Filtro Externo Aquário 60L


Recommended Posts

boas,

 

no meu aqua de 60l tenho um eheim ecco pro 200, tem 2litros d matérias faz 600l/h e consome apenas 5W,

 

comprei em 2ª mão á um ano e numca me deu problemas, faz longos periodos sem manutenção 2 ou 2,5 messes e apenas por descarte de consciênçia, apenas é necesário ter mais atenção ás mangueiras que teem tendênçia a acomular residuos reduzindo o caudal, situação que resolvi mudando metade do substrat pro que vem com o filtro por sera siporax

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um eheim ecco pro 130. Dá e sobra. Se fosse hoje, tinha comprado o ecco Pro 200 a pensar em voos maiores mas enfim :)

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estava pensando seriamente comprar EHEIM ECCO PRO 130. Mas segundo sei, não possui o botão de purgar o filtro. Eu nem sei do que se tratar purgar o filtro, visto que até agora sempre usei filtros internos, mas pelo que já li acaba por ser um inconveniente.

 

Alguém sabe me dizer o que é purgar o filtro, e se é má ideia comprar este, visto que nao possui esse botão?

 

Abraço

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estava pensando seriamente comprar EHEIM ECCO PRO 130. Mas segundo sei, não possui o botão de purgar o filtro. Eu nem sei do que se tratar purgar o filtro, visto que até agora sempre usei filtros internos, mas pelo que já li acaba por ser um inconveniente.

 

Alguém sabe me dizer o que é purgar o filtro, e se é má ideia comprar este, visto que nao possui esse botão?

 

Abraço

 

No caso do Eiheim tens que chupar no tubo de saída de agua para o aquario, o que pode acontecer e beberes um gole de agua do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso do Eiheim tens que chupar no tubo de saída de agua para o aquario, o que pode acontecer e beberes um gole de agua do aquario.

 

Pois... vê se que não tens um ecco pro 130...

 

@Pedrokas88

 

O ecco pro 130 (que, por acaso também tenho) não necessita nada de andar a "chupar" ou outras coisas. O sistema é muito simples.

 

1. Colocas a cabeça do filtro no sítio (com as torneiras fechadas)

2. abres a torneira da entrada e de saida (a agua vai entrar no filtro sozinha)

3. quando o filtro estiver cheio, ligas o filtro e levantas o arco (a pega) do filtro que ele vai sozinho purgar o restante ar que ainda há e iniciar a filtragem.

 

Nada de sujidade, nada de carregar em botões. A pega é o equivalente ao botão de "arranque" de filtros de outras marcas. A pega força a descida da cabeça e cria o vácuo necessário para ferrar o filtro. No inicio pode parecer confuso mas aprendes num instante e não vais querer outra coisa.

 

Para limpar o filtro é também simples. Fechas a torneira de entrada, depois a de saída, desligas o filtro, empurras a pega para baixo que a cabeça levanta sozinha e pronto... limpas o que quiseres e depois o processo é como já expliquei.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tony, agradeço imenso o esclarecimento, fiquei 100% esclarecido, ainda não comprei o filtro mas estou decidido a faze-lo.

 

Já agora quais sao as materias filtrantes que aconselhas a usar?

 

Em relação às esponjas, existem mesmo esponjas a venda para substituir neste filtro quando for caso disso, ou tenho que comprar uma esponja qualquer e cortar ?

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Em relação às matérias filtrantes, o meu veio logo com uma caixa com dois filtros grossos (azuis) e 4 brancos (lã filtrante) e tambem uma caixa com bioballs ou como aquilo se chama. Seguindo o conselho de outros membros do fórum, comprei uma caixa de bioser (são uns tubinhos de cerâmica) que dizem que funcionam melhor do que as bioballs. Não me posso queixar, realmente funciona tudo muito bem.

 

Em relação às esponjas... Pois é assim. As azuis podes lavar e re-utilizar várias vezes pois a sua função é meramente mecânica (apanhar os pedaços maiores e às vezes ancistrus bebês, camarões e caracois). As cerâmicas só passas por água do aquário e já está. A lã filtrante é que vais ter que mudar. Aqui tens duas hipóteses. Compras o kit da Eheim (2616320 - uma esponja azul + 4 discos lã filtrante) que deve dar para pelo menos 8 meses e custa, dependendo do sítio entre 5,70€ e 9€ (também podes tentar reaproveitar o filtro azul mais vezes e nesse caso compras só o kit das lãs filtrantes (2616315 - 3 discos de lã) por volta de 6€).

 

A segunda hipótese (que eu também experimentei) é comprar lã filtrante qualquer e depois cortar no formato do disco. Funciona bem mas tenho a impressão que dura muito menos tempo ou seja, tens que fazer manutenções menos espaçadas.

 

Espero que isto ajude

 

Abraços

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.