cfnovais

Membro
  • #Conteúdo

    60
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por cfnovais

  1. https://photos.app.goo.gl/ye4mF8wvTIdWqLoZ2 https://photos.app.goo.gl/FNqxalY7tv1wbagL2
  2. Boas, após cerca de 4 anos em que a atenção ao aquário não foi a mais indicada quer por motivos pessoais quer profissionais, venho apresentar o ponto de situação actual. Tive dificuldades em manter as plantas do fundo sendo obrigado a adicionar uma pequena calha no fundo do aquário. Mesmo falhando o tempo de algumas tpa o aquário apenas ganhava algas nos vidros e nas folhas mais velhas da frente do aquário. Em termos de peixes ainda tenho os escalares e o peixe lapa do início da montagem! Deixo agora o setup e fotos: Setup: 1 - Nome: Octagonal 2 - Data de montagem: Março 2012 3 - Dimensões do aquário Volume util: 200l 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro: Fluval 306 4.2 - Termostato: 300 W 4.3 - Iluminação: calha 2x18W T8 calha 2x25W T5 calha 8W T5 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil: JBL Aquabasis Plus 5.2 - Substrato inerte: JBL Manado 5.3 - Decorações: Pedras Yamaha ADA e Vulcânicas Tronco Red Moor Wood 6 - Fertilização Seachem Flourish - 2ml 2x semana Mistura de sais de Macros - 2x semana 7 - Fauna 7.1 - Escalares 7.2 - Corys Albinas 7.3 - Ancistru 7.4 - Beaufortia leveretti 7.5 - Otocinclus 7.6 - Mollys 8 - Plantas 8.1 - VALISNERIAS 8.2 - CRYPTOCORYNE WENDTII GREEN 8.3 - MICROSORUM PTEROPUS NARROW 8.4 - VESICULARIA DUBYANA
  3. Ok, obrigada pela resposta. É que não considero o barulho que o filtro faz nada normal, pois mesmo quando fecho a porta do móvel onde o filtro está e desligo o som ao televisor fica-se a ouvir o zumbido de fundo.
  4. Boas Quando iniciei a montagem do meu aquário optei por comprar o filtro externo fluval 306, pois através da leitura de várias reviews parecia ser um excelente filtro e bastante silencioso. Desde o primeiro momento que liguei o filtro, fiquei logo desanimado pois faz muito mais barulho do que estava à espera. Na altura voltei a desmonta-lo e a confirmar se estava tudo bem montado. Disseram-me para lhe dar algumas semanas de funcionamento o que poderia fazer com que o barulho diminuísse. Passadas algumas semanas a diferença era praticamente insignificante. Já tenho o filtro a funcionar à cerca de 9 meses (limpo de 2 em 2 meses) e o barulho mantem-se igual. Em termos de filtragem não tenho nada a apontar pois o aquário tem sempre a água bastante cristalina. Como o filtro está bem ferrado e montado desconfio que o problema seja do rotor, por isso pergunto se alguém sabe onde posso ter algum tipo de apoio técnico da parte da Hagen no norte de Portugal. O filtro ainda está dentro da garantia mas foi comprado numa loja on-line espanhola.
  5. Após algum tempo trago notícias e infelizmente não são muito boas. Tenho algumas plantas com algas filamentosas e a semana passada começaram-me a aparecer BGA no areão (principalmente na parte da frente). Já sifonei 2 vezes o fundo mas passado 3 dias as BGA voltam a aparecer. Sei que uma das causas para o seu aparecimento é o baixo nível de nitratos. Sempre que faço medições de nitratos obtenho valores muito próximos de zero, por isso possívelmente terei que começar a fertilizar com N. Posso dizer que pelo menos para já ainda só tenho pequenos focos de BGA mas antes que este problema piore estou a pensar fazer um apagão durante 3 dias para resolver a questão rapidamente. Gostaria de saber a opinião dos mais experientes, se acham que este apagão é a melhor solução?
  6. 4 meses é muito tempo! Qual é o tamanho do teu aquário (litros)?
  7. Não sei se foi de doença ou alguma coisa no aquário que não lhe caíu bem. O resto da faunda continua impecável, bastante vivaços e a alimentarem-se bem! Em relação às vallisnérias continuavam de dia para dia a piorar. Na 3ª feira resolvi puxa-las todas um bocadinho mais para fora do substrato e não sei se é impressão minha ou não, mas ontem já me pareciam um bocado mais espevitadas!
  8. Venderam-me como ancistro e segundo a reputação da loja onde o comprei, não tenho motivos para duvidar. As pastilhas que dou são da Hagen Nutrafin para peixes de fundo. Só mesmo nesta semana é que ele nem se mexia para ir ter com as pastilhas!
  9. Em relação à iluminação não tens muito espaço diponivel. Como o teu áqua tem muitas semelhanças com o meu, para te poupar bastante tempo vou-te dizer as soluções que na altura encontrei através de muita pesquisa: Transformação De Calha T8 Em Pll - Esta solução muito bem apresentada no tópico, tem a vantagem de aproveitares a calha original e aumentares bastante os watts, dá é algum trabalho a fazer a transformação e tem o inconveniente dos casquilhos PLL não serem estanques. Como queres o aquário de água quente, posso-te dizer que essa tampa vai ganhar muita condensação. Transformares a calha T8 para T5 L8 - Creio que basta trocares o balastro e poderás colocar uma lâmpada T5 L8, em vez dos 18W ficarás com 28W (o que também não é nada de especial). Comprares uma calha T5 estanque - Esta foi a solução que adoptei no meu áqua. Fiquei com a calha original mais a nova calha T5 (podes ver na foto abaixo o modo como ficaram as 2 calhas). No teu caso não tens espaço para as duas mas creio que se retirares a original ficas com espaço suficiente para a calha T5 2X24 W.
  10. Falta aí uma foto da parte superior com a calha! Quanto ao composto castanho, pela imagem parece-me que são cerâmicas!
  11. Ontem, infelizmente tive a minha 1ª baixa. O ancistru apareceu morto Eu já tinha reparado que esta semana ele não andava grande coisa, acho que devia estar com obstipação, pois andava com o fio de "caca" agarrado a ele e não ligava nada às pastilhas de peixes de fundo que eu colocava. Em relação aos parametros da àgua encontram-se todos normais! Não sei o que possa ter sido!
  12. Ainda não percebi se já compras-te ou não esse aquário. Mas se já o tens na tua mão tira uma foto à parte superior para mostrar a calha existente e o espaço que tem disponível.
  13. Esse aquário é muito semelhante ao meu (a diferença é que o meu faz um octagono completo e não apenas metade). Em relação ao filtro, devido ao que na altura li, optei por retirar a biobox. Sei que tive que gastar mais algum no filtro externo mas pelo menos a água tem estado sempre bastante cristalina. Aconselho-te é a decidir se a retiras ou não, antes de encher o aquário porque se vazio já deu algum trabalho, então cheio nem quero imaginar. Caso optes pelo filtro externo, supondo que o móvel também seja semalhante ao meu, irás ter que colocar a prateleira do meio uns cm mais abaixo para o filtro caber. Quanto à lâmpada o meu trazia 2x18W T8 numa calha que roda sobre um pino. Pelo que entendi esse só traz 1X18W T8. Andei bastante tempo a queimar neurónios, a pensar como podia melhorar a iluminação e no final optei por adicionar à calha existente uma calha estanque T5 2x24W. Também cheguei a pensar em alterar a calha de T8 para T5 L8, que são lâmpadas T5 com o mesmo comprimento das T8, e em vez dos 18W têm 28W (implica mudança de balastros). Desejo-te boa sorte Cumps
  14. Não tens que pedir, também não fazia a mínima ideia desse tipo de comportamento do serpae. Estamos sempre a aprender! Ainda bem que trouxe as rasboras em vez desses tetras
  15. Cheguei a pensar apenas na zona à volta do tronco, mas desisti pois acho que ia ter que possuir melhor iluminação e CO2 para ter um tapete minímamente decente. Obrigada. .png' alt=':biggn:'> Só tenho pena de não ter as vallisnérias a crescer de modo a cobrirem o fundo do áqua.
  16. Hoje consegui ver um red grávido: Também já substitui a lâmpada que estava fundida e deixo aqui uma foto geral do áqua ( dá para ver as rasboras a nadar em cardume)
  17. Obrigada Paul! Ontem quando fui comprar as rasboras também tinham lá o Tetra serpae. Mas como em termos de tons achei-os semelhante às rasboras e tmabém não tinha grande conhecimento sobre a espécie optei pelas rasboras pois em princípio sabia que iriam nadar em cardume. Manik48, em relação aos ramirezis também estive a olhar para eles, mas sinceramente não me atrairam muito em termos de aspecto. Achei-os em termos de cores algo mortiços além de me parecerem algo tímidos. As colisas é que me chamaram bastante à atenção! Em relação às vallisnérias as coisas não estão fáceis pois de dia para dia parece que estão a murchar aos pouquinhos. Mesmo os runners que apareceram pararam de crescer!
  18. Tenho então que fazer uma pesquisa mais promenorizada sobre os ramirezi. Entretanto ontem adicionei 10 Rasboras Arlequim. Estes sim, vieram finalmente dar alguma vida ao aquário pois andam sempre em cardume no meio/topo e não se escondem quando alguém se aproxima. Aliás até acho que deram um pouco de "coragem" aos neons pois estes, quando coloquei as rasboras juntaram-se a eles por uns minutos e agora não se escondem tanto!
  19. Mas essas espécies ficam-se mais pelo fundo do aquário não é? É que precisava de uma espécie que ocupa-se mais o topo dele!
  20. Só para confirmar, ciclideos anões são apistogramas e ramirezis certo?
  21. Eu acho que o áqua está a precisar de uns peixes com um "bom" tamanho. Estou sériamente a pensar em Escalares, o problema é já ter neons e camarões, embora em relação aos neons, a maior parte das experiênias que li relatam que se os escalares forem inseridos no áqua enquanto são pequenos, habituam-se aos neons e não haverá problemas. Agora os camarões tenho receio que se tornem em comida viva!
  22. Como queriam fotos, aqui vão algumas do estado actual do aquário: Neste momento a fauna que tenho é a seguinte: 10 tetra neons - Andam sempre em cardume, mas quando entro na sala eles escondem-se logo no meio das plantas. Apenas têm coragem para nadar na frente do áqua quando meto comida ou quando não estou perto dele. Fica aqui uma foto deles meio escondidos nas plantas atrás do tronco 12 red cherrys - também raramente os vejo. Tenho alturas em que até penso que se calhar morreram todos, mas de vez enquando lá vejo um a passear pelo aquário. Pareceu-me é já ter 2 fêmeas grávidas! 4 caridinas japonicas - Andam sempre de um lado para o outro do tronco. Têm crescido imenso. 5 corydoras panda - Andam quase sempre as 5 juntas. São muito divertidas de se ver. 2 Beaufortia leveretti - Nos primeiros dias andaram sempre coladas aos vidros, mas agora só as vejo coladas ao tronco 1 ancistru - Ainda está apenas com cerca de 3 cm. Quanto a problemas: Continuo a ganhar o algodão no tronco e no musgo. Uma lâmpada T5 fundiu e ainda não a substitui, pois nenhuma loja das que fui tinha T5 24W à venda! As valisnérias não estão a crescer. E eu a pensar que o fundo ia ficar rápidamente coberto por elas! O aquário parece que está sem peixes, pois os neons escondem-se, os reds raramente aparecem, as caridinas são transparentes, o ancistru e as beaufortia ficam camuflados no tronco. Ou seja quando alguém se aproxima do aquário, o único peixe que vê são as corys a passear no fundo. Tenho que pensar quais os próximos peixes a inserir para darem mais vida ao aquário!
  23. Ontem já tinha farlowela, mas resolvi ficar apenas com as 2 Beaufortia leveretti a fazer de "limpa vidros"
  24. No inicio da semana dei um salto à loja mania dos peixes na tentativa de comprar ancistrus e farlowellas. Quando lá cheguei, devido a ter sido alturas de feriados, não havia lá disponível nem ancistrus nem farlowellas. Acabei apenas por comprar 2 exemplares de uma espécie que nunca tinha ouvido falar: Beaufortia leveretti. Ontem dei lá outro salto e já finaizei a minha equipa de limpeza pois comprei mais: 5 corydoras panda 1 ancistru sp (não me perguntem que L é pois já tentei mas não percebo nada disso)