Apisto 54 Plantado


Recommended Posts

Boa noite,

 

Bem.. depois de ter chegado de fazer ERASMUS decidi mudar a minha como encarava o hobby e portanto comecei por plantar o pequenito aqui de casa. Não fiz grande investimento, a crise não deoxa... por outro lado ajuda no processo criativo e no recorrer à secção dos DIY.

 

Setup:

 

Aqua: 60x30x30 [cm]

Iluminação: 2x21 [W] fluorescentes tubulares económicas 2500K --> brevemente: 2x26[W] 6000K

Substrato: JBL Aquabasis + Areia de Rio (Maxmat)

CO2: Mistura caseira com conta-bolhas (1bps)

Difusor CO2: DIY

pH: ~= 7

Filtragem: Filtro interno... Prestes a ser mudado por um externo DIY.

Fertilização: NPK (DIY) segundo: http://www.theplantedtank.co.uk/EI.htm + JBL Ferropol

 

Flora:

Cryptocoryne wendtii ‘Brown'

Hemianthus micranthemoides

Sagittaria Subulata

Alternanthera reineckii 'Pink' (roseafolia)

Vesicularia dubyana

Heteranthera zosterifolia

 

 

Fauna:

4 x Apistogramma Cacatuoides (variante veremelha)

 

Estes Apistos sáo todos irmãos e todos machos... Este aquário está em evolução e mais tarde mais cedo vou muito provavelmente à Aquaporto trocar por um casal de outra espécie de Apisto.

 

As fotos estão o melhor que consegui. A minha máquina fotográfica avariou e está na garantia.. estas fotos são de telemóvel:

 

panoramica.jpg

 

14032012510.jpg

 

14032012508.jpg

 

14032012518.jpg

Espero o crescimento destas HZ para tapar o difusor.

 

14032012515.jpg

 

Uma foto que eles deixaram tirar.

 

Um dos problemas com os quais tenho de lutar é arranjar locais de sombra e tranquilos, para que os Apistos possam-se reproduzir.

 

Aguardo comentários de todo o género e vou atualizando conforma as novidades.

 

Obrigado,

 

André Guimarães

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

ora portanto o aquário em si tem bastante potencial sem duvidas! agora 4 cacatuoides em 54l de agua ainda por cima tudo macho? não vão durar muito tempo, pelo menos os 4 lol nesse tamanho um casal e pouco mais amigo! mas força com o projecto e boa sorte na evolução do aquário! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

ora portanto o aquário em si tem bastante potencial sem duvidas! agora 4 cacatuoides em 54l de agua ainda por cima tudo macho? não vão durar muito tempo, pelo menos os 4 lol nesse tamanho um casal e pouco mais amigo! mas força com o projecto e boa sorte na evolução do aquário! ;)

 

Obrigado pelo rápido comentáio.

Pois está muito certo. Quanto a agressividade tenho a dizer que não há relatos de tal mas, como disse, não se tem 4 machos juntos num 54L. Isto cedo vai ser resolvido e a fauna vai levar a devida alteração.

 

O que fazer com as plantas para criar um espaço no centro do aqua com sombra?

 

Obrigado

 

André Guimarães

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que depois de mudares a iluminação e com o crescimento da flora ficas com um aquário bem engraçado. Suponho que queiras trocar 3 peixes, 2 por um casal e outro pela femea nao?

Gostaria de colocar duas perguntas: 1. Sou do Porto e começa a parecer-me criminoso não saber onde fica a Aquaporto. Podes dizer-me onde é exactamente? 2. Qual o link para o filtro externo DIY?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que depois de mudares a iluminação e com o crescimento da flora ficas com um aquário bem engraçado. Suponho que queiras trocar 3 peixes, 2 por um casal e outro pela femea nao?

Gostaria de colocar duas perguntas: 1. Sou do Porto e começa a parecer-me criminoso não saber onde fica a Aquaporto. Podes dizer-me onde é exactamente? 2. Qual o link para o filtro externo DIY?

 

Boas Tiago,

 

Quanto à Aquaporto está aqui um link onde encontras a morada: http://www.peixefaun...d-tail-cat-fish. É uma boa loja de aquariofilia onde os peixes são muito bem tratados e encontram-se exemplares de espécies raras, ou díficeis de encontrar.

 

Estás a dizer para ficar com um casal e mais uma fêmea? Estou a pensar apenas num casal.

 

O link para o filtro externo não te posso dar porque vou fazê-lo partindo da observação de vários exemplares. Mas muito provavelmente vou tirar fotos à construção e fazer um post na àrea do fórum respetiva!

 

--> Hoje chegaram novas plantas do membro whity. Desde já o meu muito obrigado pelo pack enorme que me arranjas-te e com sorte hoje coloco fotos das pequenas mudanças que então tiveram lugar.

Quero ainda agradecer aos mebros Janf, Ricardo.Fonseca e A.ferreira pelas plantas que me facultaram. Um grande abraço

 

Abraço

 

André Guimarães

Editado por Guimas

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos esclarecimentos. Tu disses-te que tinhas 4 machos mas que ias tentar trocar 2 por um casal de outra especie. O que eu quis dizer é que devias trocar 3 dos que tens, dois por um casal de outra especie como pretendes e o outro por uma femea do que ja tens pra nao ficares com 2 machos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos esclarecimentos. Tu disses-te que tinhas 4 machos mas que ias tentar trocar 2 por um casal de outra especie. O que eu quis dizer é que devias trocar 3 dos que tens, dois por um casal de outra especie como pretendes e o outro por uma femea do que ja tens pra nao ficares com 2 machos!

 

Eu só vou querer um único casal neste aquário. Penso poder tratar desta troca no fim-de-semana.

 

Abraço,

 

André Guimarães

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais algumas fotos com as atualizações.

 

O meu muito obrigado ao membro Jorge.A pelas plantas que hoje me arranjou!

 

Neste aquário foram introduzidas as seguintes:

 

- Staurogyne repens

- Ludwigia repens

 

 

DSC00346.jpg

 

DSC00350.jpg

 

DSC00354.jpg

 

As fotos para já são sempre a mesma porcaria.. A nível técnico ainda não houve atualizações

 

Obrigado

 

André Guimarães

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro André ia agora mesmo perguntar como ficaram as plantas... Mas, de repente, olhei para a tua assinatura...

A staurogyne ficou impecável! Essas tuas plantas têm carência de ferro, pelo menos parece-me. Corrige-me se estiver enganado.

Os fetos foram para onde? Eles ficavam bem amarrados a um tronco tapando esse filtro interno...

Tenho aqui uma planta que iria ficar muito bem nesse aquário... Quando tiver umas podas disponíveis arranjo-te! ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro André ia agora mesmo perguntar como ficaram as plantas... Mas, de repente, olhei para a tua assinatura...

A staurogyne ficou impecável! Essas tuas plantas têm carência de ferro, pelo menos parece-me. Corrige-me se estiver enganado.

Os fetos foram para onde? Eles ficavam bem amarrados a um tronco tapando esse filtro interno...

Tenho aqui uma planta que iria ficar muito bem nesse aquário... Quando tiver umas podas disponíveis arranjo-te! ;)

 

Abraço

 

Obrigado pelo comentário.

Quanto ao ferro eu também acho que sim. Porém neste aquário não é tão notório (apesar das fotos não ajudarem nada).

Que devo fazer em relação ao ferro? Assim a solução que olha mais de frente para a carteira? =)

 

Abraço

 

André Guimarães

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Isso está porreiro, só não gosto do difusor de CO2, devias arranjar um pequenino, tipo o que eu tenho no meu nano de camarões.

 

Custam à volta de 5 € e dá logo um aspecto mais "profissional" ao áqua.

 

Continua com o bom trabalho.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Isso está porreiro, só não gosto do difusor de CO2, devias arranjar um pequenino, tipo o que eu tenho no meu nano de camarões.

 

Custam à volta de 5 € e dá logo um aspecto mais "profissional" ao áqua.

 

Continua com o bom trabalho.

 

Abraço,

 

Obrigado pelo comentário.

 

Isto já está algo diferente agora mas enquanto não fizer a mudança nas lâmpadas não se nota grande coisa.

 

Quanto ao difusor, onde o compras-te? Se as HZ crescessem mais depressa eu tapa-lo-ia melhor, mas elas insistem em se alargar e não em crescer em altura. Alguém sabe o porquê?

 

Estou também com alguns problemas de algas filamentossas pretas, tipo esta:

staghorn1.jpg

 

Penso que é por causa da luz inapropriada que atrasa o crescimento das plantas e o consumo dos nutrientes. Porém, como tenciono adicionar a este aquário 3 Ottos, se calhar estes pequenos problemas (enquanto forem pequenos) serão facilmente resolvidos.

 

Quanto à fauna, o que pensam que devo fazer?

 

Trocar estes Apistos por um casal + 2/3 Ottos, ou os Ottos e Camarões...??

 

Abraço

Editado por Guimas

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

O difusor comprei na Ornimundo um da Boyu, comprei mais uns quantos aqui nos classificados do fórum.

 

Os ottos são óptimos, uns camarões Amano ainda era uma melhor escolha, ou ambos.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

O difusor comprei na Ornimundo um da Boyu, comprei mais uns quantos aqui nos classificados do fórum.

 

Os ottos são óptimos, uns camarões Amano ainda era uma melhor escolha, ou ambos.

 

Abraço,

 

Então a fauna ficaria uns Ottos e camarões Amano... e para ter peixes a passear pela coluna de àgua? Sugestões?

 

Obrigado por tudo :naughty:

 

Abraço

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais