kit de testes


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Ao iniciar o meu novo aquário de 60L pretendo monitorizar os parâmetros da água e como tal quero comprar um kit de testes. No entanto, nas outras minhas experiencias com aquários, o problema que sempre tive foi com algas castanhas( segundo sei, de entre vários factores com origem na iluminação deficiente/falta de silicatos).

 

Como existem kits que incluem imensos parâmetros, gostava que me indicassem um kit que seja ideal e suficiente para monitorizar a água do aquário.

 

Abraço :)

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos testes não te posso ajudar pois não uso.

 

Quanto à causa das algas castanhas... não podias estar mais enganado. Nunca aparecem por falta de luz e muito menos por falta de silicatos. As algas só aparecem por uma única razão: desajuste entre os níveis de co2 e nutrientes de acordo com a luz. Luz a menos nunca causou algas, já muita luz é a fonte de todos os problemas e obriga a níveis muito altos de co2 e nutrientes.

 

Os silicatos... não sei onde foram buscar essa ideia...

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas castanhas (aka diatomos) são comuns em aquarios novos (3 meses +/-) e desaparecem rapidamente. Se houver depois outro tipo de algas é como ja foi dito... Desequilibros em nutrientes e excesso de luz.

 

Para testes eu uso (importantes no inicio e depois de vez em quando):

 

-Amónia

-Nitritos

-Nitratos

 

Opcionais (a não ser que tenhas CO2 pressurizado e faças a tua própria solução KH4 que ai vais usar muito)

 

-Kh e gh

 

Para vigiar os nutrientes principais para as plantas se fores muito picuinhas e tiveres plantas exigentes(não tenho mas estou a considerar comprar):

 

-Fosfatos

-Ferro

- potássio

 

Abraços e boa sorte

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pretendo ter um aquário com bastantas plantas, mas não é plantado, é com fundo de areão mas diverso em plantas. Mas estou com medo que esse problema das algas ocorra, pois essas algas castanhas prejudicavam bastante as plantas e o aspecto do aquário.

O setup do meu aqua é :

 

60X30X30

60L

 

Antes possuia apenas uma lâmpada de 15w, agora irei utilizar uma calha de 2x24W para aquários de 60 cm, e optei por este aumento de luz pois quero ter um aquário com bastantas plantas e algumas um pouco mais exigentes com a luz.

 

No entanto, receio que este aumento de intensidade de luz traga ainda mais problemas com algas do que tive na minha anterior experiencia com este aquário.

 

A minha dúvida é, tendo esta nova iluminação e um aquário rico em plantas, o que deverei fazer para evitar que surjam estas algas ou até mesmo algas verdes?

 

Se surgirem algas é sinal de excesso ou falta de nutrientes? ja li ambas as versões. Que devo fazer caso surjam algas? Fazer testes para verificar nutrientes que estejam em falta e adiciona-los?

 

Ajudem-me... quero aprender isto de uma vez por todas.

 

Obrigado

Abraço :sorry:

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi de novo

 

Não sou expert em algas mas qualquer um que venha cá a dar-te uma explicação "absoluta" ou "definitiva" sobre algas, das duas uma, ou estará a mentir ou não saberá o que diz. No estado actual da ciência, ainda não foi possível determinar, com exatidão, como é que as algas aparecem e desaparecem. Li um estudo científico há uma semana em que a conclusão apontava para as próprias plantas gerirem as algas. Alias, Tom Barr e outros defendem, há muitos anos, que não nos devem preocupar com as algas mas sim com o bem estar das plantas. Quando as plantas estão bem, não há algas e quando estão mal, é quando surgem as algas.

 

Se surgirem algas é sinal de excesso ou falta de nutrientes?

 

Segundo as últimas teorias, ambas são parcialmente verdade. Se não houver nutrientes nenhuns, não há algas nem plantas. Se houver desequilibrios i.e. muitos nutrientes exceto um ou dois, as plantas terão que ajustar o seu metabolismo pela lei dos minimos logo vão sobrar nutrientes para as algas (vai ler o método EI). As algas, vistas como inferiores na espécie, aproveitam qualquer nutriente. As plantas precisam de um conjunto deles para realizar a fotosintese (e há quem defenda que, quando estão saudáveis, também produzem uma hormona ou enzima que inibe a progressão ou aparecimento de algas mas isso ainda não foi provadoi).

 

O que se sabe é que a luz, o CO2 e fosfatos desempenham um papel importante. Podes ter todos os nutrientes do mundo mas sem luz não há fotosintese.

 

Se inglês não for um bicho de sete cabeças para ti, procura pelos artigos e forums do Tom Barr a visão dele (e também a de muitos outros) sobre as algas. Há lá literatura que te vai ocupar meses a estudar mas resumidamente a teoria continua a ser "preocupa-te com as plantas. Quando elas estão bem, tudo está bem. Quando algo falta ou está mal, as algas aparecem).

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que o Tony disse é verdade.

 

Apenas um pormenor: para as algas, há sempre nutrientes suficientes quer fertilizes quer não. Mas as plantas precisam de muito mais e quando lhes falta 1, vão ter deficiências que as algas aproveitam em menos de nada.

 

Mas ainda mais importante que os nutrientes (este é fácil - é dar tudo por excesso) é o CO2. Sem carbono não há fotossíntese nem crescimento. O carbono é o esqueleto da planta. Quando aumentas a luz, aumentas o metabolismo das plantas e logo vais ter que injectar CO2 (o co2 produzido pelos peixes deixa de ser suficiente quando a luz aumenta). Da mesma forma, os consumos de nutrientes também aumentam.

 

Como tu agora tens praticamente 1w/L não tens hipótese. Tens que injectar CO2 e fazer fertilização adequada. Caso contrário só vais ter banho de algas...

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao CO2 confesso que sou completamente leigo, nunca injectei CO2 num aquário . E visto que o meu aquario e´de apenas 60L, tenho muitas duvidas quanto à quantidade de CO2 e como funcionar com elas, terei de me informar sobre isso.

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta que não vou criar um aquario plantado, mas vai ter bastantas plantas, será que a utilizaçao destas pastilhas de CO2 é suficiente em vez dos tão dispendiosos e complicados sistemas de CO2?

 

Pastilhas CO2 : http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/sistemas-co2/pastilhas-co2/sera-co2-tabs-plus.html

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais vale fazer caseiro (procura no fórum que há toneladas de material sobre isso).

 

O meu antigo aquário (também de 60L) não tinha Co2, tinha 48W de luz por 6 horas diárias e apenas anúbias e nunca desenvolveu muitas algas. Sim havia diátomos no início e depois tive algumas greenspot mas nada que a fauna não tratasse. Estou desconfiado que os meu ancistrus e otos comiam mais depressa qualquer alga em desenvolvimento do que elas conseguiam produzir. Houve uma altura que fiz CO2 caseiro (só para brincar e estudar como as coisas funcionavam) e as minhas anúbias transformaram-se em verdadeiras alfaces. São plantas que precisam poucos nutrientes então aproveitavam tudo o (pouco) que havia. Mas o Gustavo tem razão... demasiada luz e poucas plantas e é o fim do artista (dai eu só ligar 6 horas por dia). Há quem fizesse 8-10 e era alga por todo sitio.

 

Também é importante isolar o aquário da luz do sol. Um raio de luz e saltam algas por todo o lado. É por alguma razão que os reservatórios de água são todos opacos... senão era verdete em dias.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu cheguei a ter mais do que um ancistrus a ver se me comiam as algas castanhas e realmente comiam...mas morriam sempre, mas nunca cheguei a perceber se era por serem algas castanhas que eles morriam.

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou aproveitar este topico para partilhar o meu problema.. Não levem a mal..

 

Eu tenho um aquário de 35 litros, e tenho duas plantas normais (uma acho que é uma anubia, a outra ainda nao sei).

Elas desenvolvem-se bem, sempre folhas novas.. tenho luz cerca de 8 horas por dia, e o local onde está, apanha a claridade do sol, nao sendo este intenso..

E recentemente apareceu "verdete" no vidro...

 

estava a pensar clocar CO2 caseiro.. mas se assim for, vou ficar (como disse o Tony) com alfaces dentro do aquário... se calhar reduzir a luz é a melhor solução correcto?

 

 

 

Outro problema de iluminação a mais é a falta de oxigênio... Com base na ignorância, no inicio deixava a luz ligada de noite e apagada de dia... ou seja, as plantas não respiravam.. começaram aficar escuras, e a água com "espuma"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Pedrokas88

 

Ancistrus a morrerem? Epa, Otos compreendo (também tive alguns exemplares que morreram) que dificilmente se reproduzem em aquário e por isso é economicamente mais vantajoso serem apanhados com produtos químicos no seu habitat natural. Escusado dizer que a maioria acaba por morrer passados uns meses devido a danos nos órgãos MAS ancistrus? É um peixe muito resistente com capacidade processar ar atmosférico através dos intestinos. Se eles morreram algo estava muito mal e não são algas...

 

@CMOA

Se o verdete no vidro for muito difícil de tirar (tipo só esfregando muito ou com lâmina) pode ser green spot. Quanto às "alfaces". Epa, elas não se transformam da noite para o dia. Lançam é uma nova folha a cada 2 dias. É algo controlável desde que, de vez em quando, separes, pelo rizoma, uma parte da anúbia. Podes oferecer ou replantar. No entanto, não acho que CO2 seja solução.... pelo menos para 2 plantas apenas. Reduzindo o ciclo de luz (6 em vez de 8 horas) e tentando afastar o aquário da incidência do sol (nem que metas uma cartolina à frente) deves resolver o problema em algumas semanas. Não sei em relação à outra planta mas a anúbia não precisa de nutrientes extra. É uma planta que precisa de muitos poucos cuidados.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, parece-me ser isto mesmo...

 

Vou reduzir à luz... talvez 6 horas por dia...

So mais uma duvida.. o uso de fertilizante liquido pode originar o aparecimento de algas? isto é, uma vez que estas plantas nao precisam quase de nutrientes, ao colocar lá mais nutrientes, faz com que apareçam algas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, excesso de nutrientes por si só não mas associado a muita luz e plantas de metabolismo lento, é um convite para elas. É a tal teoria de serem as plantas a controlar o esquema. Se tiveres plantas "famintas" elas controlam o ambiente e não há algas. Quando as plantas não processam quase nada e não influenciam o ambiente... algas vão aparecer.

 

As greenspot têm uma particularidade ao contrário das outras algas... não se dão nada bem com fosfatos i.e. quando não há fosfatos na água (pelo consumo das plantas) as greenspot aparecem. Quando aparecem fosfatos, as greenspot morrem todas. Agora não posso é dizer-te para introduzires fosfatos no aquário que muito provavelmente vai te fazer despoletar uma grande série de outras algas mas que as greenspot morrem, lá isso morrem.

 

Lembro-me de um tópico do tal Tom Barr em que se falou de uma pessoa que tinha um aquário com nutrientes desequilibrados (entre eles fosfatos) e teve uma série de ataques de algas diferentes. Quando os fosfatos desapareceram, as algas morreram todas mas apareceu a greenspot. Depois o nível de fosfatos aumentou um bocadinho de nada e a greenspot morreu mas as outras não voltaram a aparecer.

 

Com duas plantas eu não me preocupava mas também não metia fertilizante liquido. Deves estar a colocar 500x mais nutrientes do que aquelas duas plantas precisam. Alguma coisa vai aproveitar esses nutrientes de certeza....

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So tenho aprendido neste forum :)

 

Obrigado Tony...

 

Realmente, a ignorância é algo muito mau...

 

Comprei o fertilizante porque as plantas estavam a ficar escuras e eu tinha medo que elas nao tivessem "alimento" suficiente.. Problema: falta de fosfato na água devido às quase nulas TAP's que realizava..

Resultado, não ha fosfato, as plantas ficam escuras e aparecem as nossas amigas algas (GreenSpot)...

A minha solução: meter fertilizante e dar mais luz. (ERRADO)

Solução correta, fazer exatamente o contrário... Menos luz, nada de fertilizante, TAP's frequentes. Com isto o fosfato deve subir e acabar com o GreenSpot. Caso apareçam outras algas, compro mais uma plantinha para equilibrar o fosfato.

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda :)

 

Abraços

CMOA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Solução correta, fazer exatamente o contrário... Menos luz, nada de fertilizante, TAP's frequentes. Com isto o fosfato deve subir e acabar com o GreenSpot. Caso apareçam outras algas, compro mais uma plantinha para equilibrar o fosfato.

 

O fosfato não vai aumentar se parares de fertilizar e fizeres TPAs a não ser que a água da rede tenha fosfatos (o que não seria muito bom).

 

Acho que deves fertilizar com um fertilizante completo (NPK e micros) uma vez por semana. Metade da dose recomendada deve ser suficiente uma vez que apenas tens 2 plantas. Quanto à luz tudo bem, podes reduzir.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois. Ia agora perguntar se a água da rede dele tinha fosfatos...

 

O ideal é como GM está a dizer... trata bem das plantas que o resto há de ir ao lugar. O único problema que vejo é serem poucas plantas.

 

Isto é um tema muito complicado. Não há formulas mágicas onde possas dizer: da 3 gotas disto, 2 gotas daquilo e a greenspot tá morta e o resto fica bem... ao matares um tipo de alga (via aumento de fosfatos) podes estar a criar condições para outros monstros bem piores.

 

Basta aumentares um pouco a comida para os peixes que os fosfatos começam logo a subir via decomposição da comida em excesso.

 

Abraços

 

Tony

 

Ps - não te esqueças que qualquer alteração vai levar dias/semanas a ter resultados visíveis. Não é uma mudança de atitude que vai mudar a situação do aquário da noite para o dia

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok...

 

Acho que aprendi.. Vou acabar este tratamento dos fungos, e dar atenção as plantas...

 

Vou começar por comprar um filtro melhor... Vai ser bom para o aquário.. E com calma vou ver os resultados

 

Mais uma vez, obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boas pegando novamente neste topico que abri a uns tempos,

 

Tenho o aquario montado a quase 3 meses e continuo com um grave problema de algas castanhas nos vidros do aquario, fundo e nas plantas e nao consigo livrar-me delas. Já notei que ao fim de uma semana e tal sem fazer TAP ou repor a agua que evaporou, estas algas vao diminuindo, mas assim que faço um TPA ha um boom enorme destas algas.

 

Eu vivo na Madeira, serão elevados valores de silicatos na agua de rede?

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.