cladophora e resolver o problema que nasceu torto (culpa minha) do substrato.

Como o meu material é superior à capacidade do aqua que tenho, estou a remontar o aquário com um aumento de 50cm, ou seja, vai passar a ter 150x50x50. A ideia era 150x60x50, mas foi abandonada.

Irei colocar substrato bom, pedras de basalto e plantas um pouco diferentes do que tenho. Diferentes no fator "expansão", ou seja, meter plantas em que eu possa controlar melhor a expansão pelo aquário, sem ter que andar sempre a podar. Em altura tudo bem, mas em comprimento não.

 

A fauna será a mesma, irei contar quantos tenho de cada um e os numeros serão "arredondados". Tive algumas mortes nos ultimos tempos, o que também ajudou a decidir-me pelo novo aquário. Adoro a fauna que tenho, por isso não irei mudar nisso, a ideia até é ter mais de cada :)

 

A intenção não é ter um aquário diferente, mas dar melhores condições à fauna que tenho. Arranjei 2 problemas que prejudicam a fauna, estou a tentar agora colocar tudo de uma forma melhor e que os animais vivam melhor. Não é um investimento pessoal por "hobbie" mas resolver problemas que se arrastam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu montei hoje o nano... ou mini nano?

Agora nasce a dúvida... com 15 litros brutos é nano ou mini- nano?

Copo de whisky não é :)

Abro tópico brevemente ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso foi sempre uma duvida que tive. Chama-se nano até quantos litros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Este aquário já não existe... Foi bom enquanto durou... Agora há um novo e maior :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.