Preparação para montagem: Octogonal 200L


cfnovais

Recommended Posts

Bom dia pessoal

Finalmente estou prestes a iniciar a montagem do meu "primeiro" aquário, após longos meses a visitar lojas e sites.

 

Tenho um Aquatlantide Grand Axiom 75. É um aquário octogonal que leva cerca de 200 litros reais. Veio acompanhado com um aquecedor de 300W, uma Biobox, uma calha Aquatlantis 2X18W T8 e um movel Aquatlantis.

 

Como pretendo ter algumas plantas, vou adicionar uma calha 2X24W T5 e comprar lâmpadas com diferentes espectros de luz (6500K, Grolux, 8000K e 1000K).

 

Como não gostei de ver o "bicharoco" da Biobox dentro do aquário, retirei-o com muita paciência e comprei um filtro externo Fluval 306 (fiz umas pequenas alterações no movel para o filtro caber lá dentro).

 

Na semana passada consegui encontrar um tronco (Red Moor Wood) com o formato que eu acho que melhor se enquadra com o aquário. Neste momento já o tenho de molho para ver se deixa de boiar. Deixo aqui uma foto do aquário e da posição em que irá estar o tronco.

 

OCTG200.jpg

 

Em relação à flora, apenas pretendo ter plantas de fácil manutenção. O fundo do aquário irá ser coberto com VALISNERIAS e na base do tronco vou prender um feto de java (MICROSORUM PTEROPUS NARROW). Em alguns ramos vou prender musgo (VESICULARIA DUBYANA) e ANUBIAS NANA. No areão perto da base do tronco pretendo colocar algumas CRYPTOCORYNE WENDTII GREEN.

 

Quanto ao substrato fértil tenho JBL AQUABASIS PLUS e para substrato inerte irei comprar areia de filtro de piscina.

 

Qualquer comentário/sugestão é sempre bem vindo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 108
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Vivas, bem vindo ao forum e à peixada ::D:

 

Acho que tens aí um aqua com muito potencial e esse tronco é brutal. Pelo que reparo tens feito um excelente trabalho de casa! A adição de luz e a substituição do filtro foram muito bem feitas. Uma vez que as plantas que pretendes são de baixa manutenção acho que o setup que tens serve perfeitamente.

 

Vou acompanhar para ver a evolução.

 

Que tipo de fauna estás a pensar ter?

 

Abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo :)

Ora ca temos mais um Homem do norte caragu.

Gostei bastante do teu aquario e digo-te ja que para quem esta a começar es um potencial aquarofilo. :)

Gostei da escolha do conjunto desde aquario,filtro,tronco,flora a escolha do areao etc...dentro do etc penso que nao mencionaste fauna. Ja tens ideias do que pretendes...? Partilha conosco . :)

Como o Manik disse e muito bem...vou acompanhar para ver a evoluçao.

 

Cump´s

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre tive uma grande paixão por aquários e como sabia que em Fevereiro deste ano ia ter finalmente o meu espaço para ter um aquário de jeito, andei desde Outubro a ler tudo o que encontrava sobre aquariofilia de modo a tentar cometer o menor número de erros e a visitar bastantes lojas e sites sempre à procura de produtos a bons preços de modo a que no final não viesse a gastar muito dinheiro.

 

Em relação à fauna andei algum tempo indeciso sobre o que iria por no aquário. Após ter comprado este aquário, a primeira ideia que veio à minha cabeça foram os Discus mas após alguma leitura cheguei à conclusão que o aquário não possui o melhor formato para essa espécie devido a não ser muito largo, pois tem apenas de largura 75 cm quando sei que o ideal deveria ser no mínimo 1,20 metros (além de me ter assustado um bocado com o preço deles).

 

Ou seja, em relação à fauna estou bastante inclinado para algo deste género:

  • Neons
  • Nariz de bêbado
  • Rasbora Arlequim
  • Corydoras
  • Colisas Lalia e Cobalto (pois no outro dia vi umas ao vivo e fiquei admirado com a sua beleza)
  • Caridinas Japónicas (pois também gostaria de ter uns invertebrados)

Penso que em termos de compatibilidade esta selecção não trará grandes problemas (se estiver enganado que me corrijam).

Qualquer sujestão é sempre bem vinda, pois o aquário a correr bem só será montado daqui a 2 semanas e como vai ciclar cerca de 3 a 4 semanas ainda possuo algum tempo para decidir a fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para colocar uma dúvida, após andar a ler sobre areia de filtro de piscina encontrei alguns comentários a dizer que este tipo de areia vendido no Leroy não é de muita confiança pois faz subir o PH.

Alguém sabe onde se possa comprar areia de filtro de piscina que não faça subir o PH?

Estou também aberto a outras sugestões para substrato inerte (desde que sejam monetariamente acessíveis)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para colocar uma dúvida, após andar a ler sobre areia de filtro de piscina encontrei alguns comentários a dizer que este tipo de areia vendido no Leroy não é de muita confiança pois faz subir o PH.

Alguém sabe onde se possa comprar areia de filtro de piscina que não faça subir o PH?

Estou também aberto a outras sugestões para substrato inerte (desde que sejam monetariamente acessíveis)

 

Era esse ponto que eu te queria alertar, tens de ver bem. Falar onde vais comprar, ver se podes levar para casa, testar e caso suba o pH poderes devolver a areia. Para realizar o teste é simples. Um pouco no copo, água até a cima, esperas 24h e medes o pH. Convém antes medires o pH da água da torneira para saberes que pH tem e saber se subiu ao fim de 24h.

 

Nem precisas de usar a areia toda para testar basta uma amostra

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto mais pesquisei sobre o assunto, com mais dúvidas fiquei à cerca da utilização desse tipo de areia. Não só por correr o risco de não ser inerte, como também me pareceu que em termos de manutenção/limpeza dará mais trabalho.

 

Já ando a pesquisar alternativas mas para já ainda não tenho nenhuma em mente. :?:

Editado por cfnovais
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje finalmente decidi que o substrato inerte será JBL Manado.

Em princípio tudo o que tenho encomendado deverá chegar até sexta feira por isso tenho esperança de neste fim de semana conseguir montar o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma dúvida, agora em relação ao filtro ;) :

Ontem já dei uma lavadela às esponjas e às cerâmicas tal como dizia nas intruções.

O filtro trazia dois sacos com carvão, que eu não tinha intenção de usar, pois pelo que li retira as "coisas" más e boas da água.

A minha dúvida é a seguinte, devo colocar os sacos de carvão pelo menos no ínicio da montagem para retirarem o excesso de nutrientes de modo a não correr o risco do aparecimento de algas ou não vale a pena?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao JBL Manano tenho ele a uso com o Aqua Basic Plus e a unica coisa a apontar é que é leve, mas com o tempo vai compactando...

 

Esse realmente foi o ponto menos positivo que encontrei acerca desse substrato. Li pessoas que se queixaram no inicio da montagem dos peixes de fundo conseguirem por as plantas todas a boiar, por isso vou deixar a introdução das corydoras para o fim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um bocadinho mais trabalhoso fixar as plantas, mas a partir do momento em que elas enraízam as corys não lhe causam danos, basta umas semaninhas e está pronto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal nem todas as encomendas chegaram na passada sexta feira, mas já deu para adiantar bastante o aquário durante o dia de hoje.

alta-me algumas pedras decorativas, algumas plantas e o upgrade à iluminação.

Fiquei foi um bocado desiludido com o filtro Fluval, pois do que tinha lido, tinha a ideia que era praticamente silencioso! Na prática faz um barulho de fundo que torna-se um bocado incomodativo. Andei a pesquisar e apanhei mais pessoas a queixarem-se do mesmo, mas depois diziam que após uma a duas semanas de funcionamento continuo o barulho desaparecia! Alguém confirma isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um fluval 104 (quando o arranjei já tinha uso), mas eu diria que é extremamente silêncioso, faz mais barulho as bolhinhas do difusor de co2...

 

Talvez seja verdade e o barulho reduza com o uso. Posso dizer que tenho um filtro de cascata no meu nano que quanto mais tempo tem de uso menos barulho faz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois bem, vou deixar aqui uma foto do estado actual do aquário.

Neste momento ainda se encontra algo despido, pois ainda me faltam algumas plantas e Pedras yamaya da ADA. As valisnérias chegaram em mau estado, vamos lá ver se com o tempo melhoram. Em relação ao substrato tentei fazer com que ficasse mais alto atrás e mais baixo à frente mas ainda precisa de levar uns retoques.

zz.jpg

 

O zumbido de fundo que o filtro faz é que me tira do sério. :2gunfire:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O zumbido do filtro nao sera ar por ter sido mal ferrado?

 

Todos os filtros externos modernos e suposto serem bastante silenciosos.

 

Eu ainda não descartei essa hipótese mas também já não sei o que mais possa fazer para retirar ar.

Eu fiz tal e qual como diz no manual, ou seja, depois de o montar todo, utilizei o sistema de purga manual até de deixar de saírem bolhas de ar pelo tubo.

Também já lhe dei umas abanadelas (sempre que o abano saiem umas micro bolhas), já o desmontei e dei uma vista de olhos ao veio e tudo pareceu ok.

Das soluções que li, a única que ainda não utilizei foi a de lubrificar o veio.

 

 

 

Concordo, muito potencial. O tronco é bonito. Encher de plantas agora para ficar ainda mais bonito

 

Obrigada! Espero que no decorrer desta semana já fique bem mais composto com a chegada do resto das plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for ar nao ha crise, o barulho vai diminuir com o tempo.

Se aumentar em alguns dias entao, e defeito do filtro.

 

Eu vou esperar até ao próximo fim de semana para ver a evolução do ruído. Espero mesmo que diminua, se não diminuir, não sei aonde me dirigir, pois comprei o filtro há cerca de mês e meio numa loja online espanhola. Vou ter que dar uma pesquisa a ver se descubro algum representante aqui no Norte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.