CO2 desapareceu em 2 dias... minha culpa ou minha culpa?


Recommended Posts

Olá

 

Bem isto vai parecer surreal mas cá vai.

 

Há alguns dias recebi uma garrafa de 2Kg de CO2 (supostamente cheia). O manometro marcava exactamente 50 Bar. Liguei o meu regulador (com duplo manómetro mais agulha de afinação e válvula solenoide). Usei fita teflon na ligação entre a valvula solenoide e o regulador. Não mexi nas outras ligações (já feitas na fábrica). O regulador tem uma anilha de um plastico branco que também parece teflon e foi o que utilizei para ligar tudo. Por via das dúvidas ainda peguei num copo de água com sabonete e passei com um pincel por todas as ligações enquanto o sistema já estava sob pressão. Não vi bolha nenhuma.

 

Usei o sistema durante dois dias (6 horas por dia a 5 bolhas por segundo) e qual não é o meu espanto quando hoje chego a casa e não vejo bolhas no aquário... inspeciono a valvula solenoide (se não tinha ficado presa) quando reparo que ambos os manómetros estão a marcar 0... garrafa vazia!

 

Agora eu só vejo duas hipóteses

 

1. Um fuga que eu não detectei e que é suficientemente grande para vazar 2Kg de CO2 em meia dúzia de dias (ou 2 dias se a fuga estiver algures no regulador ou ligação deste à garrafa)... o que acho estranho visto que tinha que ser um "buracão" ou não?

 

2. A garrafa não vinha cheia (ou até quase vazia) o que é uma hipótese que nem quero considerar mas eu burro também não pesei a garrafa à chegada.

 

Seja qual for a hipótese a culpa acaba por ser minha (por não ter verificado como deve ser uma eventual fuga ou por não ter verificado o peso da garrafa). Agora aprendi a lição e vou ter que encontrar amanhã uma loja/armazem onde me recarreguem isto na hora (no Algarve vai ser lindo).

 

Pergunto eu (caso a hipótese 1 seja verdadeira) qual a melhor maneira de verificar uma fuga? A botija posso enfiar dentro de água que ai vejo logo mas não posso fazer o mesmo com o regulador que suponho que isso estrague o mecanismo todo. Alguma ideia que seja eficiente? Fiquei escaldado com a história da água com sabão... queria qualquer coisa que me desse mais garantias ou não há?

 

Obrigado

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para encher a botija de forma rápida e barata tenta os bombeiros, eles enchem e a preços mais baixos. E é como dizes ou tinha fuga ou não estava totalmente cheia...

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta mas... por que raio é que os bombeiros teriam CO2 para vender? Não me parece que eles façam negócio disso...? Ou fazem?

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta mas... por que raio é que os bombeiros teriam CO2 para vender? Não me parece que eles façam negócio disso...? Ou fazem?

 

Abraços

 

Tony

 

Eu encho a minha nos bombeiros. Eles normalmente enchem os extintores de CO2..

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que pode ser estúpido mas por acaso não fechas-te a torneira principal da garrafa não!?

 

Uma das minhas 3, quando fui encher pela primeira vez o técnico não me a encheu porque tinha fuga e eu também nunca tinha mexido nas ligações de fábrica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

Sei que pode ser estúpido mas por acaso não fechas-te a torneira principal da garrafa não!?

 

Hehehe... quem me dera mas a minha demência não chega a esse ponto. De qualquer das maneiras, mesmo fechando a torneira da garrafa, a pressão dentro do regulador deveria manter-se durante muitas horas ou até dias se não houver fuga e eles estavam ambos a 0...

 

Li um sobre um teste na Internet que consiste basicamente em:

 

1. mergulhar a parte de cima da garrafa em água (sem regulador claro) e ver se há bolhas... se houver... deixar vazar a garrafa toda e corrigir.

 

2. Se passou o primeiro teste, ligar a garrafa ao regulador (este com a fase 2 fechada), abrir a torneira, ver se marca os tais 50-60 bars. Fechar a torneira e deixar assim o sistema durante 6 ou mais horas... se a pressão estiver igual passado esse tempo, a ligação entre a garrafa e a fase 1 do regulador estão OK. Caso contrário, procurar por fuga (manómetro, ligação entre garrafa e regulador, válvula de escape, etc... se não encontrar fugas, regulador tem problema no diafragma ou peças associadas).

 

3. passando o teste 2, fechar a agulha de afinação fina, rodar a torneira do regulador até criar pressão na fase 2 (baixa pressão). Voltar a fechar a torneira (rodando contra-relogio) e abrir a ligação entre o regulador e a garrafa (para remover a pressão da fase 1) esperar mais 6 horas... se a fase 2 ficar dentro de uma tolerância de 5%-10% está OK. Caso contrário refazer o teste e verificar fugas no segundo manómetro, ligação entre o regulador e a agulha, agulha e válvula solenoide. A partir dai a fuga só pode estar entre a valvula solenoide e o contador de bolhas que deve ser mais fácil de encontrar.

 

Acho que vou fazer isso tudo amanhã (se arranjar o CO2).

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas estamos tramados com estes sistemas mas eu tive um pouco mais de sorte e encontrei a fuga so nao sei como repara-la. ao ler este topico ja fiquei a saber pelo menos uma coisa que o meu extintor vinha bem cheio, 60bar!! quanto ao teu sistema para encheres da uma olhadela neste site pode ser que encontres uma loja que seja na tua zona

http://co2aqua.blogspot.pt/search/label/Faro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bom dia

 

A pressão nada tem a ver com a quantidade de CO2 na garrafa/extintor. O CO2 liquidifica a 54 bars e fica assim. Podes ter lá 500gr ou 10Kg que a pressão é a mesma. A única forma que nós temos para saber a quantidade de forma fácil é ver a tara da garrafa e pesá-la (coisa que eu devia ter feito). A diferença será aproximadamente a quantidade de CO2 que temos.

 

Uma coisa que estou a estudar neste momento é se houver adulteração do CO2... por exemplo em vez de CO2 puro, meterem uma mistura de CO2 com nitrogénio... ai sim a pressão vai ser bem mais alta. Seria interessante verificar se era possivel detectar carregamentos de CO2 mais ou menos puros de acordo com a pressão final na garrafa.

 

Enfim, muita teoria mas o meu problema mantém-se... Já falei com 3 empresas hoje. Uma carrega na hora, a outra de um dia para outro e a terceira é na hora mas o técnico não está hoje. Vamos lá ver como é que isto corre. Também tenho que comprar uma extensão rígida para colocar entre a agulha fina e o regulador ou então entre a agulha e a valvula solenoide que não tenho maneira de trancar as peças convenientemente com teflon assim (pouco espaço de manobra).

 

Eu depois já coloco resultados

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Bem, hoje lá encontrei um sítio que supostamente carregava na hora mas depois o técnico atrasou-se e blah blah e blah blah e agora fiquei de ir buscar a garrafa carregada amanhã as 9... para me deixar ainda mais irritado, o preço vai ser 20€ + iva... roubalheira. Enfim... como isto foi inesperado e preciso do Co2 para ontem, lá vou ter que comer e calar. A ver se da próxima investigo mais os sítios que carregam isso a um preço mais simpático.

 

Entretanto também fui comprar uma extensão para afastar a válvula solenoide do regulador que estava demasiado em cima não permitindo apertar mesmo até ao fim.

 

Removi ambos os manómetros, agulha, extensão, válvula solenoide, meti fita de teflon a farta e apertei tudo o máximo que pude (até acho que exagerei um pouco na extensão... vamos descobrir amanhã).Também fui desencantar uma chave de bocas de 30 que o que tinha era inglesa e não permitia apertar tão bem a porca que liga o regulador à garrafa. Amanhã quando receber a botija (Espero eu!), faço o teste que encontrei na net a ver se aquilo realmente fica estanque. Espero que não seja desta que mato as minhas plantas que elas já passaram por imenso nas ultimas duas semanas (1 semana em suspensão sem CO2, 3 dias enterradas com CO2 a bombar a força, agora sem nada durante 2 dias...)...

 

Vi também que o pessoal usa limpa vidros para testar por fugas... vou experimentar isso também

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia

 

Já tenho a garrafa. Já liguei tudo. Descobri uma fuga entre o regulador e a extensão para a agulha/valvula solenoide. Já corrigi. Iniciei os testes descritos acima. Neste momento já está a manter a pressão há 55 minutos.

 

Dedos cruzados

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, passou a primeira parte do teste...6 horas sem perder pressão na fase1 (alta pressão). Agora tenho que fazer o teste na segunda parte (baixa pressão) mas não percebo lá muito bem como hei de manter a pressão no segundo manómetro sem ter pressão no primeiro... vou ter que analisar isso. Entretano já injectei algum CO2 entre as 18 e as 23 para as plantas não se ressentirem e agora volto aos testes. Visto que a alta pressão está ok, já não vai haver assim tanta fugo na parte da baixa pressão portanto posso verificar isso com calma. O primeiro teste é que me fez estar constantemente a olhar para o manómetro para ter a certeza que não perdia nada.

 

Logo coloco resultados

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Última actualização

 

Testei a parte da baixa pressão durante 4 horas sem perca aparente de pressão. Neste momento estou a fazer o último e definitivo teste que é deixar o sistema tal e qual como está só que com a botija completamente fechada. A única coisa a segurar tudo é a valvula solenoide e a ausência (espero!) de fugas. Se amanhã, à hora de almoço. a pressão principal se mantiver nos 60 bar e a baixa em 2 bar, dou por concluído este processo. Até agora, estou convencido que a fuga se deveu a não apertar suficientemente bem a porca que liga o regulador à botija e à fuga que encontrei entre o regulador e a extenção que vai dar à agulha.

 

Obrigado a todos

 

Abraços

 

Tony

 

Aditamento: A pressão aguentou 14 horas sem o mínimo desvio. Acho que já chega

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... já estou a fazer 6h por dia a 4 bolhas por seg num aquário de 60L.... consigo um verde muito muito clarinho quase translúcido mas ainda não amarelo. Também tenho pouca circulação. Tenho que meter uma bomba por cima do difusor e aumentar para 8 ou 10 bolhas por seg.

 

já me começaram a aparecer uns fiozitos de alga tipo muco... tou lixado.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já me começaram a aparecer uns fiozitos de alga tipo muco... tou lixado.

 

Pois, enquanto andas a testar o CO2 o aqua estava destabilizado. Mas muco? se calhar é fungo. É nos troncos?

 

 

consigo um verde muito muito clarinho quase translúcido mas ainda não amarelo.

 

O objectivo não é amarelo (embora eu goste dele amarelo ;) ) mas também podes ligar o CO2 1-2 horas antes da luz (e desligar também). Eu uso esta técnica que garante que quando a luz liga os níveis de CO2 estão óptimos e esta é a fase crucial quando todo o metabolismo das plantas dispara.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!

 

Quanto à alga, sim o aquário foi remontado. É natural que esteja desequilibrado. Nitratos há poucos, amónia nos picos e nitritos a crescer. Ter variações no CO2 também não ajudaram. É um tipo de alga que quase não se vê. só se nota porque a área parece "desfocada" em relação ao resto. Não tem nenhuma cor. Aquilo tambem é tao leve que estou convencido que quando meter o filtro principal que aquuilo voa tudo com a corrente.

 

Quanto ao CO2, como não tenho a fauna la colocada (está a espera num contentor com o filtro) queria abusar forte e feio... Por isso a procura pelo amarelo :)

 

Abraços

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

 

A minha válvula Solenoide decidiu pifar hoje... mas será que está tudo contra mim? Nem click faz... para desenrascar liguei o CO2 directo mas vai ser uma chatisse. Se não fossem tão caras e difíceis de arranjar neste fim do mundo, comprava já outra. Agora tenho que mandar isto para a garantia. GRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR

 

Abraços

 

Tony

 

PS - a tal "alga" já regrediu hoje... pelo menos qualquer coisa boa

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.