Mini-Aqua de brevis ( Help.... )


Francisco Mendes

Recommended Posts

Olá pessoal!! Agora que me comecei a interessar por ciclideos não quero mais nada =b .Mas como tenho pouco espaço para aquários, o que se pode arranjar é um de 19.5*20*38.5 cm. Apenas gostava de por apenas 2 ou 3 Neolamprologus brevis ( gosto deles =D ). Vi uns aquarios que apenas tinhas umas conchas ( agora não me lembro do nome ), poucas rochas e o que me pareceu ser echinodorus ( ou não... ). Acham que é possivel? Talvez umas valisneria gigantea atras das rochas, ficava giro... Comentem, critiquem e corrijam s.f.f.

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Já vi que os conchicolas viraram moda... :cry::)

 

Antes de montar o aquário, procura muita informação (química da água, comportamento dos peixes...).

 

Apenas gostava de por apenas 2 ou 3 Neolamprologus brevis ( gosto deles =D ).
Começaste com um grande erro: "gostava de por apenas 2 ou 3 Neolamprologus brevis"...não são 2 ou 3...são, no máximo, um casal. :cry:

 

Vi uns aquarios que apenas tinhas umas conchas ( agora não me lembro do nome ), poucas rochas e o que me pareceu ser echinodorus ( ou não... ).

 

São peixes conchicolas...é normal que a decoração num aquário para eles tenha, obrigatoriamente, conchas... :cry:

 

Talvez umas valisneria gigantea atras das rochas, ficava giro

 

Valisnerias gigantes, num aquário de 40*30?? Não me parece...

Aposta nas anúbias mais pequenas, por exemplo.

 

Procura sites e informa-te...informa-te de outras espécies...informa-te sobre o lago tanganyika....etc...e depois coloca as perguntas. 8)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Já vi que os conchicolas viraram moda... :cry:  :cry:  

Nuno Reis

Infelismente sim... :)

O facto de os conchiculas serem peixes que se adaptam a aquários pequenos não significa que os podemos ter em copos ou canecas (como fazem com os betas :cry: ) e nem tão pouco são peixes muito fáceis de manter.

Um aquário pequeno para conchiculas será um aquário de 50L e não de 10 ou de 20.

 

A informação como mantê-los, aliás como deveria acontecer com toda e qualquer espécie, deve ser a prioridade antes de tudo.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por responderem.

 

Diesel_Car

 

Eu ainda não sei muito sobre esse assunto, por isso mandei um número que achei razoavel para um aquario deste tamanho. Um casal é perfeito.

 

Sei que se pode prender anúbias a troncos, mas a rochas?? Inda vou procurar mais sobre isso.

 

 

joalmag

 

Não me queres dar umas dicas e aspectos fundamentais de como mantelos? Toda a ajuda é preciosa

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joalmag

 

Não me queres dar umas dicas e aspectos fundamentais de como mantelos? Toda a ajuda é preciosa

Eu tenho todo o prazer em ajudar a tornar os peixes mais felizes :) e se por acaso fores ao aniversário do forum (ver o planta couves :) ) até te posso dar umas dicas pessoalmente.

Mas 1º há regras básicas com as quais tens que começar como são os parâmetros da água (alcalina e dura), o tamanho do aquário (50lts) e as necessidades de reprodução (conchas), estas "regras são quase comuns para todos os pequenos conchículas.

Como já te disse em cima, esse aquário é pequeno, não é que não possas ter os peixes nesse espaço, no entanto além de eles não estarem bem vais ter mais dificuldades em manter a qualidade e estabilidade da água.

Eu também tenho um aquário desse tamanho e sei por aquilo que passo e normalmente é usado ou para alevins muito pequenos ou para alojar peixes provisoriamente. Esses aquários são muito bons para plantas, betas, killis e pouco mais, já que estes não necessitam de água ciclada.

PS. existe muita informação dispersa pela net que podes aproveitar para aprender muito sobre esses peixes, já que são espécies muito comuns e que existe muita gente com experiencias de longos anos com esse peixes, por isso não há necessidade de cometermos os erros que já foram cometidos vezes sem conta e quem paga? são sempre os mesmos :)

 

cumps

cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joalmag

 

Não percebi essa do planta couves =b é um user? Lol...

 

Acho que o barro torna a água mais dura e alcalina, mas não me parece que seja muito usado neste tipo de aquário/povoação. Essas conchas, onde as arranjo? Lojas de aquariofilia? Quanto cusstam, +/- ? Para ter um casal, quantas e de que tamanho? Desculpem lá as perguntas, tipo metralha =b

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Já te foi dito que um aquário de 16 litros é muito pequeno para um casal de brevis...o minímo será perto de 50 litros (mais largo e comprido, mas baixo pois são peixes de fundo).

 

Acho que o barro torna a água mais dura e alcalina, mas não me parece que seja muito usado neste tipo de aquário/povoação
Barro? :):)

Onde foste buscar esta ideia?

Para manteres a água dura e alcalina (pH perto de 8,5-9,0) deverás utilizar substracto que aumente estes parâmetros e utilizar água com pH elevado (adicionas buffer, em pó ou líquido, para biótopo tanganyika por exemplo).

Pergunta nas lojas, ou procura em sites na net por "receitas" para buffer's.

 

Essas conchas, onde as arranjo? Lojas de aquariofilia? Quanto cusstam, +/- ? Para ter um casal, quantas e de que tamanho?

 

Há muitos tópicos no forum acerca disto, é uma questão de procurares.

 

Informa-te através da net/livros e só depois perguntas... :)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diesel_Car

 

Li num livro ( Manual Completo de Aquário, por Gina Sandford ) que o barro não era bom para aquários de água macia, porque tornava a água mais dura...

 

Em relação ao aquário vou ver se arranjo um lugar para por um maior. Tenho espaço para um de 40*30*(a determinar ) dará cerca de 36 litros ( já é melhor ). E não me leves a mal, mas não tenho muito tempo para procurar, por isso avanço logo para as perguntas. è também para isso que o forum existe ( abençoado seja... ).

 

Vi aqui no forum que todas as conchas são constituídas por carbonato de cálcio. Embora isso aconteça lentamente, irá fazer com que a dureza e o ph subam. É verdade? Até que é bom...

 

E inda não percebi essa do planta couves...lol

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Planta couves + aniversário do fórum = Takashi Amano :)

 

Se não tens tempo para te informar, procurando, não vai ser colocando perguntas que vais aprender alguma coisa.

O fórum já tem muita informação..e um base de dados pequena...não te custa nada procurar.

 

Se queres a papinha toda feita, então a minha intervenção fica por aqui...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diesel_Car

 

Se não tenho tempo para me informar, procurando,vai ser colocando perguntas que vou aprender alguma coisa. Pelo menos do meu ponto de vista...

 

E já andei a pesquisar no forum, vi até os aquários do Hugo Neves, da sonitakruzit e do wahit e coloquei até algumas questões aos mesmos,. Mas como não quero fazer asneira, nem fazer os bichos sofrer, achei melhor colocar este tópico. Se não queres participar/ajudar mais é porque, decerto, tens alguma razão para tal, e eu respeito-a. Phyka [[[]]]

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais