cfnovais

Membro
  • #Conteúdo

    60
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Gondomar (Porto)
  • Localização
    Rio Tinto

cfnovais's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. https://photos.app.goo.gl/ye4mF8wvTIdWqLoZ2 https://photos.app.goo.gl/FNqxalY7tv1wbagL2
  2. Boas, após cerca de 4 anos em que a atenção ao aquário não foi a mais indicada quer por motivos pessoais quer profissionais, venho apresentar o ponto de situação actual. Tive dificuldades em manter as plantas do fundo sendo obrigado a adicionar uma pequena calha no fundo do aquário. Mesmo falhando o tempo de algumas tpa o aquário apenas ganhava algas nos vidros e nas folhas mais velhas da frente do aquário. Em termos de peixes ainda tenho os escalares e o peixe lapa do início da montagem! Deixo agora o setup e fotos: Setup: 1 - Nome: Octagonal 2 - Data de montagem: Março 2012 3 - Dimensões do aquário Volume util: 200l 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro: Fluval 306 4.2 - Termostato: 300 W 4.3 - Iluminação: calha 2x18W T8 calha 2x25W T5 calha 8W T5 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil: JBL Aquabasis Plus 5.2 - Substrato inerte: JBL Manado 5.3 - Decorações: Pedras Yamaha ADA e Vulcânicas Tronco Red Moor Wood 6 - Fertilização Seachem Flourish - 2ml 2x semana Mistura de sais de Macros - 2x semana 7 - Fauna 7.1 - Escalares 7.2 - Corys Albinas 7.3 - Ancistru 7.4 - Beaufortia leveretti 7.5 - Otocinclus 7.6 - Mollys 8 - Plantas 8.1 - VALISNERIAS 8.2 - CRYPTOCORYNE WENDTII GREEN 8.3 - MICROSORUM PTEROPUS NARROW 8.4 - VESICULARIA DUBYANA
  3. Ok, obrigada pela resposta. É que não considero o barulho que o filtro faz nada normal, pois mesmo quando fecho a porta do móvel onde o filtro está e desligo o som ao televisor fica-se a ouvir o zumbido de fundo.
  4. Boas Quando iniciei a montagem do meu aquário optei por comprar o filtro externo fluval 306, pois através da leitura de várias reviews parecia ser um excelente filtro e bastante silencioso. Desde o primeiro momento que liguei o filtro, fiquei logo desanimado pois faz muito mais barulho do que estava à espera. Na altura voltei a desmonta-lo e a confirmar se estava tudo bem montado. Disseram-me para lhe dar algumas semanas de funcionamento o que poderia fazer com que o barulho diminuísse. Passadas algumas semanas a diferença era praticamente insignificante. Já tenho o filtro a funcionar à cerca de 9 meses (limpo de 2 em 2 meses) e o barulho mantem-se igual. Em termos de filtragem não tenho nada a apontar pois o aquário tem sempre a água bastante cristalina. Como o filtro está bem ferrado e montado desconfio que o problema seja do rotor, por isso pergunto se alguém sabe onde posso ter algum tipo de apoio técnico da parte da Hagen no norte de Portugal. O filtro ainda está dentro da garantia mas foi comprado numa loja on-line espanhola.
  5. Após algum tempo trago notícias e infelizmente não são muito boas. Tenho algumas plantas com algas filamentosas e a semana passada começaram-me a aparecer BGA no areão (principalmente na parte da frente). Já sifonei 2 vezes o fundo mas passado 3 dias as BGA voltam a aparecer. Sei que uma das causas para o seu aparecimento é o baixo nível de nitratos. Sempre que faço medições de nitratos obtenho valores muito próximos de zero, por isso possívelmente terei que começar a fertilizar com N. Posso dizer que pelo menos para já ainda só tenho pequenos focos de BGA mas antes que este problema piore estou a pensar fazer um apagão durante 3 dias para resolver a questão rapidamente. Gostaria de saber a opinião dos mais experientes, se acham que este apagão é a melhor solução?
  6. 4 meses é muito tempo! Qual é o tamanho do teu aquário (litros)?
  7. Não sei se foi de doença ou alguma coisa no aquário que não lhe caíu bem. O resto da faunda continua impecável, bastante vivaços e a alimentarem-se bem! Em relação às vallisnérias continuavam de dia para dia a piorar. Na 3ª feira resolvi puxa-las todas um bocadinho mais para fora do substrato e não sei se é impressão minha ou não, mas ontem já me pareciam um bocado mais espevitadas!
  8. Venderam-me como ancistro e segundo a reputação da loja onde o comprei, não tenho motivos para duvidar. As pastilhas que dou são da Hagen Nutrafin para peixes de fundo. Só mesmo nesta semana é que ele nem se mexia para ir ter com as pastilhas!
  9. Em relação à iluminação não tens muito espaço diponivel. Como o teu áqua tem muitas semelhanças com o meu, para te poupar bastante tempo vou-te dizer as soluções que na altura encontrei através de muita pesquisa: Transformação De Calha T8 Em Pll - Esta solução muito bem apresentada no tópico, tem a vantagem de aproveitares a calha original e aumentares bastante os watts, dá é algum trabalho a fazer a transformação e tem o inconveniente dos casquilhos PLL não serem estanques. Como queres o aquário de água quente, posso-te dizer que essa tampa vai ganhar muita condensação. Transformares a calha T8 para T5 L8 - Creio que basta trocares o balastro e poderás colocar uma lâmpada T5 L8, em vez dos 18W ficarás com 28W (o que também não é nada de especial). Comprares uma calha T5 estanque - Esta foi a solução que adoptei no meu áqua. Fiquei com a calha original mais a nova calha T5 (podes ver na foto abaixo o modo como ficaram as 2 calhas). No teu caso não tens espaço para as duas mas creio que se retirares a original ficas com espaço suficiente para a calha T5 2X24 W.
  10. Falta aí uma foto da parte superior com a calha! Quanto ao composto castanho, pela imagem parece-me que são cerâmicas!
  11. Ontem, infelizmente tive a minha 1ª baixa. O ancistru apareceu morto Eu já tinha reparado que esta semana ele não andava grande coisa, acho que devia estar com obstipação, pois andava com o fio de "caca" agarrado a ele e não ligava nada às pastilhas de peixes de fundo que eu colocava. Em relação aos parametros da àgua encontram-se todos normais! Não sei o que possa ter sido!
  12. Ainda não percebi se já compras-te ou não esse aquário. Mas se já o tens na tua mão tira uma foto à parte superior para mostrar a calha existente e o espaço que tem disponível.
  13. Esse aquário é muito semelhante ao meu (a diferença é que o meu faz um octagono completo e não apenas metade). Em relação ao filtro, devido ao que na altura li, optei por retirar a biobox. Sei que tive que gastar mais algum no filtro externo mas pelo menos a água tem estado sempre bastante cristalina. Aconselho-te é a decidir se a retiras ou não, antes de encher o aquário porque se vazio já deu algum trabalho, então cheio nem quero imaginar. Caso optes pelo filtro externo, supondo que o móvel também seja semalhante ao meu, irás ter que colocar a prateleira do meio uns cm mais abaixo para o filtro caber. Quanto à lâmpada o meu trazia 2x18W T8 numa calha que roda sobre um pino. Pelo que entendi esse só traz 1X18W T8. Andei bastante tempo a queimar neurónios, a pensar como podia melhorar a iluminação e no final optei por adicionar à calha existente uma calha estanque T5 2x24W. Também cheguei a pensar em alterar a calha de T8 para T5 L8, que são lâmpadas T5 com o mesmo comprimento das T8, e em vez dos 18W têm 28W (implica mudança de balastros). Desejo-te boa sorte Cumps
  14. Não tens que pedir, também não fazia a mínima ideia desse tipo de comportamento do serpae. Estamos sempre a aprender! Ainda bem que trouxe as rasboras em vez desses tetras