Ajuda para recompor aquário


rui.c

Recommended Posts

Ola

Antes de mais, espero não estar a postar no sitio errado, desde já peço desculpas por isso mas pelo que entendi acho que é aqui.

 

Pois comprei este aquário há já uns 8 anos, mas depois de tantas despesas nele, acho que por lá passaram todo tipo de peixe de água doce e plantas também, tudo sem sucesso, acabava por morrer,

não por descuido, mas talvez por ignorância ou maus conselhos de lojas, acabei desmotivado, para ajudar há festa o aquecedor da água pifou, assim como o balastro da lâmpada. Quando vi os preços do prejuízo desisti, mas após um ano parado, e ter este 'mono' na sala só com água decidi dar-lhe uma volta, depois de limpo comprei uns peixes de água fria, para o problema da lâmpada cortei a calha e adaptei um neon pequeno, só para não estar as escuras, entretanto andei a pesquisar, aqui no forum, desde já os meus parabéns por ele, e aos proprietários de lindíssimos aquários que aqui vi, daí querer a vossa ajuda para transformar este 'mono' num aquário a sério de água quente, quero fazer com calma, pois os euros são poucos, tem mesmo que ser com calma.

A dimensão 1m/cum. 45/alt. 30/lar

pict0003di.jpgpict0008wq.jpgpict0010ag.jpgpict0006sx.jpg

pict0008wq.jpg

O que fazer?

Desde já agradeço a vossa ajuda e ideias

Editado por rui.c
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

so lá meti 6 peixes de agua fria

tenho que comprar o aquecedor (Ja agora que potencia comprar?)

http://viewitem.eim.ebay.pt/500CM-5M--5050-SMD-Flexible-LED-Strip-Light-Cool-White-300-Leds-NONWATERPROOF/120885779530/item

e iluminação estive a ver e vou-me aventurar nos leds mad im china

o que me dizem ?

Editado por rui.c
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo

 

Rui, peixes de água fria regra geral apesar de serem vendidos para globos são mais adequados na realidade para lagos, pois crescem muito e produzem muita amónia.

 

Se queres tornar o aquário em água quente (se bem o que percebi) esses peixes de água fria, tal como o nome indica terão de sair, qualquer da forma quase de certeza que terão de sair de certeza pelas razões que já indiquei

 

Antes de colocares peixes tens de esperar que o ciclo do azoto comece, que demora entre 3 a 4 semanas, antes disso é provocar a catástrofe

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e bem vindo ::D:

 

Tens aí um aquário com um tamanho porreiro para fazeres uma coisa low-cost com potencial e já tens quase todo o material que precisas.

 

Vamos por pontos:

 

1 - O que o João Pedro disse é muito importante, pesquisa aqui no forum sobre ciclo do azoto e lê tudo o que puderes.

2 - Embora mais tarde sugira que troques algumas coisas (filtro, por exemplo), esse chega bem para começar, o areão também podes aproveitar. (que tipo de pedras são essas?)

3 - Procura nos classificados aqui do forum por termostatos e lampadas. Arranjas coisas porreiras a bons preços. Depois disto é deixar a amónia desaparecer e passar à introdução de espécies.

4 - Também aqui no forum encontras malta porreira que te dá peixes e plantas de fácil manutenção (ou ainda por troca/venda) para que tudo fique a custos reduzidos.

 

Qualquer coisa estamos aqui

 

ps: um conselho, coloca cartolina preta por fora do vidro de trás do aquario. Aumenta o contraste dos peixes e plantas (o que o vermelho não consegue fazer)

Editado por Manik48

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado

mas o que me dizem sobre os leds 10 metro acho que chega a nivel de lumens

http://viewitem.eim.ebay.pt/NEW-12V-5M-164FT-5050-SMD-LED-Strip-300-Leds-Warm-White-Waterproof/120885779786/item

 

Luminous Flux: 780-900 Lumens/Meter

● Color temperature: 6000-7000K

● Size: L500cm (5M) x W1.0cm x T0.20cm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu sei que tem que sair

mas perde o ciclo do ozoto com a agua fria sem tar a 25/26 graus?

 

O ciclo do azoto esteja a água a 18ºC ou a 30ºC existe sempre desde que se cumpra com as regras básicas para que isso aconteça

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E um bom aquario, mais de 100L uteis.

 

A biobox nao e o ideal mas para baixo custo serve, se nao encheres com peixes a mais.

Mantem a biobox sempre limpa, com agua do proprio aqua. Nao limpes todas as esponjas 'a fundo' ao mesmo tempo.

 

Necessitas do um aquecedor de 100W. Pesquiza no forum o no Leiloes.net etc, deves arranjar algo por poucos euros.

 

Como tens box deve haver lugar para colocar la o aquecedor.

 

O termometro cola-se num vidro lateral, nao na frente! Tens de aferir a temp com um termo normal, pelo menos 1x por ano, porque esses com o tempo podem estragar-se.

 

A medida que fores progredindo ha aqui muita gente que te ira ajudar.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado

mas o que me dizem sobre os leds 10 metro acho que chega a nivel de lumens

http://viewitem.eim....0885779786/item

 

Luminous Flux: 780-900 Lumens/Meter

 

● Color temperature: 6000-7000K

 

● Size: L500cm (5M) x W1.0cm x T0.20cm

 

 

 

Não é bem assim:

 

 

100% brand new.

Specifications:

● Color: Warm White

● View angle:120°

● Working Voltage: 12VDC

● LED Quantity: 300 leds/5 Mete

● Working Current/Meter: 1.2A

● Output power: 72W /5 Meter

● Working Tempreture:-20 to 50°

● Protection Rate IP65 (Waterproof)

● Luminous Flux: 540-600 Lumens/Meter

● Color Temperature: 2500 --3000K

● Size: L500cm (5M) x W0.8cm x T0.25cm

 

É muito pouco, além disso não sabemos quantos watt tem cada led... O (tão) barato pode sair caro

::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

mais apaixonado dos aquas aqui do norte "carago".

 

Eu também sou "maçarico" nestas andanças como tal aconselho-te a leres o mais possivel este forum pois de certeza que vais encontrar conselhos uteis e ideias para o teu projecto.

 

aqui fica o meu projecto pode ser que lá consigas alguns conselhos uteis (e também te podes divertir um pouco com a polémica a volta do filtro biobox).

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192421

 

Posso dizer-te que começas com um aquarios de boas dimensões e como já foi dito tens quase todo o material necessário para recomeçar:

 

-areão

-pedras vulvanicas

-pedras (as mais claras tens que ver se são apropriadas pr o aquario)

-filtro (qual é a capacidade de filtragem do motor?)

 

Verifica nas lojas de bricolage o preço dos balastros pois deve ficar mais barato do que comprares iluminação led (penso eu)..

Os preços dos termostatos novos variam entre os 15 e os 20€.

 

Tenta trocar esses peixes de água fria na loja onde os compraste por plantas ou peixes de água quente.

 

Mais a frente teras de ver a fauna e flora, mas o pessoal está cá pr te ajudar.

 

abraço

 

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

a iluminação pode ser com lâmpadas normais tipo florescentes destas lojas de bricolage

não tem que ser lâmpadas de lojas de aquariofilia se assim fosse era do melhor!!!

 

Penso que sim, tens de ter em atenção é que os suportes para as lampadas serem apropriados (o mais estanques possivel). Mas nisso os mestres do DIY poderam reponder melhor.

 

bom dia,

desculpem a pergunta, talvez estúpida, mas porquê:

"O termometro cola-se num vidro lateral, nao na frente!"

abraços

mário

 

É apenas uma questão visual, para medir a temperatura basta estar dentro do aqua e da água.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é bem assim:

100% brand new.

Specifications:

● Color: Warm White ● View angle:120° ● Working Voltage: 12VDC ● LED Quantity: 300 leds/5 Mete ● Working Current/Meter: 1.2A ● Output power: 72W /5 Meter ● Working Tempreture:-20 to 50° ● Protection Rate IP65 (Waterproof)

● Luminous Flux: 540-600 Lumens/Meter ● Color Temperature: 2500 --3000K ● Size: L500cm (5M) x W0.8cm x T0.25cm

é muito pouco, além disso não sabemos quantos watt tem cada led... O (tão) barato pode sair caro

::D:

 

 

e se juntar a isso 2 lampadas de 60 cm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui,

 

Desde já deixa-me dizer-te mais uma vez. Esse aquario é do best para começares "Quem me dera a mim! :D ", e teres ai um belo dum projecto.

 

Segundo que que tenho lido a tua ideia nesta fase é ter um aqual +- lowcost. Assim o que te aconselho é a verificares bem a secçao de DIY para teres uma ideia mais alargada do que podes fazer em termos de luminarias.

Um conselho que te posso dar é nao tenhas pressa. Estuda muito bem o potencial do teu aqua faz pesquisas no google pelo modelo do aqua e tens carradas de informação do que podes fazer para melhorar isso. Digo-te isso por experiencia propria, quis gastar pouco, fartei-me de inventar e no fim feitas as contas comprava uma luminaria como deve de ser.

 

Entretando vamos falando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Desde já agradeço os vossos conselhos.

ontem comecei o projecto de iluminação pois na tampa vou colocar 2 lâmpadas de 60cm de 18w cada,

para começar e depois de ver o efeito mais tarde talvez coloque a fita de léds pois é a única solução para não tirar a estética do aquário

estou a ligar o balastro e a aplicar os encaixes na tampa como é com silicone demora tempo a secagem

penso pos umas fotos quando terminado,para ter a vossa opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse:

aqui tem a nova iluminaçãopict0003uu.jpgpict0006vb.jpgpict0007htf.jpgpict0010u.jpga11lc.jpga13fc.jpg

 

E aproveitei fiz também um difusor de CO2

penso que assim já poderei ter algumas plantas?a19j.jpg

se me poderem ajudar gostaria de saber quai as plantas que poderei meter

tenho a agua a 20 graus

obrigado

Editado por rui.c
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.